Tecnologia pode ser aliada na luta contra fraudes em seguro auto

Confira cinco maneiras de como as seguradoras podem minimizar estes prejuízos

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De acordo com o Susep (Superintendência de Seguros Privados), em 2015 houve um aumento de 3,8% dos sinistros ocorridos em seguros automotivos, com um total de R$ 20,4 bilhões em indenizações. Neste ano, apenas no primeiro trimestre, as empresas já gastaram R$ 5,28 bilhões, um aumento de 4,9% no mesmo período do ano passado.

Para mudar esse cenário, a tecnologia pode ser uma forte aliada, principalmente na prevenção de fraudes, pois auxilia nos serviços de vistoria do veículo, ou até mesmo para agilizar o processo de aviso de sinistro, funcionando como auditor das documentações que o segurado deve enviar. Confira cinco iniciativas para ajudar as seguradoras a minimizarem irregularidades no seguro auto:

1. Invista em análise de dados

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Atualmente, algumas seguradoras contam apenas com o diagnóstico de empresas terceirizadas de vistoria para realizar as análises ligadas à aceitação do seguro ou ao procedimento do sinistro – e precisam arcar com possíveis inconsistências nas informações recebidas. Por isso, é fundamental, que essas empresas entendam como as fraudes ocorrem e como evitá-las ao longo de todo o ciclo de vida do seguro automotivo. A partir de um mapeamento completo, é possível desenvolver estratégias mais eficientes com o objetivo de “tapar os pontos cegos” que existem no processo de vistoria prévia ou de constatação.

2. Use a transformação digital a seu favor

O uso inteligente de dispositivos móveis pode ser muito útil na redução dos riscos das seguradoras, a partir da geração de informações do cliente e do veículo segurado, a fim de limitar cada vez mais a possibilidade de fraude. As seguradoras podem, para isso, utilizar aplicações mobile com diferentes tecnologias, como geolocalização, aceleração e captura de imagens/vídeos para garantir a melhor conferência dos dados no momento de um evento durante a vigência da apólice.

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3. Modernize processos que envolvam terceiros

Para agilizar os processos de contratação e regulação de sinistro, as seguradoras podem modernizar as formas de interação junto aos fornecedores contratados com as facilidades tecnológicas, como aplicações mobile para o envio das informações do cliente após a vistoria, funcionalidade para controle da agenda de vistorias e transmissão em tempo real das informações para a seguradora, garantindo que não haja perdas de comprovantes e documentos. Com iniciativas deste tipo, a companhia ganha mais segurança na relação com o prestador de serviço e ainda possibilita que mais atendimentos sejam realizados ao longo do dia.

4. Combine processos atuais com ferramentas modernas

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As seguradoras contam com empresas especializadas em vistoria, que em sua grande maioria adota o modelo exclusivamente presencial e nem sempre consegue garantir que sejam detectados todos os problemas com o veículo inspecionado. Para empresas que pretendem automatizar esse processo, o caminho ideal é combinar os procedimentos e técnicas já estabelecidas com soluções de tecnologia que possam otimizar etapas e, assim, aprimorar o processo aos poucos.

5. Invista em soluções tecnológicas

Segundo a CNseg, atualmente 65% dos sistemas utilizados para a verificação de sinistros foram construídos internamente pelas áreas de tecnologia das seguradoras, o que resulta em possível sobrecarga da área que já é responsável por diversos processos internos. Para solucionar essa questão, já existem no mercado novas soluções criadas para automatizar o processo de vistoria.

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Para saber mais, acesse o blog Insideseg, portal com conteúdo especializado no mercado de seguros e tecnologia: http://www.insideseg.com.br/solucoes-tecnologicas-contra-fraudes-de-seguro-automovel/

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