Imóveis e Investimentos

Oferecido por
QuintoAndar
Conteúdo Patrocinado

Imóvel como investimento: o que é necessário avaliar antes da decisão?

Potencial de valorização, formas de pagamento e custos totais são alguns dos pontos a serem considerados

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O cenário econômico tem colocado os imóveis na mira de investidores há meses. O que antes era uma opção secundária na carteira, passou a ser enxergado como oportunidade a longo prazo. Diversos fatores influenciam a nova perspectiva, como por exemplo, a busca por diversificação na carteira, as mudanças no perfil comportamental dos consumidores e a queda histórica na taxa de juros. Para quem acompanha e deseja surfar a onda, é importante se atentar em detalhes da escolha e entender as entrelinhas antes da decisão.

“Conhecer o bairro e saber o que os arredores oferecem são fatores essenciais para considerar no momento da pesquisa”, diz Vicente Batista, head de produto do QuintoAndar.

A maior parte do processo de compra pode ser feito no ambiente digital com serviço que facilita o entendimento de cada detalhe, garante segurança e todo o suporte necessário. Veja dicas essenciais que devem auxiliar o seu processo de decisão:

1)Fique atento aos detalhes

 

 

Encontrar o imóvel ideal para investir vai além do bem em si. Pesquisar é necessário e a busca pode se repetir por semanas ou meses. O importante é ter tempo para pesquisar e entender se o preço sendo pedido pelo imóvel está acima ou abaixo do esperado. Assim, é possível identificar uma potencial valorização. Diversos fatores são importantes na decisão: Se for um prédio, por exemplo, é importante verificar se o apartamento está na frente ou nos fundos e entender qual é a melhor opção em meio à localização da rua, onde faz menos barulho ou tem mais luz, fatores considerados importantes para os consumidores. A vista, que garante mais bem-estar, também é um item de valorização.

Conheça os filtros oferecidos pelo QuintoAndar para buscar o imóvel mais adequado ao seu perfil

Ao encontrar o lugar que atenda às necessidades buscadas e caiba no bolso, o próximo passo é conhecer a vizinhança e o comércio local. Olhar o entorno é essencial para garantir que uma venda futura seja bem-sucedida. Examine se a rua ou avenida que o imóvel está localizado é plana ou íngreme, a quantidade de árvores que possui, se há feira no local. O importante é ter o entendimento da vizinhança e como isso pode afetar positiva ou negativamente o seu imóvel.

PUBLICIDADE

Vale identificar também se há estabelecimentos que façam algum tipo de ruído intermitente que possa causar desconforto. Do lado positivo, a potencial construção de shoppings e estações de metrô na região são interessantes para quem olha a propriedade com uma perspectiva de investimento no longo prazo.

2) Negocie bem e avalie a melhor maneira de pagar o imóvel

 

Pagar à vista é o melhor  negócio para aqueles que possuem essa disponibilidade. Mas vale sempre consultar um especialista que pode ajudar o comprador a chegar na melhor condição possível durante a negociação. Para aqueles que não dispõe de todos os recursos no ato da compra, há a opção de fazer um financiamento. Ao optar essa alternativa, vale considerar dar uma entrada de 30% ou mais do valor como uma estratégia para diminuir a quantidade de parcelas e a taxa de juros. É importante também pesquisar e encontrar boas taxas de financiamento, que podem variar de um banco para outro. O que nem todo mundo sabe é que existem soluções de empresas como o QuintoAndar, que faz todo o trâmite para garantir a melhor taxa em diversos bancos.

3) Examine a estrutura da construção

 

 

O imóvel tem rachaduras, umidade? Os canos e a fiação elétrica funcionam bem? E a qualidade da construção, é boa? Todas essas questões devem ser avaliadas no momento da visita. Entender se o imóvel precisa de algum reparo físico estrutural é importante para mensurar o seu valor, além de evitar problemas no futuro. Outro fator de atenção é a qualidade do acabamento, desde a pintura e o piso, até as portas e os metais da cozinha e do banheiro. Realizar essa vistoria é um desafio pois é necessário ter boas recomendações profissionais em cada especialidade, mas é uma etapa essencial na decisão. Seja para encanador, pedreiro, eletricista ou serviços semelhantes, o QuintoAndar conta com o auxílio de uma equipe de apoio, o que torna o processo mais fácil e seguro para a sua decisão.

PUBLICIDADE

4) Verifique a documentação

 

Em qualquer tipo de transação imobiliária, é muito importante analisar toda a documentação e o histórico jurídico da casa ou do apartamento de interesse, o que evita que o comprador não seja pego de surpresa com questões que podem até custar a perda do imóvel. Essa análise de risco é conhecida entre os profissionais do mercado como diligência (que vem da expressão em inglês “due diligence”).  Esse tipo de preocupação não precisa acontecer pelo QuintoAndar, por exemplo. A empresa intermedia toda a negociação e faz um estudo aprofundado da documentação do imóvel e do vendedor para garantir que não haja nenhum problema, tudo sem custos adicionais. Todo o processo do cartório também é feito por eles, que levam o contrato para que seja assinado, e em seguida, registrado.

Além disso, há não só atendimento especializado para tirar dúvidas e auxiliar durante a negociação, como também na avaliação das vírgulas do contrato, já que cada palavra ou frase são consideradas na negociação. Por esse motivo, não é necessário contatar advogados. “Aqui no QuintoAndar fazemos todo esse processo com segurança e sem burocracia, eliminando essa dor de cabeça e verticalizando todo o processo. Pegamos o comprador pela mão quando ele quer comprar o imóvel e só soltamos quando o vendedor recebeu seu dinheiro”, diz Batista.

5)Atenção aos custos extras

 

 

PUBLICIDADE

“Firmar a compra com o proprietário é o primeiro passo para dar sequência ao processo de documentação, que pode trazer despesas adicionais”, diz Alberto Ajzental, coordenador do curso em Desenvolvimento de Negócios Imobiliário da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O potencial comprador deve considerar que o preço de um imóvel não é apenas o valor anunciado. Há custos-extra que incluem, ainda, gastos na avaliação, impostos e taxas de financiamento. Para tornar esses desembolsos mais transparentes, o QuintoAndar informa ao cliente todos logo no início do processo, o que torna o negócio mais ágil e isento de surpresas.

Fontes: Vicente Batista, head de produto, do QuintoAndar, e Alberto Ajzental, coordenador do curso em Desenvolvimento de Negócios Imobiliário da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Veja também:
Investir em imóveis é pra você? Faça o teste e veja o seu perfil

Para quem busca diversidade e segurança a hora é de investir em imóveis