Luciana Lóssio: o sucesso como Advogada, Ministra e campeã de Hipismo

Conheça um pouco da trajetória de Luciana Lóssio como sumidade do Direito e campeã nas pistas de hipismo

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, em 1999, mesmo ano em que conseguiu sua aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil, a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral Luciana Lóssio possui uma carreira de sucesso na advocacia, especialmente na área em que optou por se especializar e atuar: o Direito Eleitoral. Além da graduação, a ministra possui ainda três pós-graduações: a primeira em Direito Processual Civil, a segunda em Direito, Estado e Constituição e, recentemente, obteve a pós-graduação em Ordem Jurídica e Ministério Público. Ela também é membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE).

Durante sua carreira como advogada, Luciana Lóssio teve alguns importantes clientes, como diversos governadores e membros do alto escalão do Poder Executivo. Além das conquistas profissionais, a Ministra do TSE também é detentora de importantes conquistas para uma mulher. Foi a primeira advogada do sexo feminino a ocupar o cargo de Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral, no ano de 2011, entrando assim para a história.

A atual ministra do TSE também atuou durante sete anos na Procuradoria Geral da República, onde trabalhou ao lado de dois ex-procuradores gerais da República: Cláudio Fonteles e Geraldo Brindeiro. Durante sua atuação na PGR, Luciana assessorou importantes processos junto ao TSE e ao TSF, sempre de forma brilhante e de acordo com toda a legislação vigente à época.

Continua depois da publicidade

Tanto como advogada quanto ocupando outras funções no meio jurídico, Luciana Lóssio demonstrou extrema competência e conhecimento em diversas áreas do Direito, além de habilidade para lidar com situações e casos de alta complexidade, qualidades estas que mais do que a credenciam para ser Ministra Titular do Tribunal Superior Eleitoral, mas representam um selo de afirmação de que a cadeira no TSE estará sendo ocupada por alguém de elevado valor, e que em muito contribuirá para o bom funcionamento da instituição. Estas características são de suma importância para o momento de crise política, e ano de véspera eleitoral, em que Lóssio assume como Ministra Titular do TSE.

Nas horas vagas, amazona

Como ninguém é de ferro, Luciana Lóssio também tem um hobby aos finais de semana: o hipismo. Ela começou a aprender a arte da montaria aos seis anos de idade, paixão que, ao longo da vida, soube conciliar com os estudos e a carreira profissional. Tamanha dedicação já lhe rendeu bons frutos, como o título de Campeã Brasileira de Salto Amador, conquistado na Sociedade Hípica de Brasília. Na ocasião, Luciana zerou o percurso por três vezes seguidas, conduzindo sua égua Nikita, e saltando sobre obstáculos com 1,20 m de altura. Para conquistar este título, ela precisou superar 40 cavaleiros entre homens e mulheres.

Contando sempre com o apoio do pai nas pistas de equitação, Luciana também já representou o Brasil em competições de hipismo no exterior.

Superando obstáculos com desenvoltura e competência, seja nas pistas de hipismo ou nos tribunais, Luciana – apesar de toda a experiência já adquirida – é jovem e tem pela frente um longo futuro, no qual poderá ser peça chave para o fortalecimento das Instituições de Direito brasileiras.

Tópicos relacionados