InfoMoney Educação

Oferecido por
Marketing Digital

Nova profissão traz uma das maiores oportunidades de crescimento financeiro no mercado digital

Em entrevista, o empreendedor Leandro Aguiari explica o que é a profissão de Estrategista Digital e dá detalhes sobre treinamento gratuito que vai ao ar pela primeira vez

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Processed with VSCO with c8 preset

Fundador da Escola Estado da Arte, o empreendedor Leandro Aguiari é uma das principais referências do país no mercado de lançamentos de produtos digitais.

Foi o responsável pelos lançamentos da Academia da Gestão da Emoção, do autor Augusto Cury, do curso de reaprendizagem criativa, do empreendedor Murilo Gun, e também dos MBAs do InfoMoney e XP Inc.

Em entrevista, Aguiari falou sobre a perspectiva de crescimento do mercado digital, e explicou porque profissionais de outras áreas têm uma grande oportunidade de crescimento financeiro trabalhando pela internet.

Além disso, revelou novas informações sobre a primeira edição do Treinamento Estrategista Digital, que será liberado gratuitamente ao público apenas entre os dias 13 e 20 de setembro, para formar esses novos profissionais (clique aqui para acessar as inscrições).

Qual é a sua visão sobre a oportunidade que existe hoje no mercado?

A educação à distância não é novidade para ninguém. Os registros do primeiro curso feito por correspondência são de 1723, Nelson Mandela se formou em direito através de cartas na década de 1940 e, no Brasil, os primeiros cursos de rádio foram lançados nos anos 1960.

Mas, nesses últimos anos, potencializado pela expansão da internet e pelas mudanças causadas pela pandemia, o mercado de educação online cresceu exponencialmente. Se antes era dominado por instituições de ensino técnico e superior, agora abriu portas para que todo tipo de habilidade fosse ensinada pela internet. Desde cursos de inglês e investimentos, até treinamentos para cuidar de orquídeas.

Pense comigo: em que outro momento da história você imaginou que a sua avó, especialista em crochê, poderia ensinar essa habilidade para milhares de pessoas pela internet?

De acordo com um estudo feito pela [plataforma de infoprodutos] Hotmart, logo nos primeiros 2 meses após a pandemia, o número de pessoas criando produtos digitais cresceu 75%.

O fato é que o número de bons estrategistas, que são os responsáveis por vender esses produtos, não acompanhou todo esse crescimento. É por isso que existe tanta oportunidade.

O que são produtos digitais e qual é a vantagem de trabalhar com eles?

Produtos digitais são materiais vendidos e entregues diretamente por meio da internet, sem nenhum tipo de entrega física ou contato presencial com o consumidor. Entre os principais produtos digitais, existem cursos, workshops e treinamentos online, aplicativos, e-books e plataformas de membros.

A maior vantagem de trabalhar com a venda de um produto digital é o alto potencial de escala. Diferentemente dos produtos físicos, os digitais não apresentam qualquer barreira de fabricação e entrega. Eles podem alcançar todas as pessoas que estão conectadas à internet, dentro de qualquer uma das mídias sociais.

Segundo o IBGE, o Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet. Para faturar mais de 1 milhão de reais nesse mercado, você precisa conseguir vender para mil delas.

Outro ponto importante é que os produtos digitais normalmente têm margens de lucro acima de 50%, uma realidade muito distante para a maioria dos mercados. Isso se deve, principalmente, ao baixo custo operacional. A empresa não precisa ter nenhuma estrutura física e pode ter uma equipe extremamente enxuta.

Para você ter ideia, a grande maioria das pessoas começa sozinha nesse mercado, apenas com um computador na mão. O principal custo de um projeto é o investimento em anúncios nas plataformas do Facebook e do Google, que pode ser minimizado (e até mesmo zerado) se alinhado a uma estratégia de vendas adequada.

O que faz o Estrategista Digital e quem pode se tornar um?

Basicamente, o Estrategista Digital é o responsável por construir a estratégia de vendas desses produtos digitais. Ele identifica as necessidades e problemas de um determinado nicho e constrói uma linha de comunicação que vai conduzir essas pessoas até a compra do produto final.

Apesar de ser um profissional que trabalha ativamente com comunicação, o mercado não exige nenhum diploma e nem que você apareça na frente das câmeras. A maioria dos Estrategistas Digitais do país não têm nenhuma formação acadêmica em Marketing, Jornalismo ou Publicidade e ficam por trás das câmeras, nos bastidores, sem aparecer.

A grande verdade é que não faz diferença qual é a sua idade, o seu gênero ou qual é a sua formação acadêmica. Eu sei que parece clichê, mas esse mercado ainda é um oceano azul. Tudo o que você precisa para dar certo é de uma direção clara e humildade para se submeter ao processo. O problema é que pouca gente está disposta a isso.

Quanto ganha um Estrategista Digital?

O salário de um Estrategista Digital em formação está entre 5 e 10 mil reais mensais, podendo ser contratado como prestador de serviços ou carteira assinada. Só que, a partir do momento que o profissional domina a construção da estratégia de ponta a ponta e passa a influenciar diretamente no resultado das vendas, ele começa a receber percentual sobre cada um dos projetos.

Em projetos grandes que eu entro só pra pensar na estratégia, sem me preocupar com a operação, costumo cobrar pelo menos 10% das vendas.

Em outra perspectiva, desenvolver a habilidade de construir estratégias de vendas abre também a possibilidade de empreender no mercado de produtos digitais.

Se você é estrategista e também responsável por toda a parte operacional do processo de vendas, é comum que você receba por volta de 50% do faturamento. Os outros 50% normalmente ficam com o especialista, que é o professor do curso online.

Como se tornar um Estrategista Digital?

Embora esse seja o profissional mais importante e bem remunerado da internet, eu percebi que existia uma grande lacuna no mercado. Até então, não existia nenhum treinamento que explicava qual é o passo a passo para que profissionais de outras áreas se tornassem Estrategistas Digitais.

Então, para ensinar a qualquer tipo de pessoa o caminho que eu percorri para ser reconhecido neste mercado, eu decidi liberar gratuitamente, pela primeira vez, o Treinamento Estrategista Digital.

Serão 4 aulas ao vivo e sem enrolação, estruturadas a partir de um conteúdo da Escola Estado da Arte que antes estava disponível apenas para os nossos alunos. O meu principal objetivo neste treinamento é dar a segurança que as pessoas precisam para começar nessa nova profissão e transformar as suas realidades financeiras.

Clique aqui para se inscrever no Treinamento Estrategista Digital