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DOM chega à XP investindo na boa experiência para o público trader

Com crescimento de 78% no último ano, escritório se destaca por conteúdos educativos e pela qualidade do serviço

MoneyLab

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Da esquerda pra direita, Danilo Zanini, Alison Correa e Gabriel Maksoud (CEO) da DOM Investimentos

Com apenas quatro anos de história, a DOM Investimentos vem se destacando no segmento de escritórios de assessoria. No ano passado, a empresa alcançou a marca de R$ 500 milhões sob custódia, um aumento de 78% em relação a 2022. Este ano, deu um passo ambicioso rumo à meta de atingir R$ 3 bilhões até 2028: em março, iniciou o processo de migração de suas operações para a plataforma da XP.

O bom desempenho do escritório é fruto de uma combinação de fatores que inclui a experiência e o conhecimento de mercado dos sócios, o foco no público trader, a produção de conteúdo educativo, o cuidado na seleção e recomendação de produtos de investimento e a estratégia de diversificação. Graças a esses atributos, no ano passado a empresa foi uma das assessorias com maior fluxo de trading da plataforma em que atuava.

A DOM foi fundada em fevereiro de 2020 pelo assessor de investimentos Gabriel Maksoud e pelos analistas Danilo Zanini e Alison Correa, que haviam trabalhado juntos na XP – Alison como um dos sócios da empresa.  “Um mês depois, veio a pandemia e o lockdown”, conta Maksoud, CEO do escritório.

No início, ele lembra, tudo parou, dificultando o trabalho da assessoria. Em seguida, houve uma retomada do mercado, com o aumento do número de pessoas se dedicando ao trading, público para o qual a DOM mais tinha condições de fazer a diferença. “Quando trabalhávamos na XP, atendíamos XP, Rico e Clear, então entendíamos bem esse perfil de cliente”, diz Maksoud.

Seus sócios são dois dos principais produtores de conteúdo e influenciadores desse segmento no País. O canal Top Gain, que Alison mantém no YouTube, atrai uma audiência diária de cerca de 40 mil pessoas, com conteúdo sobre o mercado financeiro e orientação sobre investimentos. O canal de Danilo Zanini, com propósito semelhante, conta com mais de 300 mil inscritos.

“Muitos escritórios e corretoras estão preparados para vender produtos de investimento, mas não para atender o investidor que opera e tem pouco patrimônio. Esse é um dos nossos pontos fortes”, observa Maksoud. A DOM possui cerca de 16 mil clientes.

A experiência dos sócios com renda variável, associada ao trabalho de compartilhar esse conhecimento, constitui um dos principais diferenciais da DOM, na avaliação do CEO.  “Como atendemos um público de varejo de trading, oferecemos mecanismos para ele aprender melhor o que está fazendo e permanecer no mercado”, justifica Maksoud. “Além disso, praticamente todo o nosso time de assessores já teve alguma interação com o mercado de renda variável e fala a mesma língua desse perfil de cliente.”

Parceria com a XP

A possibilidade de escalar o negócio foi um dos principais motivos da decisão de migrar a DOM para a plataforma da XP. “Nosso negócio é de varejo e precisa de ferramentas para conseguir atender em escala a quantidade de clientes que a gente tem. Hoje, temos estratégias muito boas de marketing através de influenciadores, lives para aquisição de leads e outras iniciativas”, afirma Maksoud.

“Porém, não é só você adquirir novos clientes, você precisa conseguir, com uma estrutura enxuta, atender bem todos eles, inclusive os menores. E a XP oferece esses instrumentos, com ferramentas para ajudar nossos assessores a cuidar dos próprios clientes e para dar escala ao nosso negócio”, completa.

Entre as razões do sucesso da DOM, ele destaca a transparência e independência na seleção de produtos de investimento. “Temos um comitê interno que faz uma seleção criteriosa dos produtos que serão distribuídos para a nossa base, com foco sempre em obter o melhor resultado para o investidor. Os principais clientes do escritório são familiares ou amigos próximos – e nós também aplicamos nosso capital nos mesmos produtos que indicamos”, ele afirma.

Conforme foi crescendo, o escritório ampliou seu escopo de atuação, instituindo mesas com especialistas em diferentes tipos de produto de acordo com as necessidades do seu público-alvo. Hoje, a DOM possui mesas de renda variável, renda fixa, alocação e crédito.

“Os especialistas das mesas não têm carteira própria. Sua função é ajudar os assessores no dia a dia da operação”, afirma Maksoud. A estratégia de diversificação também ajudou o escritório a prestar um serviço melhor aos clientes e continuar crescendo em um período de elevação dos juros, que drenou recursos da renda variável para a renda fixa.

O trabalho educacional é outro diferencial valioso. Além dos canais dos sócios Alison Correa e Danilo Zanini no YouTube, a DOM investe em diversas iniciativas para gerar e compartilhar conhecimento com seus clientes, incluindo conteúdos distribuídos por meio de suas redes sociais e eventos presenciais.

Um exemplo recente foi a produção da primeira temporada do podcast Random Walk, que entrevistou personagens de destaque do mercado financeiro e figuras inspiradoras de outros segmentos ao longo de dez episódios, disponíveis no canal da DOM no YouTube.

O enxadrista Gilberto Milos Júnior, o chef do restaurante Dinho´s, Paulo Zegaib, o economista chefe do Julius Baer, Samuel Pessôa, o vice chairman do Bank of America Brazil, Ricardo Diniz, e os gestores Alfredo Menezes e Cláudio Coppola foram alguns dos nomes que participaram do podcast. “Este ano, devemos produzir uma segunda temporada”, anuncia Maksoud.

Outra parte importante do trabalho é o apoio aos assessores de investimento. O escritório está desenvolvendo uma escola de treinamento para novos profissionais, com o objetivo de ensiná-los a adotar as práticas, as ferramentas e os processos mais adequados para atender bem os clientes e melhorar o próprio desempenho.


Um auxílio importante é a oferta de leads. A empresa mantém várias ações voltadas à identificação e atração de potenciais clientes, incluindo os canais dos sócios no YouTube, parcerias com outros dez influenciadores digitais, investimentos em marketing digital e os eventos que realiza. “Muitos assessores não possuem uma rede de relacionamento própria e precisam de listas de leads para conseguir captar e montar a própria carteira”, diz Maksoud. “Nós disponibilizamos essas listas a eles.”

Segundo o CEO da DOM, o foco no cliente, o cuidado com a formação dos assessores, a eficiência operacional e a parceria com a XP devem ser alguns dos fatores mais importantes para o escritório atingir a meta de R$ 3 bilhões nos próximos quatro anos. “Temos ótimas ferramentas para chegar lá”, conclui Maksoud.

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