No Brasil, NEC avança no primeiro teste já feito no mundo com a tecnologia de virtual Customer Premises Equipment

NEC prossegue teste da tecnologia de virtual Customer Premises Equipment com a Telefônica, no País. Esta é a primeira vez que um projeto de NFV é realizado com clientes reais do segmento residencial

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A NEC Corporation anunciou hoje a conclusão da primeira fase de um teste pré-comercial da tecnologia de virtual Customer Premises Equipment (vCPE) voltada a usuários residenciais da rede da VIVO, afiliada à brasileira Telefônica.

Este é o primeiro teste realizado com clientes residenciais ativos, com tecnologia implantada na rede comercial própria de uma operadora. A arquitetura do vCPE basicamente simplifica o equipamento na casa dos usuários, transferindo funções para a rede da operadora. Com isso, os diagnósticos melhoram e o reparo de problemas torna-se mais efetivo, o que, por sua vez, proporciona benefícios operacionais. A Telefônica é pioneira na realização de testes de tecnologias de NFV (Network Functions Virtualization), conforme seu posicionamento de ser uma companhia digital, focada em proporcionar a melhor experiência a seus clientes. O objetivo desse primeiro(*) teste comercial de vCPE é avaliar a eficiência e a flexibilidade da operação, além de acelerar sua disponibilização no mercado.

Em outubro de 2013, a Telefônica e a NEC foram as primeiras empresas a virtualizar gateways de banda larga de clientes. Esses gateways simplificados proporcionaram melhor conectividade básica, agindo como ponto de acesso, switch e modem. As demais funcionalidades, tais como roteador de IP (IPv4 e IPv6), Dynamic Host Configuration Protocol e Network Address Translation são disponibilizadas remotamente, rodando sobre funções virtualizadas (VNFs) em servidores comerciais off-the-shelf.

Continua depois da publicidade

Atsuo Kawamura, vice-presidente sênior da NEC Corporation, afirmou: “O teste com a Telefônica/VIVO representa a criação de uma nova onda de tecnologias baseadas em virtualização para redes de telecomunicações. Esperamos que a virtualização das funções de rede permita à Telefônica elevar sua eficiência operacional e acelerar o desenvolvimento e a oferta de novos serviços, de modo que os clientes possam aproveitar uma variedade maior de serviços, promovendo, ainda, conveniência e satisfação do consumidor”.

A partir da conclusão do teste, e de acordo com a avaliação dos resultados, as duas empresas esperam iniciar a implementação comercial do vCPE no Brasil, com implementações adicionais no Grupo Telefônica.

A NEC e a sua subsidiária integral Netcracker também devem futuramente disponibilizar à Telefônica soluções SDN/NFV de ponta a ponta para ajudar a empresa a viabilizar seus projetos de virtualização.

(*) De acordo com pesquisa feita pela Telefônica.

Website: http://br.nec.com/

Tópicos relacionados