Ricardo Paes de Barros chama atenção para falta de diálogo entre educação e atividade econômica no Brasil

Brasil investe em educação, mas não colhe resultados efetivos no lado da produtividade

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O Brasil investiu volumes significativos em educação nos últimos anos. Mas, para Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, esse esforço não tem se traduzido em melhora econômica e produtividade no trabalho.

Paes de Barros apresentou, durante o Fórum Nacional de Educação e Inovação, evento promovido pelo LIDE, um gráfico no qual mostrou quanto cada ano de escolaridade acrescenta em produtividade por trabalhador por ano. Em países como Japão e Coreia, o resultado é de um acréscimo de US$ 7 mil, enquanto nações como Chile, França e Tailândia acrescentam US$ 3 mil, mas o Brasil forma um grupo à parte: o ano de escolaridade não gera nenhum impacto significativo na produtividade do país.

Para reverter essa situação, Paes de Barros defende como uma alternativa seguir o modelo de ensino integral. “A nossa escolaridade não está falando com o nosso desenvolvimento”, reforça. Veja, abaixo, a apresentação na íntegra.

Continua depois da publicidade