Conteúdo oferecido por

O que evitar na hora de escolher os investimentos, segundo os analistas da Clear

A principal recomendação para o investidor em bolsa é fugir de atuações generalistas com diferentes ativos e estratégias simultâneas

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

As incertezas políticas, os juros altos na casa dos 13,75% ao ano e as previsões de desaceleração da econômica global e brasileira, davam o tom das perspectivas negativas para a bolsa de valores na virada do ano. Janeiro, em que pese a volatilidade elevada, acabou surpreendendo e com a ajuda das commodities e da melhora na trajetória da inflação global registrou alta de 3,4%.

O dólar também surpreendeu e recuou quase 4%, a R$ 5,073. Cenários como este, marcados por volatilidade e surpresa no desempenho dos ativos, fazem parte do dia a dia dos day trades. É ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade para buscar ganhos.

Navegar em cenários voláteis, na visão de Roberto Indech, vice-presidente de Relações Institucionais da Clear, corretora que investe em inovação para melhorar a performance dos clientes, o que separa um trader de sucesso dos demais é o grau de especialização.

Continua depois da publicidade

“A dica de ouro é sempre evitar atuações generalistas. As chances de sucesso aumentam na medida em que o trader se especializa em ações, câmbio ou mini contratos, por exemplo. Quem escolhe tocar frentes distintas na maioria dos casos não conseguem sustentar um desempenho”, comenta Indech.

O executivo acrescenta como dica que o ideal é, dentro da proposta de especialização, que o trader escolha o ativo e a estratégia mais em linha com o seu perfil.

“Aquela estratégia deve gerar prazer e satisfação no dia a dia do trader, sempre orientando suas ações para um retorno de médio e longo prazos.” O VP da Clear Corretora acrescenta como dica a necessidade de persistir dentro do modelo de especialização escolhido.

Publicidade

“O investidor estuda análise técnica, monta uma estratégia, testa aquela estratégia incansavelmente, refina a estratégia, se especializa nela e depois executa com maestria. É o tempo que dará resultado.”

Os analistas da Clear também acrescentam, entre as dicas para o day trader operar com mais eficiência o monitoramento da volatilidade para que aproveite momentos de instabilidade e use a seu favor. Outra sugestão é sempre manter o risco por operação padronizado para não ter assimetria excessiva nas perdas.

“E montar operações com alguma vantagem matemática, seja do ponto de vista da probabilidade daquela operação ir a favor do trader ou do retorno potencial ser duas ou três vezes maior do que o risco”, comentam os analistas da Clear.

Continua depois da publicidade

“Na nossa área, a única certeza é a volatilidade. Outra dica importante para este ano é que cada um conheça seu operacional e seu apetite a risco para saber aproveitar os momentos de alta e de baixa da volatilidade para tirar proveito”, explica Roberto Indech.

“O bom é que o day trader não fica amarrado na posição de um dia para o outro. As notícias podem gerar gaps de baixa, mas como o day trader tem liberdade para entrar e sair durante o dia de suas posições pode ter ganhos mesmo em momentos voláteis.”

Invista na Bolsa com taxa ZERO para corretagem de ações: abra uma conta gratuita na Clear.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.