Publicidade
REGINA, Saskatchewan, 22 de novembro de 2019 /CNW/ – A unidade Boundary Dam 3 (BD3) CCS ultrapassou recentemente as 3 milhões de toneladas (3 Mt) de gás carbônico (CO2) capturado. Isso demonstra que, como pioneira na tecnologia de captura e armazenamento de gás carbônico (CCS), ela continua a atingir, aprimorar e fazer um impacto forte na redução e armazenamento de emissões de CO2.
A BD3 tem a honra de ser a primeira do mundo – o que significa que não somente foi pioneira na implementação da tecnologia, mas na disponibilidade de estar na vanguarda da aprendizagem e adaptação. Dentro de cinco anos desde a sua abertura, ela atingiu o marco de 3 Mt e a planta de captura também desempenou com confiabilidade aprimorada sucessiva e um aumento contínuo da taxa de captura diária de CO2.
A International CCS Knowledge Centre (Central de Conhecimento) é geralmente consultada por sua capacidade de partilhar as lições substanciais aprendidas no CCS. O BD3 é um testemunho à aprendizagem que vem da prática. A Central de Conhecimento foi projetada por seus fundadores, SaskPower e BHP, para partilhar da rica expertise da BD3 com o mundo – devido ao papel essencial do CCS para mitigar significativamente as emissões de gases do efeito estufa (GHGs).
Continua depois da publicidade
Ao determinar um precedente na captura de carbono em larga escala, a BD3 foi a base do estudo de CCS de segunda geração da Central de Conhecimento, o Estudo de Viabilidade de CSS da Shand. Esse estudo revelou os custos de capital para que a próxima planta seja 67% mais barata por tonelada de CO2 capturado e uma taxa de captura a atingir até 97% a carga reduzida, enquanto a planta está sendo integrada com fornecimentos de eletricidade renovável. A Central de Conhecimento agora está estendendo essas aprendizagens a emissões de fonte da indústria.
De fato, o mundo continua a buscar a compreensão e a aplicação prática resultante das aprendizagens da BD3. Após um passeio pela planta em maio de 2019, o presidente da COP24, Michael Kurtyka, disse à imprensa: “Estou aqui por causa do papel de liderança que este país (Canadá) e esta região (Saskatchewan) estão desempenhando no cenário internacional. Vocês são líderes no mundo. Tudo o que trazem à mesa, internacionalmente falando, é extremamente importante.”
Reconhecimento
Continua depois da publicidade
“Nós parabenizamos a unidade Boundary Dam 3 CCS da SaskPower por ter capturado 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono desde o início das operações em 2014. Esse marco significativo demonstra claramente a viabilidade da tecnologia de CCS na entrega de uma energia limpa sustentável a partir do carvão. A BD3 está mostrando o caminho rumo à integração de tecnologias CCS de larga escala com geração de energia. As lições aprendidas a partir de sua experiência são essenciais para a aplicação bem-sucedida das tecnologias CCS em todo o mundo e, até mesmo, além da geração de energia em setores industriais como aço e cimento.”
– David Byers, diretor executivo, CO2CRC
Fatos rápidos e links
Continua depois da publicidade
CCS em larga escala no Canadá
- O CCS em larga escala CCS quer dizer que mais de 43 Mt em CO2 foram armazenados com segurança e de maneira permanente no Canadá e, portanto, impedidos de entrar na atmosfera.
- Os projetos de CCS em larga escala no Canadá incluem:
- A unidade BD3 CCS da SaskPower
- O projeto de monitoramento e armazenamento Weyburn-Midale CO2
- O projeto de armazenamento Aquistore CO2
- A unidade Quest CCS
- Linha tronco de carbono Alberta
Mudança climática
- Em nenhum momento na história os níveis de concentrações de CO2 estiveram tão elevados ou aumentando com tanta rapidez quanto nos dias de hoje – Keeling Curve: Um Registro Diário de Dióxido de Carbono Atmosférico (Scripps Institution of Oceanography, UC San Diego)
- A CCS é considerada essencial em três dos quatro caminhos para manter o aquecimento global dentro do 1,5 ºC – Intergovernmental Panel on Climate Change: Aquecimento Global de 1.5 Graus Celsius
- A maior parte do mundo não consegue cumprir com as metas de emissão sem a CCS – e para os que conseguem, o aumento médio em custo de mitigação é 138% – Intergovernmental Panel on Climate Change: IPCC AR5 2014
Links CCS
Continua depois da publicidade
- IEA GHG: O que é CCS?
- CCS de 2a geração – O Estudo Shand
- Aprenda fazendo – Redução de custo em potencial para CCUS em plantas de energia movidas a carvão
- Instituto CCS Global: Índice de Prontidão da CCS
Sobre a International CCS Knowledge Centre (Central de Conhecimento): Desde a operação em 2016 sob a direção de um conselho independente, a Central de Conhecimento foi estabelecida pela BHP e SaskPower com um mandato de promover a compreensão e a implementação global de CCS em larga escala para reduzir as emissões globais de GHG. A Central de Conhecimento proporciona o know-how para implementar projetos de CCS em larga escala, bem como otimização de CCS por meio das aprendizagens base tanto da unidade Boundary Dam 3 CCS totalmente integrada quanto do estudo de CCS de segunda geração abrangente, conhecido como o Estudo Shand. Para mais informações: https://ccsknowledge.com/
#ClimateAction #CleanTech #CCUS #CCS #BoundaryDam
Contatos com a imprensa: International CCS Knowledge Centre: Jodi Woollam, diretor de comunicações e relações com a imprensa, jwoollam@ccsknowledge.com, F: +1-306-565-5956 / C: +1-306-520-3710; ccsknowledge.com, Twitter: @CCSKnowledge, 198 – 10 Research Drive Regina, SK S4S 7J7 Canadá
Continua depois da publicidade
FONTE International CCS Knowledge Centre
