XP Investimentos

Oferecido por
Conteúdo Patrocinado

Ex-alunos de MBA da Xpeed fundam Zeus Capital

Gestora que nasceu no centro de educação da XP prepara o lançamento do seu primeiro fundo, que prioriza ativos de crédito agrícola no portfólio

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O ato de investir conduz à expansão não só do patrimônio, como também do interesse por economia e finanças. E isso pode ficar tão sério a ponto de refletir em uma guinada na vida profissional. Essa é a história dos fundadores da gestora Zeus Capital, que se conheceram em 2019, durante o MBA Broker Global na Xpeed School, centro de educação da XP.

Embora a motivação para frequentar o curso fosse diferente – metade do grupo tinha a intenção de otimizar os próprios investimentos, enquanto a outra parte já pretendia estender essa consultoria para pessoas próximas, eles foram além. Juntos, enxergaram a demanda por gestão de patrimônio para além do eixo Rio-São Paulo e apostaram na ideia para concretizar o projeto.

A Zeus começou a operar em março, e já trabalha com diversas carteiras administradas. O primeiro fundo está em gestação, e irá priorizar no portfólio ativos de crédito agrícola. “A gente pretende adquirir cada vez mais títulos com lastro na produção rural, ou seja, nas safras”, diz Caio Vinícius Fernandes, que é engenheiro de formação e assume a gestão dos investimentos.

Nascido em Santa Catarina, ele se mudou ainda criança para Goiás, onde acompanha de perto a demanda dos fazendeiros por serviços financeiros. Essa foi uma das principais afinidades que Fernandes descobriu ter com o advogado Weliton da Silva Marques, colega de turma na Xpeed, e agora sócio responsável por risco e compliance.

“Esse fundo vai beneficiar os produtores rurais, pois opera com títulos que incentivam o aumento do fluxo de caixa nos negócios”, afirma Marques. “A maioria deles tem o patrimônio muito concentrado em imóveis, o que reflete na falta de liquidez”.

Diversificação e segurança

O terceiro sócio da Zeus é Roberto Lima Campos, carioca, que assume a análise dos ativos. Ele destaca que um dos objetivos principais da gestora é levar educação financeira para os agentes do campo.

“Tem muitos produtores rurais que, embora vivam da venda de commodities, não conhecem mecanismos básicos de proteção como o head”, diz ele, que é contador de formação e foi convidado pela  Xpeed para dar aulas de tributação nos MBAs.

Para completar o time da gestora, a baiana Juliana Barreto veio de uma turma diferente da Xpeed – ela cursou MBA Private Banking. A união com os meninos do ‘Broker’ se deu não só pela paixão por investimentos, mas por sua vontade de empreender nesse segmento. “Ela nos trouxe toda a experiência de quem promoveu a abertura de um Clube de Investimentos”, conta Campos. “Isso foi bem importante para a organização no caminho para nos tornar empresa”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os investidores e futuros cotistas do fundo da Zeus – adquirir cotas do veículo pode ser uma alternativa para quem busca diversificar a carteira com o intuito de se proteger da volatilidade neste momento de incerteza política e econômica no País. “O agro é, historicamente, um dos setores mais resilientes às crises”, diz Fernandes.

Sucessão patrimonial no radar

Hoje localizada no Rio de Janeiro, a Zeus deve mudar até o fim do ano a sua sede para Goiás. Outra frente de atuação do grupo é apresentar aos investidores opções para blindagem e sucessão patrimonial com o apoio da XP Wealth Services. “O nosso maior objetivo é agregar segurança ao patrimônio dos nossos clientes. Por isso, priorizamos ativos com baixa volatilidade e abordamos sempre esse tema de gestão patrimonial no longo prazo”, diz Fernandes.

Marques resume em uma frase – e com humor – o objetivo da Zeus, que já está com o site no ar. “Queremos traduzir a linguagem dos ‘Faria Limers’ para o agro”.  A jornada de criação da Zeus é uma conquista para os quatro sócios. “Quando você acredita e tem as pessoas certas ao lado, é possível sempre fazer as coisas acontecer”, afirma. “Agora vamos trabalhar duro para concretizar os nossos objetivos”, conclui Campos.

A Xpeed, centro da educação da XP, oferece cursos de educação financeira básica até MBA com foco em  assuntos específicos do mercado.