IM+

Oferecido por
im+ logo
Conteúdo Patrocinado

O que é importante olhar nos resultados trimestrais?

Veja como analisar balanços trimestrais e acompanhar os principais indicadores das empresas

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

As empresas que são negociadas na Bolsa de valores, são obrigadas a divulgar seus resultados periodicamente, com o intuito de informar investidores e reguladores sobre sua saúde financeira e econômica.

Os resultados são disponibilizados por diversos documentos que indicam bom termômetro para os investidores já que, no longo prazo, os preços das ações costumam refletir os fundamentos que aparecem nos números.

Descubra como o aplicativo IM+ pode te ajudar na sua jornada de investimentos

O que é importante olhar nos resultados?

Lucratividade

O que se deve olhar, primeiramente, é o lucro. Ele tem sido constante ou tem crescido? O lucro foi fruto de receitas recorrentes ou inéditas?

Não se deixe enganar por informações tão positivas. Primeiro, o investidor tem que ver a origem da melhora do resultado da empresa.

Dívidas

Outra coisa importante em um balanço é avaliar a estrutura e o controle de custos da companhia. A empresa mantém um padrão? Houve aumento exagerado de custos? A dívida é muito alta comparada a geração de caixa? Se sim, então pode ser um sinal de uma má administração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cabe ressaltar que endividamento normalmente é visto como algo negativo para as pessoas físicas, no entanto, para alguns casos pode ser bom, por exemplo se o custo de captação dos recursos é baixo em relação aos retornos que este capital está gerando com o crescimento dos resultados da empresa.

Periodicidade

Os relatórios trimestrais são uma forma de orientar o investidor sobre os rumos da empresa.

Caso pense em investir a longo prazo, nunca deve-se olhar para a divulgação de resultados separadamente e sim comparar as informações com aquelas que foram divulgadas no mesmo período do ano anterior, para ter uma noção de evolução em termos de despesas e receitas.

É interessante somar os últimos quatro trimestres e comparar com o período anterior, para analisar se a companhia está em crescimento e, principalmente, se ela está entregando o que promete.

E o que mais?

Além desses aspectos para serem analisados, é interessante estar atento aos indicadores fundamentalistas, dados relacionados com os resultados de uma empresa.

Com eles, você pode ter uma visão mais completa da companhia, entendendo se ela apresenta boas expectativas para o futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como analisar os indicadores fundamentalistas?
No aplicativo IM+, além de você ter o controle total da sua carteira de investimentos, a organização dos seus gastos e ganhos e acesso as principais notícias do mercado, também é possível acessar os principais indicadores das empresas e ações, como P/L(Preço sobre Lucro), VPA (Valor patrimonial por ação),  ROE (Return on Equity), entre outras informações.

O IM+  pode ser baixado gratuitamente e está disponível para sistemas Android e iOS.