O futuro das transações financeiras via WhatsApp e Facebook

As empresas do grupo comandado por Mark Zuckerberg possuem grande aderência com o público em todo o mundo. A rede social Facebook possui 2,6 milhões de contas ativas mensalmente. Já o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado do mundo, com 1,5 bilhão de usuários.Como são extremamente populares, até mesmo as empresas utilizam essas ferramentas para […]

Equipe InfoMoney

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As empresas do grupo comandado por Mark Zuckerberg possuem grande aderência com o público em todo o mundo. A rede social Facebook possui 2,6 milhões de contas ativas mensalmente. Já o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado do mundo, com 1,5 bilhão de usuários.

Como são extremamente populares, até mesmo as empresas utilizam essas ferramentas para facilitar o atendimento e a comunicação com seus clientes. Com novidades constantes sendo incorporados aos apps, uma das estratégias é a realização de transações financeiras.

Integração dos produtos do grupo Facebook

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Os primeiros passos já estão sendo tomados pela companhia a alguns anos, mas se intensificaram em 2019. Em abril, durante a conferência anual do Facebook com desenvolvedores – a F8 –, o CEO do grupo mostrou que estão fazendo integrações mais profundas entre as suas soluções – Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram.

Outra novidade em relação ao WhatsApp e ao Messenger é expansão da opção de pagamentos e envio de dinheiro dentro do aplicativo. Desde o ano passado, essa funcionalidade já está nas versões de testes aplicada na Índia, um de seus principais mercados.

Libra: a criptomoeda do Facebook e do WhatsApp

Em junho, após muitas especulações, o Facebook divulgou oficialmente a Libra, moeda digital do grupo. Com sua própria criptomoeda, a entrada definitiva no mundo financeiro e na oferta de serviços digitais.

Com o aporte financeiro de empresas como Visa, Mastercard, PayPall, Uber, eBay, Spotify, Mercado Pago, entre outros, uma organização independente e sem fins lucrativos será lançada para governar a rede que sustenta sua criptomoeda.

Além disso, o grupo de Mark Zuckerberg lançou uma nova subsidiária, para separar dados sociais e financeiros: a Calibra.

A expectativa é que a Libra possa ser usada para transferências entre usuários no WhatsApp e no Messenger inicialmente. O objetivo é que seja tão simples como enviar uma mensagem de texto ou de áudio.

Outras funcionalidades financeiras diárias poderão ser realizadas, com implementação gradativa:

Ainda não foram divulgados detalhes de como a Libra será implementada e nem quais países aceitarão. Inicialmente, no entanto, o Brasil não deve se enquadrar nesse sistema.

Os concorrentes também estão de olho nesse nicho. O Telegram, por exemplo, também está trabalhando na criação da Gram, sua própria criptomoeda.

Empresas devem explorar as potencialidades da plataforma

Com essa iniciativa, o Facebook se torna a maior fintech do mundo, então? Ainda é cedo para qualquer prognóstico. No entanto, já é importante que as empresas comecem a trabalhar com essas possibilidades.

Diversas instituições financeiras brasileiras já começaram a oferecer funcionalidades através do WhatsApp e Messenger. Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, por exemplo, permitem o uso dos apps para consultar saldo e fazer transferências, por exemplo. A expectativa é que mais funcionalidades sejam incorporadas de acordo com o aumento do uso e da demanda.

Isso é possível explorar essas e outras possibilidades, como um chatbot, utilizando a WhatsApp Business API, integração da versão para negócios do app. Quer entender melhor o que é uma API? Leia o artigo!

Chatbots podem reduzir os custos operacionais excessivos dos serviços bancários, resolvendo de maneira automatizada as consultas dos clientes. Essa é uma das conclusões da pesquisa “AI em Fintech” realizado pela Juniper Research. A estimativa é que o setor financeiro tenha uma economia nos seus custos operacionais de até US$ 7,3 bilhões globalmente até 2023.

A tendência é que os chatbots irão substituir grande partes dos aplicativos de terceiros. Com a preferência dos usuários pelos aplicativos que já utilizam no dia a dia, em especial o WhatsApp, é importante que seu negócio também esteja presente nessa ferramenta de comunicação para facilitar essa interação.

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