Open Finance no Brasil: Velotax se integra no ecossistema da B3

O Velotax, a plataforma líder de mercado no Brasil para declaração de imposto de renda, agora faz parte do seleto grupo de fintechs integradas com a B3

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Criada para facilitar a vida do investidor em renda variável ao registrar as operações, calcular impostos e emitir DARFs para pagamento, o Velotax segue em seu ritmo acelerado de expansão. 

“Com a nova integração entre Velotax e B3, os investidores de renda variável podem fazer sua declaração de imposto de renda de forma automática e instantânea”, afirma Victor Savioli, cofundador da plataforma.

“Faz tempo que os investidores brasileiros queriam fazer o seu imposto de renda de um jeito mais simples e automático. A nova integração do Velotax permite essa experiência bastante simplificada para os 5 milhões de investidores da B3”, complementa.

Continua depois da publicidade

Depois de lançar a funcionalidade que permite preencher a Declaração de Ajuste Anual com a Receita, a fintech acaba de se integrar com a B3.

Só nos primeiros meses deste ano, o Velotax já ultrapassou mais de 125 mil usuários na plataforma, o que comprova a assertividade dos últimos movimentos realizados. 

Economia de tempo e dinheiro

Continua depois da publicidade

Na plataforma do Velotax, os usuários acessam gratuitamente todas as suas informações sobre investimentos em ações, fundos imobiliários, opções, ETFs e BDRs.

Eventos corporativos, tais como dividendos, JSCP, desdobramentos, grupamentos, mudança de nome e código de negociação, também são capturados automaticamente pelo algoritmo do Velotax.

“Nosso algoritmo proprietário utiliza inteligência artificial e tecnologia de ponta para oferecer um serviço seguro, mais rápido e prático para o usuário poder investir com tranquilidade”, comenta Victor.

Publicidade

Quem quer preparar sua declaração sozinho, não terá nenhum custo utilizando a plataforma.

Já os usuários que querem contar com a ajuda de um contador, o Velotax oferece um serviço de preparação da declaração de imposto de renda em até dois dias úteis. O serviço custa entre R$ 250,00 a R$ 950,00, de acordo com a complexidade de cada caso.

Outras funcionalidades da plataforma

Continua depois da publicidade

A integração com a B3 se soma a outros movimentos do Velotax neste ano.

O primeiro foi criar a funcionalidade para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual com a Receita oferecendo o preenchimento automático e auxiliando quem precisa fazer o ajuste, mas não sabe fazer e tem dúvidas.

“A outra novidade no Velotax é que incluímos a funcionalidade de imposto de renda de day trade, para quem faz operações dentro de um mesmo dia na bolsa.”

Publicidade

Agora, o day trader pode exportar um relatório mensal do software de negociação que ele utiliza para operar e o Velotax calcula a movimentação e o imposto a ser pago, como já fazia para operações no mercado de renda variável de prazo maior. Além disso, é possível compensar automaticamente prejuízos passados com ganhos futuros.

“Estamos liderando a disrupção da forma como o brasileiro lida com os seus impostos no Brasil. Nossa tecnologia além de automatizar o IR, também maximiza a restituição”, finaliza Savioli.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.