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Cearenses avançam no processo de consultoria private

Prestes a entrar no seleto grupo de consultores da XP Wealth Services, a Aplix Private se prepara para nova plataforma

MoneyLab

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O mercado de alta renda no País está em franco crescimento e, mesmo diante de um cenário de recessão, o segmento de Private Banking permanece expandindo seus horizontes e diversificando suas plataformas de atendimento aos clientes milionários, que aderem cada vez mais aos serviços dos planejadores profissionais. Na região nordeste o setor cresceu 2.65% no último semestre, em relação aos seis meses anteriores, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro de Capitais, a Anbima.

Graças à mudança na cultura de investimentos e ao novo cenário econômico, os brasileiros se deparam com um novo portfólio de produtos de investimento, o que exige maior conhecimento de mercado e disponibilidade para acompanhamento de índices e relatórios, desconhecidos pela maior parte do público. Com a transformação do setor financeiro e o início do processo de desbancarização, surgem novos players, como agentes autônomos de investimentos, escritórios de Consultoria Multi Family Office e os gestores de patrimônio.

A prática de investimentos independentes fora da indústria bancária ainda é um mercado a ser explorado. O Nordeste do País foi o nicho escolhido pelos cearenses do Grupo Aplix, que atuam no mercado de investimentos da região há 10 anos e acompanham de perto o desenvolvimento regional do setor. Segundo levantamento da Anbima, realizado em setembro de 2020, a região abriga apenas 7.5% das contas Private de todo o Brasil.

Diante de tanto potencial de mercado e da demanda de clientes internos, o grupo deu início ao trabalho de private wealth management há mais de quatro anos, serviço que engloba não somente assessoria em corretoras, mas também o acompanhamento e consultoria nas diversas instituições bancárias brasileiras e internacionais.

Hoje a Aplix Private opera como uma Consultoria CVM e se prepara oficialmente para integrar o seleto grupo de Gestores de Patrimônio credenciados pela Comissão de Valores Mobiliários, uma mudança significativa de patamar tanto para a empresa, como para a sua carteira de clientes.

Segundo Alberto Saboia, Head da Aplix Private, o serviço de Private Wealth Management torna a gestão do patrimônio do cliente mais personalizada e prática: toda a estratégia fica sob a coordenação da Aplix e é executada mediante aprovação prévia do cliente. Coordenamos a rede de bancos e corretoras onde o cliente operar para que tudo ocorra de forma simples e eficiente, sempre de acordo com os objetivos e metas previamente estabelecidas pelo cliente. A Aplix se dedica a construir a estratégia de preservação e valorização do patrimônio de seus clientes.

“Imagine que você construiu um patrimônio familiar durante toda uma vida fazendo o que você sabe fazer de melhor: cuidar do seu negócio. Hoje em dia, com tantas opções de investimentos, com mudanças de cenários macroeconômicos tão dinâmicas, como administrar de forma eficaz a sua empresa, e ainda ter que interagir com diferentes gerentes e assessores e analisar vários extratos bancários? O nosso papel é fazer tudo isso, incluindo a parte operacional, que demanda tempo, como ligar para o gerente do banco e os agentes de custódia para que realizem a operação que melhor atenda aos interesses do cliente”, afirma. A ideia é que o patrimônio do cliente passe a ser gerido de forma profissional; que o patrimônio seja tratado como uma empresa e tenha uma gestão especializada, dedica à sua preservação e crescimento.

Certificação CFP

No caso dos consultores credenciados pela CVM, é necessário ter a certificação CFP, Certified Financial Planner, que os qualifica para a desafiadora tarefa de auxiliar o planejamento de grandes investidores. Muitas vezes o cliente possui recursos alocados fora do país, o que exige uma visão macro para enxergar as oportunidades de negócios, conhecimento tributário, legal e jurídico para orientar o público private.

Saboia explica que além do conhecimento técnico, o foco no cliente é a chave para se manter no mercado, que não tem mais barreiras geográficas.

“Fazer a gestão ativa do patrimônio de alguém é uma imensa responsabilidade, antes de mais nada é crucial conhecer o cliente. Não apenas responder um questionário institucional, mas saber dos seus anseios, seu momento de vida e seus projetos. Mapear se existem dívidas, se possui recursos no exterior, como pretende fazer seu planejamento tributário e sucessório são apenas algumas das ações para iniciar um bom atendimento. Conhecer um cliente e oferecer soluções private de verdade é ir muito além do suitability”.

Crescimento

As empresas de Private Banking se expandem e acompanham a democratização de investimentos no Brasil. De acordo com o IBGE, o rendimento médio da classe com maior poder aquisitivo cresceu 11% em 2019. No mesmo ano houve aumento de 12% das aplicações de pessoas físicas em relação à 2018, segundo a Anbima, que atribui o incremento à valorização de ativos de renda variável.

A oferta de acompanhamento contínuo, olhar de eficiência tributária, estrutura tecnológica utilizada por profissionais com conhecimento profundo de mercado, se fortalece com a mudança gradativa de mindset, principalmente quando os novos integrantes do mercado expõem o ponto fraco do concorrente e trazem à tona um problema crônico do setor bancário: o conflito de interesses.

“Nossa relação com o cliente é muito transparente. Ele sabe exatamente quanto custa o nosso serviço. Não ganhamos nada além do que está estabelecido em contrato e todas as comissões provenientes dos investimentos são revertidas diretamente para a conta do cliente”, conclui Saboia.

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