AO VIVO Por Dentro dos Resultados: CEO e principais executivos da Unidas detalham os resultados da locadora de carros

Por Dentro dos Resultados: CEO e principais executivos da Unidas detalham os resultados da locadora de carros

XP Investimentos

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

Especial: descubra como escolher o melhor fundo de Previdência Privada

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Nos últimos anos os brasileiros vêm aprendendo a diversificar seus investimentos para ter o maior retorno possível. Mas, quando se trata de previdência privada, ainda há muito o que evoluir. Apesar da oferta de produtos de previdência de diversas gestoras ter se multiplicado nos últimos anos, os cinco maiores bancos do país ainda detêm mais de 90% do valor total investido em previdência aberta.

Em um cenário com tantas ofertas, o que é preciso analisar na hora de escolher um fundo de previdência? Henrique Pocai, especialista em fundos de previdência do Grupo XP explica que é preciso analisar rentabilidade, taxa de carregamento e qualidade da equipe de gestão para as taxas de administração cobradas nos fundos.

PUBLICIDADE

Para analisar a rentabilidade de um fundo é bom pesquisar seu desempenho nos anos anteriores. Caso o fundo seja novo, vale analisar produtos semelhantes ofertados pela mesma gestora. Lembrando que o rendimento divulgado já vem com a taxa de administração descontada.

A taxa de carregamento pode ser de entrada ou saída: no primeiro caso, é um percentual descontado sobre o valor dos depósitos, e no segundo um percentual descontado quando o investidor retira seu dinheiro do fundo.

A taxa de carregamento sobre o valor dos depósitos pode chegar a 5%. Para a taxa de entrada, isso significa que cada vez que o investidor depositar R$ 100, R$ 5 ficarão com a seguradora do fundo. “Com a taxa SELIC anual à 6,5%, por exemplo, é necessário cerca de 10 meses só para que o investidor recupere o valor pago com essa taxa”, afirma Henrique Pocai.

A taxa de carregamento paga na retirada de dinheiro costuma ser regressiva. Neste caso, o investidor só vai ser cobrado se retirar o dinheiro em um período de curto prazo (por exemplo, dois anos após o início das aplicações). Pocai afirma que existem diversos planos de previdência que não cobram nenhuma taxa de carregamento, trazendo mais flexibilidade ao investidor. Na XP, por exemplo, todos os planos contratados são isentos de taxa de carregamento de entrada e de saída.

Para custear despesas com o gerenciamento do fundo, o investidor costuma pagar uma taxa de administração anual. O percentual cobrado leva em conta todo o capital total do fundo, incluindo os ganhos.

Para fundos de renda fixa conservadores, Pocai comenta que aqueles com retornos acima do CDI geralmente cobram taxa abaixo de 1,00% a.a, apesar de não ser uma regra. O importante analisar se o fundo conseguiu trazer rentabilidade consistentemente acima do CDI. Quando o assunto são os fundos multimercados “é comum encontrar produtos com taxas de 2%, pois a categoria exige uma complexidade maior nas alocações dos ativos. O mais importante é verificar a qualidade do gestor. Cada vez mais gestoras independentes entram nesse mercado e podem cobrar taxas de administração mais caras, entretanto farão uma gestão ativa buscando superar os referenciais de mercado, seja em multimercado ou em renda fixa”, afirma Pocai.

PUBLICIDADE

Muitos investidores não acompanham de perto a rentabilidade de seu fundo de previdência acreditando que basta poupar para garantir sua aposentadoria. Entretanto, a diferença de rentabilidade pode ser muito considerável no longo prazo. É importante o investidor entender e comparar a performance de seu plano e, se não estiver satisfeito, pode solicitar a Portabilidade para um fundo mais adequado.

A plataforma de previdência da XP tem mais de 50 fundos de previdência de gestoras como Verde Asset, Adam Capital, SPX, JPG, Leblon, Ibiuna, Canvas, Porto Seguro Asset, Sul America Asset, Icatu Vanguarda. Além disso, existem fundos de distribuição exclusiva para a XP de gestoras como Claritas, Sparta, Modal, Mauá, DLM, AZ Quest, Capitânia e XP Gestão. Na XP, o processo  de portabilidade é todo online, simples e rápido.

Clique aqui para conferir a lista completa de fundos de previdência e faça sua contratação ou portabilidade online.

Abra sua conta na XP e escolha entre os melhores fundos de previdência.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A . Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202.   A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.