Política e questões de direitos humanos estimulam debate entre jovens

Estudantes exercitam a capacidade crítica e a diplomacia em simulações de reuniões de órgãos nacionais e internacionais

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Em 2005, no auge do escândalo do Mensalão, uma proposta surgiu à tona com o intuito de dificultar o acesso dos partidos políticos a patrocínios privados. Dez anos depois, num processo envolvendo Senado Federal e Câmara dos Deputados, os parlamentares decidiram pela manutenção das doações privadas a partidos e campanhas eleitorais.

Situações como essa serão discutidas entre alunos do Centro Educacional Sigma em simulações de sessões do Legislativo e do Judiciário, por exemplo. A atividade integra o projeto pedagógico Sigma Múndi, que tem como intuito incentivar um debate além do que acontece diariamente em sala de aula. Para construir seus argumentos e sustentações orais, os alunos pesquisam sobre política, economia e relações internacionais do País que representarão.

“Nós buscamos mesclar pautas que sejam recorrentes na sociedade e tópicos históricos também. Em cada comitê os alunos debatem um mesmo tema, mas cada um tem o papel de defender um posicionamento. É um exercício fundamental de compreensão da realidade do outro”, explica o coordenador do projeto e professor de geografia, Paulo Macedo.

Continua depois da publicidade

No âmbito nacional, os alunos que vão simular sessões do Senado Federal, discutirão sobre a proteção de dados pessoais e os limites do Estado nesse assunto. Para quem integra as organizações internacionais, como o Conselho de Direitos Humanos da ONU, na pauta estão os direitos das mulheres no Oriente Médio.

A décima quinta edição do Sigma Múndi começa nessa quinta-feira e vai até o sábado. Além dos debates nos comitês, os alunos vão participar de uma noite recheada de comidas e cultura típica de cada país. O evento reunirá alunos do Ensino Médio de todas as unidades da escola, na 910 Norte.

Programação Sigma Múndi

02/06 (quinta-feira)
19h00 às 20h30 – Cerimônia de abertura

03/06 (sexta-feira)
15h às 18h – 1ª sessão
18h às 18h30 – Coffee break
18h30 às 22h – 2ª sessão

04/06 (sábado)
8h às 12h – 3ª sessão
10h às 10h30 – Coffee break
12h às 14h – Almoço
14h às 17h – 4ª sessão
17h às 19h00 – Organização da noite cultural (quadra)
19h30 às 23h00 – Noite cultural

Tópicos relacionados