Indústrias de equipamentos médicos e odontológicos brasileiras e norte-americanas se unem para trocar experiências

Representantes nacionais e de Connecticut do setor assinarão memorando de entendimentos para cooperação bilateral em agosto, nos EUA, durante missão empresarial brasileira

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O Brazilian Health Devices, projeto executado pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), juntamente com a Biomedical Engineering Alliance & Consortium (Beacon), do estado norte-americano de Connecticut, firmaram um acordo de cooperação bilateral para incentivar a troca de experiências e desenvolvimento entre as regiões. O documento final do tratado será assinado em agosto, em Miami (EUA), durante a feira de equipamentos médicos FIME, uma das maiores do setor, e que contará com uma delegação de empresas brasileiras. Antes do evento na Flórida, a comitiva participará de uma intensa agenda de encontros de negócios, debates e visitas técnicas em Hartford, Connecticut.

A missão empresarial é a primeira ação concreta resultante da aproximação entre a ABIMO e a Beacon. “Acreditamos que temos muitos assuntos de interesse comum e nossa parceria pode ser bastante produtiva em termos de transferência de tecnologia, inovação e desenvolvimento”, afirma a gerente de Marketing e Exportação da ABIMO, Clara Porto.

“Enxergamos muitas possibilidades de trocas de experiências de nossas empresas e institutos de pesquisa com os brasileiros. Há muito para ser compartilhado e um campo enorme que podemos explorar juntos. O Brasil é um país inovador e há similaridades com Connecticut. Nós amamos inovação, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de ideias que podemos levar ao mercado”, confirma o vice-presidente de Business Recruitment do Connecticut Economic Resource Center (CERC), Jason Giulietti. Ele esteve no Brasil em maio para discutir a parceria com a ABIMO, conhecer companhias brasileiras e participar da Hospitalar 2016, um dos mais expressivos eventos do setor na América Latina.

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos são o maior mercado de equipamentos médicos e hospitalares do mundo e a região nordeste do país concentra quase um terço das 6,5 mil empresas do setor, em especial no estado de Connecticut, reconhecido polo da atividade, com mais de 800 empresas. Cerca de 15% da população do estado têm graduação avançada nesse ramo de atuação e aproximadamente 15% da produção total de aparatos médicos e insumos se concentra no corredor entre as áreas metropolitanas de New Haven e Hartford, um segmento que emprega mais de 1,2 milhão de pessoas.

Sobre Connecticut:

O estado de Connecticut é um dos principais corredores de negócios da América do Norte, situado a menos de duas horas de carro de Nova York e de Boston e muito próximo dos maiores centros do Canadá, em Ontário e Quebec. Saiba mais neste raio x:

Localização: no nordeste dos EUA, entre Nova York e Boston.
População: 3,5 milhões de pessoas

PIB: US$ 250,6 bilhões (2014)

Força de trabalho: 1,9 milhões de pessoas, com alto nível educacional, produtividade e dinamismo

Principais cidades: Hartford, Stamford, New Haven, Bridgeport, Waterbury, New London

Qualidade de vida: menor taxa de pobreza dos EUA, menor taxa de fumantes, menor taxa de obesidade, menores taxas de mortalidade infantil e crimes contra a propriedade, maior número de médicos per capita

Principais setores industriais: aeroespacial e defesa, biotecnologia, equipamentos de transporte, serviços financeiros e seguros, manufatura de precisão, eletrônico, lasers, plásticos e mídia digital.

Algumas companhias norte-americanas sediadas no estado: United Technologies Corporation, GE, Xerox, Aetna, Stanley Works

Algumas companhias estrangeiras que investem no estado: Alstom, BIC, Volvo Aero, ING, MTU, UBS, Permasteelisa Group

Serviço:
Missão comercial brasileira a Connecticut: Doing Bussiness & Living in USA
De 28 a 30 de julho de 2016
Local: Hartford
Mais informações: claudia@paseliconsulting.com

FIME Miami: 2 a 4 de agosto
Local: Miami Beach Convention Center
Mais informações: http://www.fimeshow.com/

SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

SOBRE A APEX-BRASIL
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.

Tópicos relacionados