Imóveis e Investimentos

OFERECIDO POR
QuintoAndar
Conteúdo Patrocinado

Descubra se é hora de vender ou alugar seu imóvel

Taxas de juros mais baixas e economia instável exigem um novo olhar sobre seus ativos imobiliários e qual é o melhor destino para eles

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Adquirir imóveis costuma ser uma boa alternativa tanto para fins de moradia como para investimento. Os ativos imobiliários podem oferecer uma boa rentabilidade, com baixo risco, sendo uma opção atrativa principalmente em momentos de instabilidade e taxas de juros baixas – Selic a 2% ao ano – como a que estamos vivendo.

Com um imóvel, o investidor pode usufruir tanto da valorização do seu preço como do aluguel. E essa combinação permite o recebimento de uma renda mensal, além de um ganho patrimonial de longo prazo.

Apesar de algumas oscilações, quando avaliamos um período de 10 anos, a valorização do imóvel se mostra positiva e superior a aplicações em renda fixa.

Mas como saber se o imóvel de sua propriedade ainda pode valorizar acima da inflação e das aplicações de sua carteira de investimentos e ainda garantir uma renda mensal por meio de aluguel ou se é hora de vendê-lo?

Não existe regra única, para todos os imóveis e nem para todos os investidores. É preciso avaliar caso a caso. O QuintoAndar, em parceria com a InfoMoney, elencou alguns pontos para ajudar a entender qual é a melhor opção para o seu caso: vender ou alugar.

Valorização de imóveis

Avalie a capacidade de valorização do apartamento ou casa. Analise se a região do imóvel passará por melhorias, como instalação de estações de metrô, shoppings, projeto de reurbanização, entre outros. Isso pode acarretar uma importante valorização do imóvel nos próximos anos.

É importante manter um olhar atento no mercado. O QuintoAndar realizou um estudo recente em que aponta as variações de preços de aluguel nas micro-regiões da capital paulista. “São Paulo tem bairros com personalidades muito distintas, tanto no que diz respeito ao estilo de vida das pessoas quanto nas características dos imóveis”, explica Flávia Mussalem, gerente regional do QuintoAndar.

“Acompanhamos de perto o comportamento de cada bairro para orientar proprietários e inquilinos sobre a precificação correta dos imóveis – o que é crucial para aumentar a liquidez”, diz. É este monitoramento frequente que pode ajudar os investidores a tomarem na hora certa a decisão de vender ou alugar um imóvel.  Acesse essa ferramenta do QuintoAndar para conferir o monitoramento das valorizações de imóveis em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Reserva de emergência

Se está sem reserva de emergência com liquidez, talvez seja hora de vender algum de seus ativos imobiliários. Existem serviços online, como o QuintoAndar, que ajudam na venda de seu imóvel com praticamente todo o contato feito digitalmente e anúncio grátis nos maiores classificados do país, além de fotos e vídeos 360º.

Garantia de renda na aposentadoria

Colocar um imóvel para alugar pode se tornar mais interessante com a queda na taxa de juros. Os proventos do aluguel podem ser uma fonte importante de complemento para a renda familiar ou ainda garantir uma fonte de receita na aposentadoria.

A renda por meio de aluguel em maio/20 superou a Taxa Selic em 6 das 9 capitais observadas e supera bastante os ganhos com aplicações financeiras, segundo estudo realizado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Certeza de recebimento do aluguel

Para quem quer alugar, existem hoje serviços, como o aplicativo QuintoAndar, que garantem pagamento garantido todo dia 12 e proteção contra danos de até R$ 50 mil. Ou seja, o risco para o locatário é mínimo.

Conheça o Pagamento garantido do QuintoAndar.

Atualização de portfólio

Lembre-se de que imóveis sofrem uma deteriorização natural ao longo dos anos. Então, como qualquer investimento, é importante manter uma carteira atualizada, com valores em alta e uma melhor liquidez. Portanto, caso possua capital suficiente para manter uma reserva de emergência e garantir diversificação pode ser a hora de atualizar seu investimento imobiliário, trocando seu imóvel atual por um mais novo, garantindo uma melhor valorização. Com isso, o investidor que deseja mais segurança e investe de olho no longo prazo poderá garantir o retorno de seu ativo imobiliário.

INFOMONEY - Display_Publieditoriais_000x000_BRA_INFOMONEY_QUINTOANDAR_INVESTIMENTOS_OUT20