Grupo Nexxera lança Relatório de Sustentabilidade 2014-2015; números apontam crescimento da holding de TI em meio à crise

Documento foi elaborado segundo orientações do Global Reporting Initiative (GRI), a mais importante metodologia utilizada em relatórios de sustentabilidade no mundo inteiro, em sua versão mais atualizada (G4); em um ano de crise econômica e política, Grupo busca reconfirmar valores éticos e de transparência com todos os seus públicos por meio do relatório

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O Grupo Nexxera, líder nacional em transações eletrônicas financeiras e mercantis no relacionamento das empresas com a sua cadeia de valor, lança o seu mais novo Relatório de Sustentabilidade. Compreendendo os anos de 2014 e 2015, o documento foi elaborado segundo orientações do Global Reporting Initiative (GRI), a mais importante metodologia utilizada em relatórios de sustentabilidade no mundo inteiro, em sua versão mais atualizada (G4) – www.sustentabilidade.nexxera.com

O Grupo Nexxera percebeu que o GRI, mais do que um instrumento de divulgação de ações, projetos e resultados, também é uma importante ferramenta estratégica de gestão, por trazer subsídios para repensar e inovar métodos e estratégias a partir de indicativos que ajudam a priorizar a qualidade das informações publicadas.

“É com grande satisfação que lançamos mais uma edição do Relatório de Sustentabilidade do Grupo Nexxera. Dois anos se passaram desde a última edição e, neste tempo, vimos importantes resultados acontecerem, especialmente na esfera social, com fortes reflexos na consciência ambiental, assim como no aprimoramento da gestão organizacional do Grupo Nexxera. Um dos grandes avanços iniciados, e que se tornam desafios ainda maiores, está no fortalecimento do engajamento através dos colaboradores, por meio do voluntariado, visando contribuir com programas e projetos de desenvolvimento social e consciência ambiental. Outros destaques foram os programas que visam à melhoria do ambiente de trabalho e qualidade de vida do colaborador dentro e fora da empresa, liderados pelo Instituto Nexxera, com grandes avanços”, afirma o CEO do Grupo Nexxera, Edson Silva.

Continua depois da publicidade

Por meio do relatório, o Grupo Nexxera apresenta o seu perfil organizacional, com informações como: linha do tempo, empresas e produtos, mercados e porte; seu posicionamento de ética e integridade por meio de visão, missão, valores e sua adesão ao Pacto Global da ONU; governança; planejamento estratégico; ações e indicadores de sustentabilidade; seus pilares de inovação e segurança da informação; gestão de talentos; questão ambiental e social; e resultados e desafios, dentre outros conteúdos relevantes ao Grupo.

Dentre os resultados, destaca-se, em 2014: inauguração do novo prédio da matriz do Grupo Nexxera, com ampla estrutura e instalações de ponta, em Florianópolis; inauguração da nova sede da Nexxera em São Paulo; implantação da metodologia ágil na área de Desenvolvimento do Grupo Nexxera; nova versão da Política de Segurança da Informação, já com as atualizações exigidas pela certificação PCI-DSS; nova identidade visual do Instituto Nexxera, que expressa com traços contemporâneos os três pilares da sustentabilidade; e investimento no desenvolvimento de pessoas e áreas: treinamentos in company sobre a linguagem de programação angular, JS, participação no The Developer”s Conference, habilidades comportamentais (inteligência emocional), entre outros.

De 2015, cita-se o lançamento da nova versão do Macroprocesso de Gestão de Demandas com o uso da plataforma PDS (Portal Documento Seguro) em seus processos internos para relacionamento com os clientes, proporcionando maior agilidade e segurança no processo; relançamento da Campanha de Sustentabilidade, com diversas ações que objetivaram revitalizar o conceito de sustentabilidade junto aos colaboradores; lançamento do programa de Voluntariado do Grupo Nexxera – Voluntários Nexx; consolidação das práticas de comunicação interna e externa, com o lançamento da newsletter Conexxão; formação do time de Melhoria Contínua Nexxera para apoiar toda a organização; continuidade no investimento em conhecimento: participação em eventos como Agile Trends Florianópolis, treinamentos internos [geração Y, educação financeira, melhores práticas de desenvolvimento de software (better developer)], entre outros; projetos de qualidade de vida, como o Nexxera Ativa (corrida e caminhada); e engajamento das partes interessadas para a construção da matriz de materialidade (GRI).

Nexxera e a crise brasileira

Para o Grupo Nexxera, o relatório também é um forte instrumento de ética e de transparência, frente ao mercado e também diante da crise política e econômica que o Brasil tem vivido. Assim, a crise econômica pela qual o País tem passado nos últimos dois anos afeta, sim, o Grupo Nexxera em alguma medida, principalmente porque afeta seus clientes. Por outro lado, as soluções oferecidas sempre são vistas como instrumentos para melhorar a eficiência das empresas. Quando o mercado cresce, as empresas precisam de uma gestão eficiente para não perder o controle desse crescimento, e quando há uma crise econômica e o mercado retrai, elas precisam melhorar a gestão e automatizar processos, reduzindo custos. Isso significa que, em uma situação ou outra, as soluções do Grupo se mostram importantes para o mercado e conseguem atender a suas demandas.

Em 2014 e 2015, o Grupo Nexxera obteve crescimento de 40% em seu faturamento bruto. Embora este tenha sido menor do que o projetado, trata-se de um dado relevante em um contexto de crise. Com a queda de alguns setores do mercado, alguns contratos precisaram ser renegociados, mas com uma atuação diversificada – hoje o Grupo Nexxera atua em todos os segmentos do mercado – é possível manter um volume grande de negócios e o crescimento sustentável, objetivos do grupo para os próximos dois anos.
Website: https://sustentabilidade.nexxera.com/

Tópicos relacionados