Solução online auxilia empregadores e empregados domésticos a cumprirem a lei

Após a implantação da PEC das domésticas, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de contratar domésticas, cuidadores de idosos e babás. Justamente para facilitar a relação empregado/empregador e evitar ações judiciais foi criado o Hora do Lar, uma solução online que faz, por meio de um aplicativo de celular, o controle de ponto, de horas extras e de adicional noturno. O sistema ainda gera os recibos de pagamento e até as guias e-Social.

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Só quem já enfrentou ações trabalhistas envolvendo empregados domésticos sabe os transtornos, prejuízos e até a decepção que a situação provoca. Justamente por terem enfrentado na Justiça uma ex-empregada com quem acreditavam manter uma fiel relação trabalhista, o empresário do setor de Tecnologia da Informação, Adriano Marques Garcias, e sua esposa, a designer Debora Cristina Barbieri, decidiram investir em um novo negócio para auxiliar as pessoas a evitarem essa situação.

Eles mergulharam a fundo na legislação trabalhista, inclusive na recém-implantada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das domésticas, e desenvolveram um sistema, o Hora do Lar, considerado uma das mais modernas ferramentas tecnológicas por apresentar uma solução segura e eficiente para a gestão dos contratos e que pode ser utilizada tanto pelo empregador quanto pelo empregado (domésticas, babás, cuidadores de idosos, motoristas etc.).

Basta que o interessado acesse o site www.horadolar.com.br para usá-lo, ou apenas testá-lo gratuitamente. De forma resumida, o Hora do Lar simplesmente gerencia e automatiza a relação entre empregador e empregados domésticos. Funciona como o relógio de ponto convencional, só que utiliza o celular do próprio empregado para registrar o horário de entrada, saída e intervalos.

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Baseado nesses registros, o sistema realiza a compensação de atrasos e faltas X horas excedentes, calcula todas as horas extras, adicionais e descontos, gerando o salário da forma como a legislação exige, assim como as guias de recolhimento de impostos.

O sistema disponibiliza e gera, também, todos os documentos necessários (contrato, recibos de salários, de vale transporte e de férias, entre outros) e até avisa o empregado e o empregador, através do celular ou de e-mail, sobre fatos importantes: entrada do funcionário em hora extra ou em horário que exija o pagamento de adicional noturno e a data de pagamento do salário e dos encargos trabalhistas.

“O serviço foi desenvolvido em total consonância com a PEC das domésticas e com toda a legislação trabalhista em vigor. A nossa ferramenta pode ser usada tanto pelo empregado como pelo empregador. Atendemos desde quem só precisa de auxílio para a elaboração de contratos, acordos e emissão recibos e do registro de ponto por grade horária fixa, até aqueles que desejam o real controle do horário (pelo aplicativo baixado no celular)”, explica Adriano Marques Garcias, criador do serviço Hora do Lar.

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O sistema é disponibilizado em quatro versões, desde o gratuito, que oferece modelos de contratos, acordos e recibos e o registro de ponto por grade horária, até o por assinatura mensal, cujo valor varia de R$ 19,90 a R$ 32,90, dependendo dos serviços que serão utilizados.

“Grande parte dos empregadores sofre ações trabalhistas, não por má fé. A maioria desconhece a legislação e acaba deixando brechas para os processos judiciais. Nosso sistema evita justamente as brechas que levam as relações a serem resolvidas no Judiciário”, complementa Maurício Garcias, diretor comercial.

Como funciona
Toda a gestão é feita pela web, através do site www.horadolar.com.br (na área restrita aos assinantes) e o serviço é suportado pelos aplicativos para celulares (Funcionário e Empregador), por onde o funcionário registra o ponto e, tanto funcionário como empregador, tem acesso a relatórios e notificações.

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Esses aplicativos podem ser baixados nos celulares pela App Store e Google Play. Tudo é feito online e de maneira muito simples, independente do número de funcionários.

O sistema disponibiliza contratos, acordos e recibos. Tudo já vem preenchido, bastando apenas assinar. O registro de ponto pode ser feito por grade horária ou por aplicativo de celular. O sistema faz o cálculo de rescisão, controle de férias, notificações para funcionário e empregador (caso o empregado entre em hora-extra, por exemplo), fechamento e envio de recibos e da guia de encargos por e-mail, pagamento da guia de encargos e guarda de documentos, dependendo do plano contratado.

O sistema, que é autoexplicativo, possui vários recursos antifraude, controlando, inclusive, o ponto que foi registrado fora do local de trabalho, notificando o empregador na hora. Basta entrar no site para uma demonstração.

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Experiência própria
A ideia de criação do serviço começou após o casal Adriano Marques Garcias, empresário do ramo de TI, e Debora Barbieri, designer, passar por uma experiência traumática com uma ex-empregada doméstica que culminou em ação trabalhista.

Eles acreditavam estar completamente dentro da lei, pagando salário acima do piso, sempre em dia, computando décimo terceiro e férias e recolhendo corretamente os encargos, além de proporcionar todo tipo de ajuda à funcionária.

A surpresa da ação sofrida ocorreu alguns meses após a dispensa, justamente por conta da complexidade das leis trabalhistas brasileiras e das brechas a que se expõe a grande maioria dos empregadores domésticos, por puro desconhecimento de vários detalhes dessa legislação. Isso aconteceu justamente quando a PEC das domésticas tramitava na Câmara e no Senado Federal.

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O casal decidiu, então, elaborar um projeto para auxiliar o empregador doméstico na relação trabalhista empregado-empregador. Adriano e Débora levantaram o número de reclamações e ações trabalhistas envolvendo os empregados domésticos, as principais queixas registradas e estudaram profundamente na nova legislação.

Desta forma, quando a PEC foi sancionada, toda a concepção do aplicativo já estava elaborada e os primeiros passos já haviam sido dados. No início de outubro de 2015 o serviço foi disponibilizado para o público, primeiro para a validação do modelo em escala reduzida (para poucos clientes).

Com a eficácia comprovada, o serviço foi disponibilizado em larga escala e atraiu não só o nicho das pessoas físicas, mas, também, pequenas e médias empresas.

Serviço
Hora do Lar – www.horadolar.com.br
11 3791 6480
mgarcias@horadolar.com.br
amarques@horadolar.com.br
atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h

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