Clear Corretora

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

Com Selic a 5%, fundos imobiliários se tornam boa opção para diversificação com rentabilidade mais interessante

Os fundos imobiliários são classificados como renda variável e têm uma série de vantagens

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Com a Selic a 5% ao ano, o investidor precisa procurar alternativas à renda fixa se quiser continuar ganhando dinheiro. No entanto, muitas pessoas têm receio de começar a investir em ações por não terem um perfil mais agressivo. E isso não é um problema. Outras opções suprem bem esse intervalo entre renda fixa e ações.

Entre elas estão os Fundos Imobiliários (FIIs), que basicamente são uma maneira de ganhar dinheiro com a renda de aluguéis e compra e venda de imóveis sem tem que adquirir um e trabalhando uma volatilidade menor do que as ações da bolsa de valores.

Mas não se engane, esse tipo de aplicação é classificada como renda variável, e tem uma série de vantagens. Na prática, o investidor compra cotas de um fundo, que é gerido por um terceiro. E em um cenário de juro baixo e agenda reformista sendo executada, os FIIs podem ser uma boa opção.

PUBLICIDADE

“Os FIIs têm maior liquidez que os imóveis. Vender um fundo imobiliário é muito mais rápido do que um imóvel físico, sem contar que há isenção de Imposto de Renda sobre rendimentos”, explica Filipe Fradinho, conhecido como FradGain, analista da Clear Corretora.

Segundo ele, a vantagem fiscal é um grande diferencial para o investidor. Ainda, se o investidor optar por corretoras como a Clear, em que a corretagem é zero e não há taxa de custódia, os benefícios aumentam.

Para pequenos investidores, os fundos são uma boa opção de diversificação e uma forma de investir no setor imobiliário mesmo sem ter o dinheiro para comprar um imóvel, shopping, galpões, escritórios ou outro tipo de ativo do segmento.

FradGain explica que há dois principais tipos de fundo: os fundos de tijolo e os fundos de papéis. “Os de tijolo são os que possuem uma construção de fato, como um prédio, com endereço. Eles geram rendimento por meio de compra e venda ou locação. Já os de papeis são títulos atrelados a recebíveis imobiliários, que geralmente são de renda fixa e voltados ao setor como a LCI ou CRI”, explica.

Outro ponto importante e uma vantagem é que não é preciso ter muito dinheiro para ter acesso a esse tipo de investimentos. É preciso comprar no mínimo uma cota do fundo e por menos de R$ 100 o investidor já encontra boas opções.

“Precisamos desmistificar esse tipo de investimento. Uma boa forma de estudar esse tipo de aplicação é conhecer o IFIX o índice de FIIs que contém os 92 principais fundos. Para quem estiver começando recomendo que confira. São fundos com maior liquidez, que são mais analisados em relatórios. É uma ótima porta de entrada para quem está vindo da renda fixa e quer começar na renda variável”, explica.

PUBLICIDADE

Clientes da Clear Corretora que investirem em fundos imobiliários terão acesso exclusivo a relatórios mensais feito pelo time de analistas da corretora, com recomendações sobre esse tipo de aplicação.

Quer conhecer mais sobre FIIs e começar a investir? Abra uma conta gratuitamente na Clear corretora – a taxa é zero.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO CLEAR CORRETORA, que é uma marca da XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A . Este material foi elaborado pela CLEAR CORRETORA (“Clear”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Clear não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A Clear não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Para mais informações ligue para 4003-6245 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-887-9107 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4950-2199. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 40404. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800-200-5550. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades).