Clear Corretora

Oferecido por
Conteúdo Patrocinado

Como a Inteligência Artificial ajuda investidores da Bolsa a corrigirem erros

Clear lança o AIA Score, um relatório detalhado sobre o comportamento do day trader e aponta correções de rota

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A ideia quase romântica de que basta ousadia e sangue frio para que o profissional que atua como day trader ganhe dinheiro, além de enganosa leva muita gente a prejuízos que o joga para fora do mercado. Além do conhecimento técnico sobre a dinâmica do mercado acionário, a capacidade de se manter aderente aos objetivos e limites propostos, evitando vieses cognitivos prejudiciais, são determinantes para o sucesso do profissional.

A tecnologia vem ajudando à mostrar os comportamentos nocivos e apontar correções de rota. A novidade adotada por corretoras nos últimos anos, para dar suporte ao day trader, é o uso da Inteligência Artificial (IA).

Na Clear Corretora, que pertence ao Grupo XP e é considerada uma corretora especializada em day trade’, desde o final de 2020 os investidores têm acesso à Assistente de Inteligência Artificial (AIA) que identifica padrões de comportamento inconsciente do operador e fornece dicas que visam ajudar a sua performance.

A novidade que está sendo lançada agora pela Clear é o AIA Score, um subproduto da AIA que propõe análises e relatórios ainda mais personalizados para o day trader.

“Neste quase um ano e meio da AIA percebemos uma demanda dos clientes por mais conteúdos que os ajude a aprimorar a técnica e com maior detalhamento da performance. Foi para atender a esta demanda que criamos o produto AIA Score, que aponta os erros do trader, muitas vezes fruto de vieses cognitivos”, comenta Gustavo Fonseca, um dos idealizadores do produto.

Invista na corretora especializada em day trade. Abra uma conta gratuita na Clear

Como funciona

O AIA Score é um relatório de performance altamente personalizado oferecido para quem atua com mini contratos de dólar e índice, onde se concentra a atuação de quem opera como day trader. O índice geral de performance vai de 0 a 10. Quanto maior a nota, melhor o desempenho do investidor dentro dos critérios analisados.

“O score foi construído para ter uma alta correlação com a possibilidade de o cliente chegar ao final do período com ganhos, algo entre 75% e 80%”, explica Gustavo Mello, que também participou da criação do produto.

Para chegar ao score final, a ferramenta analisa sete scores menores capazes de captar erros ou inconsistências na atuação do trader. Um dos indicadores ou score com maior peso na nota final é o “Max Loss vs Gain Médio”, ou a relação do máximo que ele perde com a média do que ele ganha.

Este score tem relação com o maior medo de um trader, o ‘dia de fúria’. “O trader começa perdendo, não aceita, e vai dobrando a exposição. A gente mostra a importância de sempre acompanhar a média do que ganha e não perder mais do que isto”, explica Mello, acrescentando que este indicador pode funcionar como uma espécie de ‘stop loss’ para o investidor.

“Ele precisa calcular diariamente sua média de ganho e, se o mercado estiver ruim, sair da mesa quando as perdas estiverem próximas daquele valor. É uma questão de saber perder e pensar o trading como uma jornada de longo prazo.”

Outros dois scores importantes, destacados pelo também idealizador do AIA Score, Matheus Santos, são a assertividade, que mede qual o percentual das operações que ele termina ganhando, e o payoff, que é a relação do quanto o cliente ganha pelo quanto ele perde.

“Não adianta ter 90% de assertividade se, no dia ruim, ele entrega todo o ganho, não respeitando o outro indicador, do máximo que ele perde com a média do que ele ganha. Tentamos educar o trader para que ele olhe os scores de forma combinada e entenda seus pontos fracos e fortes.”

Os idealizadores do projeto destacaram também o score de Preço Médio, que aponta o uso de uma estratégia perigosa utilizada por traders em momentos de adversidade, na esperança de reverter o prejuízo. Ele vai dobrando a exposição alterando o preço médio da operação, na expectativa por uma virada do mercado, que nem sempre vem.

“O problema é que esta estratégia funciona as vezes, mas quando não funciona as perdas podem ser tão grandes que pode ser o último dia dele no mercado”, explica Mello, acrescentando que é um risco muito grande para um retorno desproporcional. A Inteligência Artificial da Clear identifica momentos em que o investidor utilizou esta estratégia e penaliza o score dele.

Invista na corretora especializada em day trade. Abra uma conta gratuita na Clear

Entre os demais scores analisados pelo AIA Score estão “Estabilidade”, “Gain diário vs Loss diário” e “Taxa de Dias Vencedores”. Após analisar a primeira quinzena do mês e, depois, o mês completo, o AIA Score gera uma análise detalhada para o day trader e também compara o comportamento dele com a média dos demais traders analisados.

Trabalhar em cima dos pontos fracos e preservar os pontos fortes apontados pelo AIA Score significa elevar as probabilidades de ganhos, a partir de um aprimoramento da técnica e do controle psicológico no trade. “Queremos ajudar o trader a construir uma estratégia que seja ganhadora e resistente a qualquer condição de mercado.”

Disclaimer: Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO CLEAR CORRETORA, que é uma marca da XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A . Este material foi elaborado pela CLEAR CORRETORA (“Clear”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Clear não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A Clear não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Para mais informações ligue para 4003-6245 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-887-9107 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4950-2199. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 40404. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800-200-5550. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades).