AO VIVO Aprenda a se proteger das armadilhas do trading e gerir seu risco no mercado

Aprenda a se proteger das armadilhas do trading e gerir seu risco no mercado

Tecnologia para Gestão Empresarial

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

Melhorar processos através da tecnologia pode trazer uma economia de até 40% nos negócios

Ferramenta BPM contribui com a produtividade, a redução de custos e o compliance

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro, criado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da empresa de pesquisas GfK, indicou crescimento do uso de tecnologia dentro das empresas brasileiras de 4% de 2018 para 2019. E o número deve apresentar alta expressiva este ano.

O que muitas empresas já perceberam é que adotar soluções que ajudam a agilizar processos é fundamental para atravessar momentos difíceis e também para navegar em fases boas. A ideia é que o tempo gasto com processos repetitivos com diferentes níveis de aprovação ceda espaço para questões estratégicas.

A adoção de uma solução de BPM, sigla em inglês para Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócio, é uma dessas oportunidades de controle direto sobre os processos operacionais.

O BPM permite substituir solicitações, aprovações e trâmites em planilhas ou papel por processos com formulários e fluxos que facilitam a gestão das demandas de todas as áreas, trazendo mais transparência e velocidade.

Segundo Maycon Edinger, Head de Produto da Senior Sistemas, a ferramenta pode ser usada em qualquer setor e área de atuação. “Toda empresa possui processos e o BPM pode ajudar em todas elas, desde uma simples solicitação de férias e aprovação de um contrato, até grandes processos de extrema complexidade, que envolvem muitas pessoas, etapas ou decisões, permitindo executar cada etapa com confiabilidade e rastreabilidade”, explica.

Maycon Edinger, Head de Produto da Senior Sistemas

Produtividade, economia, velocidade e compliance

Ao tornar processos automatizados há uma desburocratização nas companhias e um consequente ganho de tempo para os funcionários envolvidos, o que ajuda a aumentar a produtividade e redução de custos. Outro ponto é o ganho de velocidade nas decisões.

“Quando uma nova ideia ou produto surge, um BPM eficaz ajuda você a ser um dos líderes, não um dos seguidores que chegou tarde demais para aproveitar do novo mercado”, diz Edinger.

Além disso, a ferramenta garante que a empresa esteja atualizada com os requisitos complexos de conformidade, regulamentação e governança corporativa. Outras vantagens são a garantia de atendimento ao compliance, mensuração e dimensionamento das demandas de trabalho, integração com as demais soluções Senior, e outras soluções no mercado por meio de API´s e tomada de decisão centralizada de processos distintos (sistemas e áreas diferentes) em uma única Central de Tarefas.

PUBLICIDADE

Em 2018, a Fiep, entidade de representação da indústria paranaense, sentiu a necessidade de implantar uma ferramenta de gestão de pessoas, que suportasse a transformação da cultura organizacional aos novos padrões e modelos do mercado.

De acordo com Juliano de Souza, gerente de RH do Sistema Fiep, com a utilização das inovações da Senior, em pouco mais de 6 meses, já foi possível ver resultados como uma redução de 40% no tempo operacional com a utilização do BPM e de 35% no custo de projetos.

“Para os gestores, permitiu mais facilidade em processos decisórios e aprovações. O gestor passou a ter acesso a todos os dados e serviços de sua equipe disponíveis pela internet ou apps e pôde avaliar e tomar as melhores decisões de forma fácil e ágil”, diz.

BPM: entenda tudo o que essa tecnologia traz

O BPM da Senior é oferecido de forma mais ampla aos clientes. “Nós temos uma suíte de Transformação Digital para um apoio mais amplo, que engloba o BPM em si, uma solução de GED (para Gestão Eletrônica de Documentos) e a fábrica de BOTs em um formato inicial sem custo, bastando se cadastrar no site para habilitar a solução”, explica.

Além disso, o BPM da Senior já vem com cerca de 30 assistentes para ajudar em processos que normalmente todas empresas possuem, facilitando assim a adoção da solução.

Para finalizar, há a facilidade no uso da ferramenta. De acordo com o executivo, a Senior, que tem mais de 12 mil clientes, possuímos uma solução chamada ‘no-code’, onde nenhuma programação é necessária, ou ‘low-code’, com pouco conhecimento técnico para criar fluxos bastante complexos. “A Senior visa apoiar empresas que querem se transformar por uma questão estratégica ou mesmo por necessidade”, finaliza Edinger.