Conteúdo oferecido por

Fundo multimercado campeão de desempenho reabre para captação

Com retorno duas vezes acima do CDI desde sua criação (30/11/2010), o Ibiuna Hedge STH se beneficia de boas teses macro e de estratégia global

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Na indústria de fundos de investimento, a máxima de que “rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura” é levada a sério e consta dos prospectos de divulgação dos produtos como um alerta ao investidor.  De fato, nada garante que o desempenho vá se repetir.

Por outro lado, também é verdade que olhar o histórico de retorno do produto traz indicativos importantes sobre a qualidade do gestor e das teses de investimentos escolhidas. O fundo Ibiuna Hedge STH, da Ibiuna Investimentos, é um bom exemplo desta teoria ao exibir retorno consistente ao longo de uma década.

O produto, que está aberto para receber novos recursos desde 11 de julho e tem previsão de fechar novamente em meados de agosto, exibe retornos superiores ao CDI dentro do período dos seus 10 anos de mercado. Até o dia 20/07, o fundo acumulava 245,44% de ganho, mais que o dobro do CDI na mesma base de comparação. Em 12 meses, o retorno é de 21,10%.

“Produtos que acumulam retornos consistentes no longo prazo, como o Ibiuna Hedge, costumam ter por traz uma equipe altamente qualificada e coesa, o que garante tomadas de decisões assertivas e que melhoram com o tempo”, comenta Davi Fontenele, da área de fundos da XP, acrescentando que o fato de o produto permanecer fechado para captação em vários momentos é um indicativo de qualidade.

“Acaba captando muitos recursos e para manter a boa gestão precisa limitar sua capacity, isto é normal. Neste momento está aberto mas não deve permanecer assim por muito tempo.”

O Ibiuna Hedge STH é um fundo multimercado com gestão macro que tem como principal diferencial operar ciclos de política monetária no Brasil e no mundo. O produto atua no mercado de juros, moedas, commodities e também garimpa oportunidades em renda variável.

Para implementar esta estratégia, o time de investimentos da Ibiuna, gestora com 12 anos de experiência, acompanha os fundamentos macroeconômicos de 30 países, com o objetivo de encontrar pontos de virada nos ciclos de política monetária.

“Todo caso de sucesso é uma junção de vários fatores que incluem a qualidade e longevidade da equipe cujo resultado são boas escolhas e retorno.”

Levantamento feito pela XP utilizando dados da Anbima também reforçam o bom desempenho do produto quando comparado com seus pares. Considerando a indústria dos multimercados – amostra dos fundos presentes no IHFA (índice de hedge funds da Anbima) com mais de 5 anos de histórico, o produto da Ibiuna se saiu bem em vários critérios.

Em retorno, o Ibiuna STH é o quarto de melhor desempenho em 5 anos e em 36 meses. Em risco x retorno, o fundo tem o segundo melhor índice de Sharpe em 5 anos e o melhor em 3 anos. Além das métricas de performance, a estratégia multimercado da Ibiuna está no grupo seleto de produtos com mais de R$ 20 bilhões de patrimônio líquido.

Invista nos melhores fundos com a ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP

Foram analisados 91 fundos do índice, excluindo alguns produtos de crédito privado e outros de renda variável que, pelos critérios de tributação, acabaram na lista.

Na visão do especialista em fundos da XP, Multimercados como o da Ibiuna seguem interessantes independentemente do cenário macroeconômico por terem liberdade e flexibilidade para navegar em diferentes cenários.

“Mesmo com a Selic em alta reforçando a Renda Fixa, tem vários exemplos de Multimercados que estão indo bem neste ano e outros nem tanto. Não são produtos que deveriam fazer marketing timing (compra na baixa e vende na alta), eles têm disponíveis outras estratégias para capturar ganhos”, explica Davi Fontenele.

Na visão do especialista, os Multimercados de melhor desempenho são os que capturam oportunidades em diferentes mercados, regiões e se beneficiando de boas análises que embasem o processo decisório.

O fundo Ibiuna Hedge STH, que fechará novamente para captação assim que atingir o objetivo dos gestores em termos de PL. possui objetivo de retorno de CDI+8% a CDI+10% ao ano no longo prazo com uma volatilidade esperada entre 8% e 10% ao ano.  Vale ressaltar que esses dados não são garantias de performance futura e rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

Veja características e mais informações sobre o produto.

Mais informação também no site da gestora.

PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO, É RECOMENDÁVEL A ANÁLISE DE, NO MÍNIMO, 12 (DOZE) MESES.  FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. INVESTIMENTOS NOS MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS ESTÃO SUJEITOS A RISCOS DE PERDA SUPERIOR AO VALOR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS. LEIA O PROSPECTO, O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.