Conteúdo oferecido por

Rede de escritórios credenciados da XP quer contratar 4 mil assessores de investimentos, e XP Educação oferece capacitação  

Escola de Assessoria visa dar apoio na aprovação e certificação na Ancord e garante entrevistas nos cerca de 400 escritórios da rede 

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A rede credenciada de escritórios da XP pretende contratar 4 mil assessores de investimentos até o final de 2023. E, por meio da Escola de Assessoria da XP Educação, em parceria com a FK Partners, uma das escolas de finanças mais renomadas do Brasil, vai capacitar profissionais interessados em trabalhar em um dos cerca de 400 escritórios credenciados espalhados pelo país.

Para concorrer às oportunidades de participar do curso, os interessados devem se inscrever na Jornada de Formação de Assessores a partir de 3 de julho e participar do processo seletivo para concorrer a uma vaga em uma das profissões que cresce de forma mais acentuada no país. O número de assessores certificados pela Ancord triplicou desde 2018.

Além do potencial de crescimento da profissão, a carreira do assessor de investimentos também traz vantagens pessoais. Para Felipe Gentil, Head da Escola de Assessores de Investimentos da XPE, a principal delas é a essência empreendedora.

Continua depois da publicidade

“É uma carreira que te permite criar sua carteira de clientes e não tem teto, cresce quanto for capaz de atender. É uma jornada empreendedora que vai te permitir a tomada de riscos, a busca por novas formas de prospectar, a criação de processos e, consequentemente, o alcance de resultados satisfatórios”, afirma.

Para Laura Antonini, líder da vertical de formação de novos assessores da XP Educação, a demanda por profissionais é um ponto importante em tempos de posições saturadas em diversas áreas.

“Trata-se de uma profissão recente no Brasil, ainda com pouca mão de obra capacitada, apesar do alto número de vagas abertas para contratação nos escritórios. A oferta de oportunidades é enorme, e quem aproveitar para surfar essa onda no início com certeza tem grandes chances de sucesso”, afirma.

Continua depois da publicidade

Potencial de mais crescimento

Mesmo com o crescimento, ainda há muitas oportunidades para esses profissionais que estão presentes em toda vida financeira de investimentos dos clientes. Para se ter uma ideia, atualmente, há pouco menos de 20 mil assessores de investimentos certificados pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores) no Brasil.   Enquanto isso, nos Estados Unidos há cerca de 330 mil profissionais atuando na área.

“Para se equiparar proporcionalmente ao mercado norte americano, o número de assessores no Brasil teria de aumentar ao menos 10 vezes”, diz Gentil.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a rede credenciada da XP reúne 70% dos assessores de investimentos vinculados em escritórios que atuam no Brasil. Mais de um terço dos escritórios de investimentos do país, e a ideia é capacitar profissionais para dar sequência ao plano de crescimento.

Por isso, a XP Educação criou um curso de capacitação exclusivo para formar assessores de investimentos totalmente gratuito e realizado de forma online. Pessoas interessadas no mercado financeiro, com alguma experiência comercial ou interesse na área e comprometidas com o autodesenvolvimento podem se inscrever. É necessário ter mais de 18 anos e ensino médio completo para participar. Além disso, o candidato não pode estar empregado em um escritório XP ou já possuir o certificado Ancord para concorrer a uma das vagas.

Laura explica que o programa de 60 dias dará acesso à plataforma que oferece todas as aulas preparatórias para a Ancord, divididas por módulos, e as aulas semanais ao vivo com foco na resolução de dúvidas sobre a prova, repassando questões dos simulados.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para se inscrever na Jornada de Formação de Assessores XP Educação.

“O objetivo é apoiar a aprovação do aluno na certificação e encaminhá-lo da maneira mais eficiente para ser empregado em um escritório parceiro da rede XP. As pessoas que passarem na prova da Ancord têm entrevistas garantidas e possuem a chance de terminar o curso empregadas”, afirma.

Quem realizar a inscrição para a prova da Ancord no começo do curso contará com um conteúdo extra de aulas ao vivo com especialistas. Também terá acesso a estudos de casos com assessores TOP Performance da rede XP, mentorias e aulas práticas de construção de plano comercial com o time de gestão e performance XP.

“A nossa oferta vai muito além da preparação para a prova da Ancord. Nos propomos a desenvolver, através do nosso modelo educacional, habilidades fundamentais para o aluno chegar pronto para captar seus primeiros clientes no escritório que o contratar. O objetivo principal é que ele já chegue preparado para o dia a dia no escritório”, ressalta Laura.

Otimismo por parte dos alunos

Alunos participantes da primeira turma contaram um pouco sobre essa experiência e mostram entusiasmo com a nova profissão.

“A carreira de assessor da investimentos era tudo que sempre me identifiquei e acreditei, que era: ajudar as pessoas a investir melhor, ter relacionamentos com os clientes, e gostar de vender e trabalhar com negociações. É uma profissão com grande estimativa de crescimento, e como o Brasil ainda está engatinhando nesse ramo, sinto que é a hora certa de entrar e pegar esse grande crescimento”, conta Thiago Neves, que atuava como correspondente bancário antes de realizar o curso.

Jaqueline Leal, servidora pública, destaca o papel de orientar da melhor maneira os investimentos dos clientes. “Estou unindo desejos diversos de muitas áreas que eu já agreguei na minha vida para ajudar outras pessoas. Aos poucos vou ajudar cada vez mais pessoas e ser remunerada por isso.”

Transformação do mercado passa pela formação de assessores de investimentos

O mercado brasileiro está em transformação e os assessores de investimento ganham uma relevância maior à medida que há uma mudança sociocultural da relação dos investimentos. Segundo Gentil, a profissão em si é antiga e data da década de 1960, mas ganhou popularidade mais recentemente impulsionada especialmente por dois acontecimentos.

“A queda dos juros depois do controle relativo da inflação e o desenvolvimento da comunicação, que difunde conhecimento sobre investimentos e fez muita gente começar a enxergar além da poupança”, diz.

O país ainda é um mercado com muita oportunidade para os investimentos e mais um dado comparativo com os Estados Unidos ajuda a explicar o cenário. Enquanto mais de 50% dos americanos tem ações, cerca de 6 milhões de brasileiros seguem o mesmo caminho, menos de 3% da população. “A XP aposta em educar o cliente e formar o profissional. Essas são as duas bandeiras para transformar o mercado e melhorar a vida das pessoas”, afirma o executivo.

Clique aqui para se inscrever na Jornada de Formação de Assessores XP Educação.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.