O momento de inovar na Saúde e empreender no setor

Além do trabalho como Diretor do Humanitar, Rodrigo Rossini Dias Luz também foi Médico Assistente Código Azul no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e fez parte do time de resposta rápida para emergências e paradas cardiorrespiratórias dentro do complexo do mesmo hospital.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Sobre empreendedorismo

A criação do Grupo Humanitar, além de ser um sonho antigo, evidenciou em Rodrigo Rossini Dias Luz uma qualidade que já tinha aparecido em menor escala antes, na faculdade e em trabalhos anteriores, mas que só pôde ser explorada a fundo quando criou a empresa: o espírito empreendedor.

O conceito de empreendedorismo é um dos mais batidos atualmente. Todos estão falando sobre isso, com algumas pequenas variações, dependendo do enfoque. Neste contexto, a Endeavor listou definições de “empreender” feitas por alguns dos grandes empreendedores do Brasil em apenas uma frase. Veja algumas abaixo:

Continua depois da publicidade

Wellington Nogueira, Doutores da Alegria: “Empreender é gostar de encrenca. Sair na chuva e se molhar, ajoelhar e rezar.”

Romero Rodrigues, BuscaPé: “Empreender é acreditar no impossível. Se você quer empreender e está perseguindo uma ideia, não conheço nenhuma palavra que possa provocar e trazer mais sucesso, realização e felicidade do que a palavra impossível.”

Rodrigo Azevedo, Comunique-se: “Empreender é insistir. É ter muita gana, muita vontade de fazer acontecer, não se cansar e acreditar nesse sonho. Deveria ser a primeira opção de emprego para todas as pessoas.”

Bento Koike, Tecsis: “Empreender é curtir muito encontrar uma solução para algo que está te importunando. Se essa for uma solução que você bolou, não copiou, ela é o grande incentivador do espírito empreendedor.”

Salim Mattar, Localiza: “Empreendedores de verdade são aqueles que vencem em um ambiente hostil.”

Características do empreendedor

Também bastante discutidas, aqui adaptadas da matéria da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Iniciativa:

Ânimo ou disposição natural para conceber e executar tarefas antes dos outros. Deve-se estar sempre atento às oportunidades do mercado em que se está atuando;

Perseverança:

A persistência será necessária em muitos momentos, até porque as dificuldades e problemas são parte recorrente na vida de um empreendedor. A dica é manter-se obstinado em busca dos objetivos.

Coragem para correr riscos:

Um empreendedor convive com riscos todo o tempo. Convém salientar a diferença entre correr riscos e correr perigo. Trabalhando-se com as informações corretas e ponderando os fatos com sabedoria, os riscos calculados são benéficos para o empreendimento.

Capacidade de planejamento:

É ter em mente onde se está, onde se quer chegar e o que é preciso fazer. Com essas informações cria-se um plano de ações, que devem ser constantemente monitorado e corrigido, conforme os cenários vão sendo modificados.

Eficiência e qualidade:

Principalmente logo após a abertura da nova empresa, a otimização de recursos é fundamental para garantir o sucesso e a continuidade do negócio. Porém, essas características não devem ficar restritas a esse período. Pelo contrário: um empreendedor que levar essas premissas garante a melhoria contínua de seus produtos/serviços e processos e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Rede de contatos:

Empreender significa também pensar e viver o negócio em tempo integral. Desta forma, cada conversa que possa de alguma forma facilitar o desenvolvimento da empresa e criar novas parcerias comerciais deve ser aproveitada. É importante estar presente em eventos que possam ser utilizados para construir bons relacionamentos comerciais.

Liderança:

É um fator determinante para o sucesso do empreendedor e, consequentemente, do empreendimento: pressupõe conhecer e aplicar conceitos de gestão de pessoas, saber ouvir, entender os problemas dos subordinados, buscar resolvê-los quando possível e manter a equipe sempre motivada.

Tópicos relacionados