Veja como diminuir a burocracia na recuperação de dados de Declaração de Importação (DI)

Serviço da e.Mix, empresa especializada em softwares para comércio exterior, ajuda quem trabalha no setor a organizar e acessar as informações.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Quem trabalha no segmento de comércio exterior está acostumado a lidar com os diversos tipos de trâmites necessários para os processos de importação e exportação. Tamanho número de documentos exigidos para fazer andar qualquer transação aduaneira pode tornar o dia a dia bastante burocrático, além de gerar uma infinidade de informações que precisam ser acessadas no futuro por diversos motivos.

Entre a imensa papelada de todos os dias em empresas de aduana, se destacam as Declarações de Importação – conhecidas pela abreviação DI”s. Existem tipos diferentes a depender da natureza e situação dos itens importados, mas de qualquer forma elas precisam ser processadas eletronicamente para a Receita Federal.

Entre as exigências do governo para poder tributar adequadamente cada produto estão identificações, classificações, valores e origens. Com tantos dados solicitados, alguns acabam se perdendo e gerando um trabalho bem maior para serem encontrados novamente no futuro quando necessário – geralmente para auditorias, exigências fiscais no âmbito federal, ou estadual, ou ainda utilização dos dados para regimes aduaneiros especiais (Drawback).

Continua depois da publicidade

Por essas e outras, a recuperação de dados de DI”s é bastante importante para qualquer empresa e agência de comércio exterior em situações como quando algumas informações específicas precisam ser apresentadas no momento de passar por auditoria e mostrar ao governo que tudo está sendo cumprido no aspecto legal do setor aduaneiro. E tudo isso costuma ser bastante trabalhoso para quem fica com a tarefa de buscar os dados necessários nos sistemas corporativos.

Pensando nessa dificuldade bastante comum no meio, a e.Mix inovou ao criar o Recuperador de Dados. O software visa auxiliar as empresas do ramo aduaneiro a cumprir as demandas de auditorias ou órgãos governamentais através da busca de informações já processadas. Entre tantos dados acumulados ao longo do ano, a possibilidade de automatizar esse trabalho é uma excelente forma de também maximizar a eficiência da rotina empresarial.

O Recuperador de Dados pode trabalhar para encontrar informações de períodos específicos para a sua empresa de comércio exterior. Todos os dados das Declarações de Importação (adições e itens) registradas podem ser encontrados pelo programa, incluindo os referentes a impostos. Eles são entregues em formato de planilha eletrônica, (XLS), facilitando a busca e triagem dos dados, além de cálculos e validações utilizando os recursos das planilhas.

O Recuperador de Dados é um software totalmente web (sem necessidade de nenhuma instalação em equipamento local, apenas ter acesso à internet); bastando apenas informar o período do ano desejado, as DI”s ou CNPJ da companhia e o certificado digitai tipo A1 que tenha acesso as declarações. Com essas informações básicas já é possível determinar o prazo de entrega de acordo com o volume de dados solicitados – o que geralmente não passa de poucos dias. Ainda é possível customizar as informações recuperadas para as suas necessidades específicas. Tudo é feito com base no Siscomex Importação, o sistema do governo federal onde as declarações são registradas.

Outra preocupação da e.Mix é com a segurança das informações, por isso a disponibilização do certificado digital é feito totalmente pelo detentor dele, não havendo nenhum contato que não seja de forma eletrônica com o certificado.

Em um mundo contemporâneo cada vez mais repleto de informações chegando a todo momento, é sempre do interesse de qualquer um contar com ajuda e poder digitalizar e centralizar o armazenamento e consulta de dados. Não é diferente no setor aduaneiro, que lida mais do que a maioria dos outros com a necessidade de processar documentos rotineiramente. O Recuperador de Dados da e.Mix é a alternativa para quem deseja automatizar tanta burocracia. Afinal, não dá para negar que tempo é dinheiro.
Website: http://www.emix.com.br

Tópicos relacionados