Quer conhecer seu público de verdade? Invista em Monitoramento de Redes Sociais

O melhor caminho para a geração de informação espontânea sobre sua marca e produtos

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A importância das redes sociais no mundo de hoje é inegável. Tendo passado de simples entretenimento juvenil a estratégias políticas e de negócios, as redes sociais marcam presença em todas as esferas da sociedade. Jürgen Habermas, em seus estudos sobre comunicação, explicou que na modernidade o jornal diário havia substituído a pólis grega, ou seja, havia se tornado o espaço para os cidadãos discutirem temas de interesse público. Esse cenário permaneceu inalterado até quase final da década de 90, quando a disseminação da internet e dos canais sociais, trouxe a atuação dos formadores de opinião, que além das páginas dos jornais, passaram a figurar entre os mais diversos blogs e canais sociais. Dessa forma, percebe-se que qualquer organização, pública ou privada, deve dedicar atenção a essas mídias e seus usuários, afinal eles são seus públicos mais influentes.

Diferentemente da imprensa, as opiniões emitidas por internautas nas mídias sociais não estão vinculadas a nenhuma empresa, nem estão sujeitas a filtros da profissão, sendo um material bruto e rico para as organizações descobrirem os desejos de seus consumidores, suas expectativas e frustrações, seu perfil e nível de satisfação com os produtos ou serviços que consomem, inclusive dos concorrentes. Porém, descobrir essas informações no oceano de menções disponíveis atualmente nas dezenas de círculos sociais virtuais, só se torna impossível com uma ferramenta estruturada e com uma equipe qualificada para estruturar essas buscas, como ocorre no monitoramento estratégico de redes sociais, visto que os parâmetros de captura adequados são fundamentais para trazer as respostas que interessam às marcas de forma objetiva, consolidada, qualificada e em volume factível de análise.

De acordo com Elizangela Grigoletti, Diretora de Inteligência da Miti, “o monitoramento de redes sociais não se restringe a uma ferramenta de captura que permite o acompanhamento e arquivo das informações divulgadas nas redes. É fundamental que a problemática que se busca responder esteja alinhada aos parâmetros de busca, de forma que a empresa obtenha uma visão realmente consistente da opinião dos usuários em um curto espaço de tempo e com otimização de recursos humanos envolvido, para então assim, conseguir obter um direcionamento que de fato auxilie a empresa em sua tomada de decisões”, afirmou.

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Esse processo é realizado primeiramente em uma definição de briefing com o cliente e, posteriormente, é aprofundado por analistas responsáveis em extrair o máximo de resultados relevantes a partir da escolha de mídias, definições de termos e aplicação de filtros de restrição e especificação, levando em consideração os objetivos do monitoramento e o universo a ser estudado. Para ser eficaz, o monitoramento de redes sociais deve ser estratégico, ou seja, precisa atender às necessidades específicas dos clientes, por exemplo, se uma marca quer descobrir como o consumidor percebeu o lançamento de um produto através das redes, é preciso considerar os diversos termos e variáveis que correspondem a esse interesse na definição do escopo de monitoramento, inclusive através de palavras relacionadas indiretamente ao produto e interesses relacionados, não basta monitorar apenas a marca ou nome do produto.

No universo dos canais sociais, um outro fator de grande relevância é o tempo. É preciso ser ágil na identificação de menções que possam prejudicar a imagem do cliente, evitando maior disseminação; ou até para aquelas que representam favorabilidades, a fim de que se possa aproveitá-las em ações de oportunidade. Esse formato estratégico de monitoramento permite que, mesmo diante da imensidão de informações diárias lançadas na web ou capturadas através das diversas ferramentas disponíveis no mercado, seja possível valorizar e aproveitar de fato as mais relevantes, ampliando as ações de comunicação, ou agindo de forma rápida e precisa diante de uma vulnerabilidade encontrada.

Seja qual for o segmento do seu negócio, se ele envolve vendas ao consumidor final, você precisa hoje inevitavelmente das redes sociais para acompanhar a percepção, movimento e expectativas desse público. O importante, é entender a dinâmica desse meio e, acreditar, tudo que sua empresa precisa saber – está lá – mas não aos olhos de todos! é fundamental conhecer como procurar e, principalmente, como usar esses resultados a favor de seu negócio – é ai que uma simples ferramenta de captura de posts que te entrega milhares de citações diárias não resolve o seu problema – se você de fato quer e precisa entender definitivamente como as redes sociais podem te ajudar a chegar lá, está na hora de usar o monitoramento estratégico de mídias sociais.

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