XP Investimentos

Oferecido por
Conteúdo Patrocinado

Alphaways expande atuação pelo Nordeste de olho em ampliar educação financeira

Credenciada à XP, assessoria de investimentos foi premiada como uma das melhores do Brasil no ano passado

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Alphaways

O Siena preto bastante rodado tinha apenas uma pessoa a bordo quando viajou por mais de 1.200 quilômetros entre Fortaleza e São Luís. Quem olhava de fora, poderia jurar que o carro estava lotado. Mas não havia ninguém além do motorista. O peso que fazia o sedã balançar, na verdade, era das dezenas de livros que ocupavam os bancos e o porta-malas do veículo que pertencia a Nazareno Lima.

Com uma carreira que já se consolidava na área de seguros e investimentos financeiros de um grande banco, Nazareno havia sido recrutado para gerenciar as contas de mais de 300 investidores de alta renda, que estavam alocados na capital maranhense. Nazareno não sabia, mas aquela viagem seria determinante para que o executivo se tornasse o fundador da Alphaways Investments, uma das principais assessorias de finanças do Brasil e credenciada à XP Investimentos.

Tudo começou em 2019, quando Nazareno vendeu um imóvel de sua esposa e montou a assessoria que viria a ter mais de 800 clientes e operar com valor superior a R$ 550 milhões sob custódia. Em poucos anos, a Alphaways se consolidou como uma das principais assessorias do Brasil e hoje tem uma mesa de operação de renda variável que figura entre as 20 melhores do país graças aos resultados obtidos em 2020.

O que diferencia a companhia de outras tantas que operam em solo brasileiro é a missão. Nazareno diz que não quer fazer dinheiro a qualquer custo. Sua aspiração é outra. “Eu quero ajudar o investidor a realizar seus sonhos, por meio do conhecimento e com segurança, conectado ao seu propósito”, afirma o administrador que passou a trabalhar com a XP ainda em 2016, mesmo antes de fundar sua própria empresa.

Empresa essa, aliás, que tem uma proposta didática de levar mais educação para o investidor. Faz sentido. 99,4% dos brasileiros não conhecem o conceito de juros compostos e isso é preocupante.

Uma matéria realizada em 2017 pelo terraço econômico apontou que menos de 1% dos brasileiros realmente entendiam o conceito de juros compostos – um ponto crucial na economia básica e que pode fazer a diferença entre ficar ou não endividado, dependendo do planejamento financeiro estabelecido.

A meta é prover maior conhecimento aos investidores através de um atendimento personalizado e realizado por profissionais com grande conhecimento da área. “Meu sonho é mostrar que um investidor pode sim viver de renda do mercado financeiro e que ele não precisa montar um negócio apenas por montar ou correr riscos desnecessários.”.

Para fazer isso, o plano é atingir um número ainda maior de brasileiros com a expansão da operação para novas praças.

De volta para Fortaleza

Alguns anos se passaram desde a viagem e a assessoria de investimentos que nasceu em 2019, após Nazareno ser inspirado pela história de outro empreendedor, no caso, Guilherme Benchimol, fundador da XP, agora começa a sua própria peregrinação pelo nordeste brasileiro. Da sede em São Luís e com operações também em Recife, a companhia se prepara para ganhar terreno. E onde mais, se não Fortaleza?

A chegada da Alphaways em Fortaleza é simbólica porque marca o retorno do empreendedor, que fundou a assessoria, à sua terra natal. Foi no centro da capital cearense, aos oito anos de idade, que Nazareno começou a desenvolver suas habilidades de comerciante, negociador e até gestor.

Ele estudava pela manhã e, de tarde auxiliava o pai no trabalho de camelô, que vendia bolsas e mochilas. Mais tarde, expandiu a linha de produtos para baldes e bacias. Anos depois, foi num restaurante criado por sua família que aprendeu alguma coisa de gestão, durante o tempo em que foi garçom. “Vendíamos centenas de almoços por dia. Todos custando um real cada um”, lembra Nazareno.

Os conhecimentos foram aprimorados com o tempo, já que depois de se tornar adolescente, passou a trabalhar em uma loja de jóias folheadas – que inclusive viria ser o seu primeiro negócio formal, independente de sua família. Como camelô, garçom ou vendedor, Nazareno nunca parou de estudar para se profissionalizar e conquistar novas oportunidades, como as que viriam depois com sua ida para a uma grande seguradora , posteriormente, para um dos maiores Bancos de Investimentos em que trabalhou, inclusive sendo reconhecido por esta instituição, como um dos melhores gerentes de alta renda do mundo, em Singapura – Ásia.

Diversidade e expansão

A jornada de Nazareno levou o executivo de volta para Fortaleza. Mas não será ele quem vai dirigir a expansão da empresa em território cearense. A missão é da executiva Claudia von Sohsten. “Eu não queria ninguém diferente para o trabalho. Quando eu saí do banco que estava para fundar a Alphaways, foi a Cláudia com quem conversei”, lembra Nazareno.

Com pouco mais de um ano de casa, a economista de formação que acumula mais de três décadas de experiência no mercado financeiro e foi head-banker no segmento de private de diversas instituições, vai assumir o comando da operação Norte e Nordeste da Alphaways.

A escolha reforça também um compromisso com a diversidade. Num mercado ainda dominado por homens, a Alphaways já conta com 51% de suas posições ocupadas por mulheres, contando também com representatividade racial e de gênero, pois acreditam na força contributiva da diversidade como uma política institucional.

Nos últimos meses, a empresa passou a implementar programas de treinamentos que contribuem para o desenvolvimento e profissionalização de mais executivas, que possam ocupar cargos de liderança no futuro – a exemplo de Claudia. Além do Projeto Bolsa Para MLH3R, pelo qual incentivam o público feminino a conhecer mais sobre investimentos e Bolsa de valores.

Invista com a ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.