No mês de férias, Instituto Herdeiros do Futuro promove curso de atualização profissional

Destinadas a estudantes e profissionais que tenham interesse em casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes, as aulas vão abordar as formas para identificação, encaminhamento e tratamento

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Durante as férias de julho, o Instituto Herdeiros do Futuro, por meio do seu Núcleo de Formação Continuada, promove o Curso de Atualização Profissional destinado a estudantes e profissionais interessados no principal foco de atuação da entidade: a violência contra crianças e adolescentes. O conteúdo vai abordar as formas corretas na identificação de casos e as medidas de tratamento e atendimento que devem ser aplicadas. O programa apresenta uma didática que mostrará os tipos de violência, o perfil de uma família abusiva, os sinais e consequências da violência, além de abordar a rede de atendimento e encaminhamento, bem como o momento da intervenção profissional.

As 18 horas de aulas vão acontecer nos dias 18, 20 e 22 de julho, em São Paulo, e serão ministradas por profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social que atuam diretamente com as famílias e crianças da entidade. Na ocasião, as instrutoras poderão também compartilhar as experiências, proporcionando mais vivência aos participantes.

O Núcleo de Formação Continuada do IHF foi criado em 2014 para disseminar o conhecimento adquirido com os dez anos de atuação da entidade, por meio de cursos, workshops e palestras. O trabalho é direcionado para que o assunto seja amplamente discutido, desenvolvendo reflexões que tanto podem auxiliar na prevenção como no encaminhamento de novos casos.

Continua depois da publicidade

As inscrições serão aceitas até o dia 14 de julho e podem ser feitas pelo telefone (11) 3262-4098 ou pelo e-mail: cursos@herdeirosdofuturo.org.br. O valor do investimento é de R$ 420,00 e os estudantes têm 50% de desconto, bastando apresentar uma declaração de matrícula emitida pela instituição de ensino. Toda renda será destinada às atividades desenvolvidas pelo Instituto Herdeiros do Futuro.

SERVIÇO
Curso de Atualização Profissional – Violência Doméstica contra crianças e adolescentes
Data: 18, 20 e 22 de Julho de 2016 (Aulas com duração de seis horas/ dia)
Período: Das 9 às 17 horas
Local: Rua Aureliano Guimarães, 170 – Vila Andrade (Edifício Terraço Empresarial – Sala de Treinamento)
Carga horária: 18 horas
Inscrições até: 14 de julho
Investimento: R$ 420,00 com material didático (50% de desconto para estudantes)
Contato: (11) 3262-4098 ou pelo e-mail: cursos@herdeirosdofuturo.org.br

Corpo docente responsável pelo Curso de Atualização Profissional IHF:

Andrea Kathleen Goldsmith Killing – Gerente da Unidade Capão Redondo
Formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Violência pela Fundação Oswaldo Cruz e no curso multidisciplinar de Atendimento em Situações de Abuso Sexual, pela Faculdade de Saúde Pública – USP (PAVAS – Programa de Atenção à Violência Sexual). Desde sua formação, adquiriu experiência em consultório particular, atuou na área social em abrigo para crianças e adolescentes e está no Instituto Herdeiros do Futuro desde 2010.

Bruna Ferreira de Souza Pinheiro – Psicóloga na Unidade Capão Redondo
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, já atuou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e participou do XIII Curso de Atendimento Multidisciplinar em Situações de Abuso Sexual pelo PAVAS – Programa de Atenção à Violência Sexual da Faculdade de Saúde Pública da USP. Atua no IHF desde 2011.

Juliana Cardoso – Gerente da Unidade Jardim São Luís
Com formação pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano, especialista em gestão de projetos sociais pelo Senac/2012, experiência profissional com crianças e adolescentes vítimas de violência desde 2005, experiência na escrita de projetos sociais e avaliação de projetos sociais. Coordenou a central de Cadastro único no CRAS Vila Sônia – Taboão da Serra/2015 e atualmente gerencia o SPVV Jardim São Luis.

Manuela Borgis – Orientadora Sócio- Educativo da Unidade Capão Redondo
Formou-se em Licenciatura em História pela Universidade Bandeirantes e atualmente é discente em Serviço Social pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Trabalhou em movimentos populares e projetos com organizações sociais e direitos humanos, na região de Capão Redondo. Integra a equipe do Instituto Herdeiros do Futuro desde 2012 e também acumula a função como Diretora do Instituto de Cidadania Padre Josimo Tavares.

Andréia Hardt da Silva Melo – Psicóloga da unidade do Jardim São Luis
Psicóloga formada pelo Centro Universitário Paulistano, com especialização em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente (IPSP) adquirida em 2006. Possui experiência em Terapia de Casal e Família, pelo Instituto Pieron, e Extensão em Dependência Química pela SUPERA-UNIFESP. Além do trabalho realizado com crianças e famílias no IHF desde 2013, realiza atendimentos a pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com necessidades especiais e transtornos mentais. Participa de atendimentos domiciliares pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e equipe NASF (Núcleo de Acompanhamento à Saúde da Família).

Sobre o Instituto Herdeiros do Futuro: Fundado em 2006, o Instituto Herdeiros do Futuro é uma entidade, beneficente e sem fins lucrativos, com o objetivo de atuar na quebra do ciclo de violência doméstica envolvendo crianças e adolescentes e a família. O IHF oferece atendimento social, psicológico, pedagógico e legal, atuando diretamente na saúde mental e defesa dos direitos das famílias assistidas. São quatro unidades na cidade de São Paulo que, juntas, realizam cerca de 400 atendimentos por mês, contando com 40 colaboradores e 26 voluntários que trabalham no atendimento e administração dos espaços.
Website: http://herdeirosdofuturo.org.br/

Tópicos relacionados