Clear Corretora

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

Queda da Bolsa de Valores: devo me desesperar?

Filipe Fradinho, analista da Clear Corretora, explica como o investidor deve reagir no atual cenário econômico

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

No dia 24 de janeiro de 2020, o Ibovespa atingiu sua máxima histórica, com 119.593 pontos. No entanto, nas últimas semanas, as notícias têm sido de constantes quedas da Bolsa de Valores.

Na semana passada, as negociações do Ibovespa foram suspensas quatro vezes em três pregões. Mas e agora? Deve cair mais?

De acordo com Filipe Fradinho, o FradGain, analista da Clear Corretora, isso sempre é possível. “Poder cair mais, sempre pode cair. Não podemos deixar fechado que vai recuperar”, explica.

PUBLICIDADE

FradGain lembrou que na sexta-feira, o Ibovespa teve mais de 10% de alta. Porém, o índice acumula uma baixa de 15% de segunda-feira (9) até a sexta-feira (13), o que foi o pior desempenho para uma semana desde a crise de 2008.

É hora de comprar ações?

O analista pede cautela. “Ainda não, a não ser que esteja vendo uma posição de muito longo prazo, acima de um ou dois anos. Também não é para comprar tudo de uma vez só. Comprar de pouquinho e ir montando uma posição com preço médio”, comenta.

Para FradGain, só há uma certeza. “Não é o momento de vender. Para comprar, espera dar sinais mais claros, como a notícia de uma vacina ou a queda de mortalidade por causa do coronavírus”, diz.

Dicas para o investidor

“São nesses momentos de caos que aprendemos. Há uma expressão do mercado financeiro que diz que quando a maré está alta, todo mundo está de roupa. Você só vê quem está pelado, quando a maré está baixa”, diz.

Fradinho recomenda muito estudo e, principalmente, estar disposto a perder. “Alguém ganha porque alguém perde. Então, é um momento de aprendizado. Eu nunca passei pelo segundo nível de circuit breaker, é um momento interessante para aprender”, comenta.

Para os que estão sofrendo mais, a dica é simples “Não fica olhando a plataforma, o site da corretora. Se o cara tem posição e não pretende zerar, não é para ficar olhando”, conclui.

Clear Corretora

PUBLICIDADE

E para aproveitar os altos e baixos da Bolsa, a Clear Corretora é uma opção interessante.

Além da taxa zero de corretagem, a Clear tem uma série de benefícios que auxiliam o investidor a otimizar os lucros.

Todos os dias, o cliente da Clear pode acompanhar gratuitamente, pelo Youtube, três salas com analistas ao vivo falando sobre o mercado. O blog da Clear também é outro diferencial.

O mais importante, no entanto, é o time de analistas: Rafael Ribeiro, Fernando Góes, Wilson Neto, Filipe Fradinho e Charlles Nader.

“Poucas corretoras têm um time que compreende todas essas modalidades: swing trade, opções, tape reading e day trade”, explica Fradinho.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa e ganhe com dividendos: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO CLEAR CORRETORA, que é uma marca da XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A Este material foi elaborado pela CLEAR CORRETORA (“Clear”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas.

As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis.

PUBLICIDADE

A Clear não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento.

A Clear não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.
Para mais informações ligue para 4003-6245 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-887-9107 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4950-2199. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 40404. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800-200-5550. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades).