XP Investimentos

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

Saiba como se proteger em cenários de aversão ao risco e potencializar a rentabilidade dos seus investimentos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O avanço da pandemia do coronavírus segue colocando os investidores ao redor do mundo em pânico.

As bolsas de valores em diversos países estão sangrando com esse período e para muitas pessoas conseguir evitar um prejuízo parece ser inatingível.

No entanto, em momentos como esse a diversificação de carteira é crucial.

Uma carteira bem balanceada promove benefícios e evita vulnerabilidade excessiva em momentos de estresse. Investir sem perder o valor nominal inicial parece uma excelente saída.

E não só parece, como também é possível.

Sob essa ótica uma das opções disponíveis no mercado para o investidor é o Certificado de Operações estruturadas (COE).

Esse ativo pode ser atrelado a uma variedade de índices (ações locais, ações internacionais, multimercados, commodities, moedas, fundos) com a possibilidade de ter o capital protegido.

Na prática, um COE de capital protegido significa que o valor nominal investido está preservado para o prazo de vencimento estipulado.

Além disso, existem alguns tipos de COEs que permitem ganhos tanto na queda quanto na alta do ativo subjacente e que o pior cenário ocorre se o ativo não se mover, onde o investidor recebe de volta o capital investido – nesse cenário de pânico nos mercados essa opção pode ser a solução de muitos investidores.

Ainda, existem COEs em que mesmo havendo queda no preço do ativo, o investidor ainda pode ganhar uma taxa fixa bastante atrativa.

Outra estrutura interessante para cenários de aversão a risco são estruturas que permitem ao investidor entrar no melhor preço dentre várias observações periódicas.

Para auxiliar e apresentar ao investidor algumas opções de COE, confira a lista abaixo:

COE Bidirecional

Esse tipo de COE permite que o investidor tenha exposição a um dos principais índices da bolsa americana, por exemplo o S&P 500, sem risco cambial e com a possibilidade de ganho ilimitado na alta e um ganho máximo em caso de queda.

O capital é protegido em caso de variação nula do índice.

Em caso de alta no preço do índice S&P 500 no período de 5 anos, o investidor recebe a alta ilimitada no período, sem exposição à variação do câmbio.

Já no caso de queda no preço do índice S&P 500 poderíamos ter 2 cenários:

  1. investidor ganha a variação absoluta do índice + capital investido caso a queda seja menor que 25%.
  2. investidor recebe 25%  + capital investido caso a queda seja maior que 25%.

Nesse caso, o investidor não fica suscetível a uma única direção do ativo subjacente, sendo possível ter rentabilidade positiva até mesmo em cenários adversos de maior risco global e eventuais quedas das bolsas.

COE Entrada Otimizada

Essa opção de COE permite que o investidor se exponha a um ativo internacional, mas podendo alterar seu ponto de entrada periodicamente em caso de queda de preço, e também com seu capital investido protegido e sem risco cambial.

Considere uma exposição a um índice multimercado global composto por diversos fundos internacionais de diversas classes de ativos.

Em uma estrutura com prazo de 5 anos e com 10 datas de verificação semestrais, o retorno do investimento seria calculado a partir do menor preço de fechamento do índice dentre todas essas datas de verificação (entrada otimizada) versus o preço final no vencimento, contando com a possibilidade de ser multiplicado por uma alavancagem.

Em caso de retorno negativo do ativo no período, o investidor recebe de volta o capital investido.

O principal benefício é que o investidor tem um ponto de entrada móvel na estrutura.

Em outras palavras, em períodos prolongados de alta volatilidade, aversão a risco no cenário global e estresse de mercado o investidor pode melhorar o seu preço inicial (ponto de entrada) no índice em questão.

COE Alta Ilimitada

Já o COE de alta ilimitada permite que o investidor tenha retornos atrelados à bolsa brasileira, mas sem perder o principal investido em casos de aumento da percepção de risco do mercado.

Nesse caso, o investidor tem exposição a um índice composto, por exemplo, pelas ações das 20 empresas com menor valor de mercado do Ibovespa, com capital protegido e estratégia de controle de risco.

Na data de vencimento o investidor recebe a alta ilimitada deste índice no período + capital investido.

Em caso de retorno negativo do índice no prazo determinado, o investidor recebe de volta o capital investido.

O maior benefício dessa estrutura é a alta capacidade de superar seu índice de referência (geração de alfa) e se aproveitar de pontos de entrada descontados na bolsa, além de mitigar os riscos do investimento.

COE Autocall Snowball

Essa estrutura permite exposição a empresas gigantes do mercado global com possibilidade de encerramento antecipado semestral e acúmulo de um cupom proporcional todos os dias em que as ações não caírem abaixo de certo patamar.

Supondo que o investidor queira ter exposição a ações de tecnologia ao redor do mundo.

Com essa estrutura é possível acumular uma taxa diária de 8% ao ano, por exemplo, sob a condição de que todas as ações estejam acima de 80% do seu preço inicial (ou seja, caiam menos que 20%).

Para um prazo de 5 anos ainda há 10 janelas de observação semestrais nas quais a estrutura pode ser encerrada antecipadamente caso as ações estejam iguais ou acima do preço de entrada, com o pagamento desse cupom proporcional.

No vencimento, mesmo com queda das ações, o investidor recebe o capital investido + cupom proporcional (acumulado todos os dias em que os preços das ações fecharam dentro da barreira de acúmulo).

Nesse caso, o benefício é a exposição a setores relevantes globalmente e de difícil acesso no mercado doméstico, além do acúmulo de cupom mesmo em caso de queda das ações em relação ao preço inicial, basta fecharem o dia dentro da barreira de acúmulo.

Ainda, no vencimento, caso não tenha ocorrido encerramento antecipado, o investidor recebe o cupom proporcional acumulado no período reduzindo seu risco em momentos de estresse.

*A aplicação possui risco de crédito do banco emissor. Na XP Investimentos, a seleção de COEs segue padrões rigorosos de curadoria e análise. Dentre os emissores estão as filiais brasileiras de alguns dos maiores bancos do mundo.

Quer melhorar a correlação entre os ativos da sua carteira? Abra a sua conta agora na XP e aproveite as oportunidades.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202.   A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.