AO VIVO Trader Ariane Campolim mostra como gerenciar riscos e controlar emocional em suas operações

Trader Ariane Campolim mostra como gerenciar riscos e controlar emocional em suas operações

Clear Corretora

Oferecido por
Conteúdo Patrocinado

Clear Corretora lança ‘personal trader’ para ajudar investidores a operar melhor

Assistente de Inteligência Artificial (AIA) identifica padrões de comportamento inconsciente do operador e fornece relatórios e dicas que podem ajudar na performance

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Quem faz exercícios físicos com frequência sabe a importância de contar com o acompanhamento de um profissional, o personal trainer. Assim é possível aprender os  movimentos do corpo mais precisos e corretos para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios – e evitar contusões. O raciocínio vale também para os operadores de renda variável. Aqui a performance não é contabilizada com o ganho de músculos ou de resistência física, e sim na assertividade das operações.

Por isso a Clear Corretora lança o Assistente de Inteligência Artificial (AIA), o ‘personal trader”, uma iniciativa inédita no Brasil. Trata-se de um robô assistente baseado em inteligência de dados que avalia automaticamente as operações feitas pelo trader que opera na BM&F, a Bolsa de Mercadorias & Futuros.

“O objetivo é identificar comportamentos inconscientes do trader que podem impactar de maneira negativa sobre a sua performance”, explica Bernardo Aflalo, especialista de Renda Variável da Clear e idealizador do projeto. A AIA identifica esses padrões comportamentais e transforma a análise em um relatório personalizado.

A ferramenta foi testada por seis meses* com um grupo de aproximadamente 20 mil traders com resultados muito positivos: houve, em média, melhora de R$ 0,24 por contrato operado no grupo impactado pela iniciativa. Além disso, dos 6 mil clientes que avaliaram a solução, 85% dos usuários deu notas 9 ou 10.**

Os clientes da Clear que operam contratos de mini-índice e mini-dólar vão passar a receber de maneira automática e totalmente gratuita um relatório com as suas estatísticas por email. O documento pode ir acompanhado também de dicas para potencialmente melhorar o desempenho. “Nos próximos meses, pretendemos estender a ferramenta para outros serviços da Bovespa”, diz Aflalo.

Comportamento padrão

Embora a análise da AIA seja personalizada, a equipe da Clear identificou alguns padrões recorrentes na atividade do trader durante o período de testes, que começou em outubro do ano passado. Um desses comportamentos inconscientes é a predisposição do investidor em segurar posições de perda. “Os operadores geralmente não assumem de imediato a perda, e ao esperarem para se desfazer do ativo, acabam aumentando o prejuízo”, diz Aflalo.

Do outro lado, quando o operador está com uma posição de ganho, a tendência é realizar o lucro de maneira curta – ou seja, vender o ativo que ainda tinha potencial de valorizar um pouco mais.

PUBLICIDADE

Outra situação recorrente é o superotimismo. No momento em que o trader tem uma sequência de ganhos, ele tende a “aumentar a mão” e fazer muitas operações ao mesmo tempo para abarcar ainda mais lucro, deixando de lado o gerenciamento adequado de risco. “Observamos que em muitos desses casos, o investidor perde tudo o que ganhou”, afirma Aflalo. Por isso, ele recomenda ao operador nunca se expor mais do que o plano de gerenciamento de risco inicial.

Iniciativa inédita no Brasil

Embora o uso de algoritmos que operam automaticamente no mercado de renda variável seja popular no País, os profissionais da mesa de renda variável da Clear notaram que a maioria dos clientes não opera com robôs.

A partir dessa percepção, o time começou a trabalhar para identificar padrões de comportamento que prejudicam o desempenho do trader. Uma das conclusões dessa observação é que os operadores apresentavam padrões de comportamento inconscientes, que passavam despercebidos em suas avaliações individuais. Esse foi o ponto de partida para que a equipe passasse a recolher de maneira objetiva dados das operações para alimentar o robô, programado para fornecer análises mais precisas.

Não demorou para que o projeto ganhasse nome – AIA – e começasse a ser testado. A iniciativa faz parte do compromisso da Clear em oferecer educação financeira aos investidores. A tecnologia é uma das principais aliadas nessa missão.  “O nosso diferencial é a tecnologia, por isso vamos investir cada vez mais nessa área para sempre estar na frente”, diz Roberto Indech, Estrategista-chefe da Clear.

O lançamento da AIA acontece depois do processo de reformulação do site e do app da corretora, projeto que recebeu R$10 milhões de investimento. O empenho da empresa foi recompensado. O home broker da Clear foi reconhecido como o melhor do País pela plataforma Yubb, que produz o guia de “Melhores Empresas de Investimentos” com base na avaliação de mais de 110 mil investidores, e realizado no período de 31 de janeiro de 2020 a 31 de janeiro de 2021.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações

*Dados médios comparando clientes que foram impactados contra os que não foram impactados pela iniciativa, após 7 dias da comunicação da AIA. Dados consultados entre 14/10/2010 e 18/03/2021.

PUBLICIDADE

**Os resultados apresentados acima não representam qualquer garantia de que à adoção dos padrões sugeridos pela AIA traz melhora efetiva na performance das suas operações, sendo uma mera referência estatística e informação do cliente feita com base na coleta e análise de dados históricos da base de clientes da Clear.

Disclaimer: Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO CLEAR CORRETORA, que é uma marca da XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A . Este material foi elaborado pela CLEAR CORRETORA (“Clear”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Clear não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A Clear não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Para mais informações ligue para 4003-6245 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-887-9107 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4950-2199. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 40404. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800-200-5550. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades).