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Estratégia de compra inteligente rende descontos de até 35%

Valor pode ser obtido por quem espera o momento certo para trocar pontos por milhas em programas de fidelidade – e depois vende essas milhas

MoneyLab

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Uma estratégia de compra ainda pouco conhecida no Brasil permite adquirir produtos com até 35% de desconto. Ela envolve o uso inteligente de quatro benefícios: as promoções das grandes redes varejistas, os programas de pontos ligados aos bancos, os programas de milhas das companhias aéreas e o site de negociação de milhas MaxMilhas.

Quem sabe operar esses quatro sistemas consegue, por exemplo, pagar menos de R$ 4,6 mil por um celular de última geração vendido nas lojas por R$ 7 mil. E isso vale também na compra de eletrodomésticos, móveis, produtos de beleza e diversos outros itens. Para empregar essa estratégia, é preciso entender como esse ecossistema funciona.

Os bancos utilizam programas de pontos para fidelizar clientes e estimular o uso de cartão de crédito, mais rentável a eles. Conforme seus gastos, os clientes acumulam pontos que podem ser utilizados na compra de produtos e serviços.

As companhias aéreas mantêm seus programas de milhas, por motivos semelhantes. Ao recompensá-los com milhas que só podem ser utilizadas na compra de passagens na própria companhia, buscam fidelizar clientes e aumentar a venda de viagens.

Como esses dois grupos de programas têm milhões de usuários no Brasil – e boa parte deles valoriza muito o acúmulo de pontos e milhas –, as redes varejistas também utilizam ambos para atrair clientes. Elas fazem isso por meio de promoções que dão certa quantidade de pontos ou milhas para cada real gasto na compra de seus produtos, independentemente da forma de pagamento. Quem paga com cartão de crédito soma ainda os pontos do programa de fidelidade do cartão.

Milhas em dobro

A estratégia que rende descontos de até 35% nessas compras envolve uma tática que as companhias aéreas costumam adotar para turbinar suas vendas. Periodicamente, elas fazem campanhas para estimular as pessoas a utilizar o seu saldo nos programas de pontos – um valor cobiçado por vários segmentos – na compra de milhas em seus programas de fidelidade, que só podem ser usadas em passagens. Uma promoção comum é dobrar o saldo, isto é, dar 100% de bônus na transferência de pontos dos programas de banco para os programas das companhias aéreas.

É aí que entra o serviço oferecido pela MaxMilhas. Criada em 2013, a empresa atua como um marketplace que conecta compradores de passagens a vendedores de milhas, beneficiando ambas as partes.

Quem viaja acaba pagando mais barato pelas passagens, e quem tem saldo nos programas das companhias aéreas consegue vendê-lo por um valor que hoje gira em torno de R$ 23 a cada mil milhas.

A estratégia para o desconto de até 35% consiste em se associar a esses programas de fidelidade, comprar o produto desejado na rede varejista que estiver dando mais pontos de bonificação e aguardar uma promoção para converter esses pontos no dobro de milhas. Existem sites que acompanham de perto esse mercado, divulgando as promoções mais vantajosas para quem possui pontos ou milhas, como o Passageiro de Primeira. Por fim, basta vender as milhas para usufruir o desconto.

O gerente de negócios da MaxMilhas, Rafael Palácio, cita um exemplo recente. Um cliente comprou uma versão nova de um smartphone por R$ 6.999, em uma promoção que dava oito pontos no programa Esfera para cada real gasto em suas lojas. Acumulou, portanto, 55.992 pontos.

Poucos dias depois, esse cliente aproveitou uma campanha de milhas em dobro do programa Smiles e transformou o saldo gerado na compra do celular em 111.984 milhas. Em seguida, vendeu essas milhas por R$ 2.407, reduzindo para R$ 4.591 o valor efetivamente gasto na compra do aparelho – ou 35% de desconto. “Esse é só um exemplo”, diz Palácio. “Dependendo das promoções que o cliente aproveita, o desconto pode char a 50%.”

Ele ressalta que, além desse desconto, os clientes ainda mantêm o acúmulo de pontos do cartão de crédito. E recomenda que as pessoas fiquem atentas às promoções oferecidas pelas redes de varejo e pelos programas de fidelidade das companhias aéreas. “Elas costumam acontecer todas as semanas”, afirma o gerente de negócios da MaxMilhas. “Então basta se programar, criar a melhor estratégia, ficar ligado nas promoções e aproveitar para comprar os produtos com preços mais baratos que no exterior.”

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