Ao vivo Petrobras: volatilidade das ações perto da mínima dá oportunidade para ganhar com balanço

Petrobras: volatilidade das ações perto da mínima dá oportunidade para ganhar com balanço

Clear Corretora

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

Minicontratos: as vantagens de operar um investimento acessível e com alavancagem alta

Minicontrato se destaca cade vez mais no mercado. Entenda:

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
(Shutterstock)

O número de produtos disponíveis no mercado financeiro cresce a cada dia. E, mesmo diante de tantas ofertas, há um produto em particular que ganha cada vez mais destaque quando o assunto é renda variável: os minicontratos.

Esse tipo de aplicação funciona como um contrato futuro negociado na bolsa brasileira. Os dois tipos de minicontratos negociados na bolsa são o mini-índice (Ibovespa) e o minidólar. O mini Ibovespa vem batendo sucessivos recordes de negociação na bolsa nesse início de ano.

Os minicontratos basicamente são acordos de compra e venda do índice ou dólar. Nesse compromisso, ambas as partes acordam o preço de um ativo para o pagamento em uma data futura. Seu valor baixo permite que mesmo o investidor com pouco capital possa especular sobre o preço dos ativos no mercado financeiro. Segundo André Moraes, analista da Clear Corretora, com R$ 25 na conta já é possível investir em minicontratos no day trade.

PUBLICIDADE

Se há 10 anos a negociação de minicontratos nem existia no Brasil, desde 2016 o crescimento do volume de operações com esses contratos foi de quase três vezes o aumento de número de investidores na bolsa. Boas plataformas e a oportunidade de operar sem taxa de corretagem, como a corretora Clear faz, por exemplo, também ajudam desenvolver o mercado.

Clique aqui e abra sua conta na Clear.

“Antes, só existiam os contratos futuros cheios de dólar ou Ibovespa. Eram contratos criados com objetivo de hedgear [proteger os investimentos da variação cambial] a posição. Mas muitos investidores usavam esse contrato para fazer trade no curto prazo e era necessário ter um capital grande para operar. Então, com objetivo de abrir o leque e atrair pequenos investidores, foram criados os minicontratos, com lotes cinco vezes menores”, explica Moraes.

Por conta dos valores acessíveis, os minicontratos são interessantes tanto para quem está começando, quanto para quem já é experiente. “Vale a pena para o investidor iniciante que não precisa de um grande capital para operar e se tudo der errado você perde muito pouco. E também é interessante para quem já é experiente e consegue fazer desde um swing trade até scalping”, diz Moraes.

A possibilidade de alavancagem também é um ponto positivo. Isso porque, ao negociar um minicontrato, o investidor não paga por ele, e sim pela sua variação. “Isso acaba sendo uma vantagem ainda maior para quem já opera e tem bastante experiência. Com R$ 10 mil na conta é possível tomar posições de milhões de reais. Além disso, dá para investir em renda fixa (ou ações com prazos mais longos) e utilizar a margem gerada com esses produtos para operar minicontratos”, explica Moraes.

A liquidez desse produto é alta devido à grande quantidade de negócios que ocorrem diariamente. Isso facilita a entrada e saída das operações.

PUBLICIDADE

Quer operar minicontratos sem pagar taxa de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na corretora Clear.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO CLEAR CORRETORA, que é uma marca da XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A . Este material foi elaborado pela CLEAR CORRETORA (“Clear”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Clear não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A Clear não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Para mais informações ligue para 4003-6245 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-887-9107 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4950-2199. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 40404. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800-200-5550. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades). ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.

Leia também