Gestão de negócios: consultoria especializada em pequenas e médias empresas surge como estratégia contra a crise

Aliados ao cliente, especialistas em gestão de negócios trabalham com foco em resultados a partir do reconhecimento de necessidades e solução de problemas

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A crise econômica pela qual o país e o mundo passam, inevitavelmente acarreta em diversos acontecimentos. Desde demissões até falência, empresários e seus respectivos negócios encontram-se num cenário de oscilações e incertezas. As pequenas e médias empresas, por exemplo, são as que mais sofrem, já que ainda não possuem tanto capital para suportar o impacto do período crítico sem que haja cortes e reformulações. Sofrem, porém sobrevivem, graças à capacidade de gestão. Outro ponto importante é o fator “inovação”, requisito fundamental para a elaboração de novos modelos de negócios e garantia de que amanhã não será necessário “fechar as portas”.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo SCPC, o número de pedidos de falência cresceu 31% em relação a 2015. Ainda que a complexidade do momento seja a principal manchete nas capas dos jornais há soluções com que podemos reverter o quadro e gerar mais oportunidades. Para isso, é preciso do auxílio de especialistas com um modelo de gestão bem estruturado.

Com a experiência de quase 10 anos trabalhando em gestão e tendo atuado em diversos setores da economia – desde educação passando por metalurgia indo até o alimentício – a MF Consultoria elaborou soluções personalizadas de acordo com as necessidades e desejos dos seus clientes. O perfil das empresas mudou, continua mudando e vai mudar ainda mais, demandando maior velocidade, facilidade e resultados efetivos, com ou sem crise. “As estratégias utilizadas desde a 2ª Guerra Mundial, por exemplo, não atendem o atual perfil de empresas, por isso, criamos a nossa própria metodologia de melhoria contínua”, afirma Caio Firmino, sócio da MF Consultoria.

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A MF trabalha da seguinte forma: primeiro ela identifica as necessidades buscando entender o problema e suas causas. em seguida, propõe ações de correção para implementação na empresa junto ao cliente; e acompanha os resultados no dia a dia e se precisar atua diretamente no caso de surgir alguma anomalia. Isso gera valor e resultados para o cliente, que trabalha junto durante todo o processo. “Priorizamos a facilidade de utilização, agilidade, velocidade de mudança e melhoria rápida de resultados, com a metodologia de Coaching , Design Thinking e Customer Development”, completa Leila Marques, sócia da MF Consultoria.

Dificuldades recorrentes, soluções urgentes

De acordo com Caio, quase 100% dos clientes possuem problema com altos custos e despesas além da baixa nas vendas – especialmente no varejo. “Muitas das empresas que já trabalhamos sofrem também com processos burocráticos, morosos e imprevisíveis gerando grandes perdas financeiras”, afirma o CEO da MF. Outra dificuldade recorrente em empresas de transformação são as linhas de produção com a capacidade produtiva abaixo do esperado, “gerando altos custos de produção e muitas vezes redução de produção e competitividade”, explica Caio.

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Por conta destas demandas, a MF desenvolveu soluções para diversas áreas como, por exemplo, Management Direction, Gestão da Manutenção, Gerenciamento da Qualidade Total, Reestruturação de Processos, Melhoria da Eficiência Global, Coaching Empresarial, Coaching de Vendas, Coaching de Liderança, Planejamento Estratégico, ISO 9001, Capacitações, Treinamentos, Redução de Gastos e Aumento de Receitas. Lembrando que a atuação no cliente é sempre personalizada, ou seja: o mesmo projeto pode ter várias dessas soluções

A ideia da MF é trabalhar junto ao cliente buscando melhorias dos resultados de forma consciente. “Foco nos resultados e transferência de conhecimento de forma customizada para cada cliente”, diz Firmino.

Para conhecer melhor os cases e as soluções oferecidas pela empresa, acesse www.mfconsultoria.adm.br e acompanhe as tendências do mercado na fanpage da marca www.fb.com/mfconsultoria2

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