Conteúdo oferecido por

Engenheira Civil trocou canteiro de obras para ser executiva na Positivo Tecnologia

Da gerência à vice-presidência: Marielva Andrade Silva Dias compartilha aprendizados da sua trajetória que soma três décadas de conquistas no mundo corporativo

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A assessora de investimentos Simone Carvalho (à esquerda) e Marielva Andrade Silva Dias (à direita)

Publicidade

É preciso estudar para garantir a independência financeira e ter responsabilidade sobre a própria vida. Essa foi uma das principais lições que Marielva Andrade Silva Dias e suas cinco irmãs ouviram do pai durante toda a infância e adolescência. A importância dos saberes permeou o progresso da menina prodígio que nasceu em Lages (SC) e se mudou, ainda jovem, para Cascavel (PR) e depois para Curitiba, com o objetivo de estudar.

Quando começou a cursar Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná, aos 16 anos, Marielva já tinha um plano para conquistar a sua independência: abrir uma construtora. Depois de trabalhar durante uma década com obras tocando o próprio negócio, ela não imaginava que o encontro com um antigo colega de faculdade mudaria o rumo da sua trajetória profissional.

O ano era 1992, e o colega engenheiro era Helio Bruck Rotenberg, um dos fundadores da Positivo Tecnologia, que buscava talentos para ocupar os cargos de liderança na empresa. “Fui a 18ª funcionária. Entrei como Gerente Administrativa para organizar a operação”, lembra. Hoje, como vice-presidente de Negócios para Instituições Públicas na Companhia, a executiva é especialista em licitações e gestão de pessoas.

Continua depois da publicidade

Trajetória na Positivo Tecnologia

Após deixar a Construção Civil, Marielva conquistava novos cargos estratégicos na Positivo Tecnologia à medida que aprendia gradualmente a lidar com as peculiaridades do setor de tecnologia. De Gerente Administrativa, passou a liderar a área Comercial e, ao assumir as Operações da Companhia, implementou as fábricas no Brasil e na Argentina. “Foi um dos meus grandes desafios. Na sequência, com uma equipe superpreparada e competente   implementamos a unidade de Ilhéus”, diz.

Quando a Positivo Tecnologia abriu capital, em 2006, Marielva ocupava o cargo de vice-presidente de Operações e Governo.

Publicidade

“Sempre busquei muito conhecimento para assumir as responsabilidades que esses cargos demandavam. Acredito que a educação tem a capacidade de transformar vidas. Nós, mulheres, tendemos a achar que nunca estamos prontas para assumir desafios. Temos que superar as crenças limitantes. Quem tem conhecimento não tem medo e conhecimento transforma mesmo. Essa foi a base que criei para alcançar resultados”, diz.

Reconhecimento no mercado

Até receber o título de “Mulher Paranaense” na categoria Exatas e Tecnologia, em 2022, Marielva trilhou um longo caminho de aprendizados.

Continua depois da publicidade

Em busca de melhorias na carreira, cursou MBA’s em Gestão Empresarial pela FGV, e em Finanças pelo IBMEC/UP. “Mais do que cursos, a vida pede que a gente vá tecendo o conhecimento e coloque em prática os aprendizados. Aí está o maior valor dos MBA’s”, afirma Marielva.

Outro tema do seu interesse é o funcionamento da mente. Para se aprofundar no assunto, a executiva estudou Neuroestratégia e Pensamento Transversal na ESIC Business & Marketing School.

“Assim como nos processos da fábrica, conseguimos direcionar evoluções na nossa mente aos poucos. Por isso, cultivo um mantra na vida pessoal e profissional: nunca deixe para fazer uma grande melhoria um dia. Faça todos os dias pequenas melhorias e um dia terá construído algo grande”, aconselha.

Publicidade

Relação com as finanças

Quando o assunto é o mercado de capitais, Marielva tem uma postura conservadora. Ao confiar a estratégia dos seus investimentos à XP, ela cultiva uma visão de retorno no longo prazo. “Invisto com o objetivo de explorar ao máximo o valor do dinheiro. Quero que esses aportes contribuam para um futuro financeiro tranquilo. É mais uma maneira de garantir segurança, já que não penso em parar de trabalhar tão cedo”, afirma.

A executiva usa a sua formação em Neuroestratégia para entender e lidar com as oscilações do mercado. “Autoconhecimento e inteligência emocional tem tudo a ver com investimentos. Temos de ser resilientes e não tirar o dinheiro em tempos de queda. Isso implica em autocontrole”, afirma.

Para ela, contar com assessoria da XP para administrar os recursos investidos é essencial. “Temos que ouvir especialistas que acompanham o mercado e compartilham informação de qualidade. Afinal, não temos tempo de fazer tudo”, diz Marielva.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.