Secretaria da Fazenda vai desativar seus emissores de Nota Fiscal Eletrônica e Conhecimento de Transporte Eletrônico

Os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados a partir de janeiro de 2017. Ou seja, não serão mais atualizados e disponibilizados para download

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) informou que os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados a partir de janeiro de 2017. Ou seja, não serão mais atualizados e disponibilizados para download. Como saída, o MarketUP passa a ser o mais novo e eficiente emissor gratuito de notas fiscais em substituição ao sistema da Secretaria.

Os emissores gratuitos eram oferecidos pela Secretaria da Fazenda aos contribuintes desde 2006, quando teve início o processo de informatização dos documentos fiscais e sua transmissão via internet com o objetivo de ampliar seu uso.

Porém, segundo a própria Secretaria da Fazenda, a decisão de remover o software se baseia no fato de que parte das empresas cadastradas não estavam mais fazendo uso do aplicativo. Muitas delas adotaram outros tipos de solução para emitir suas notas fiscais eletrônicas, como sistemas online ou programas próprios.

Continua depois da publicidade

Nesse contexto, o download do emissor não será mais permitido. Os contribuintes receberão a informação sobre a descontinuidade do uso dos aplicativos gratuitos por meio de uma mensagem eletrônica. A Secretaria da Fazenda recomenda que os usuários do Estado de São Paulo que já tenham o aplicativo instalado façam a migração para outras soluções antes que a introdução de novas regras de validação da NF-e e do CT-e impeçam o seu correto funcionamento.

Uma das alternativas é o emissor de notas da MarketUP, no qual é possível emitir NF-e, NFC-e e NFS-e diretamente pelo ERP. Como o processo já é totalmente integrado com os canais de venda do sistema, o empresário poderá controlar quais notas serão emitidas e acompanhar todo o histórico de notas impressas.

Entre as vantagens desse emissor gratuito está o uso sem limites e a transmissão em tempo real das notas emitidas, bem como a redução de gastos com compras de hardwares de automação e a fácil navegação, que permite organização, praticidade e rapidez na emissão das notas.

Continua depois da publicidade

O Sistema de Gestão e Vendas da MarketUP também conta com um aplicativo para Emissão de NFC-e gratuito para smartphones e tablets. Todos esses atributos renderam à MarketUP mais de 1,7 milhão de emissões fiscais em apenas três anos de existência.
Website: http://marketup.com.br/

Tópicos relacionados