Fabricante francesa se instala no Brasil para atender mercado de energia solar flutuante

Ciel & Terre Brasil aposta no flutuador como solução sustentável para geração híbrida de energia e espera volume negócios de R$ 30 milhões no primeiro ano

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

São Paulo, 5 de julho de 2016 – A Ciel & Terre, fabricante francesa de tecnologias para usinas flutuantes de geração fotovoltaica e detentora da patente do Hydrelio©, produto único no mercado mundial, acaba de se instalar no País para atender o mercado de energia solar flutuante.

A proposta da Ciel & Terre Brasil é oferecer soluções completas em projetos de usinas flutuantes de geração solar, no modelo de EPC, para atender os mercados de Usinas Hidrelétricas e PCHs, Estações de Água e Tratamento, Agricultura, Eólicas e Aterros Sanitários e Lixões.

A intenção da empresa é gerar energia solar em reservatórios de usinas hidrelétricas e aproveitar as vantagens de infraestrutura já existentes nas instalações, além de oferecer soluções sustentáveis ao processo de hibridização da matriz energética brasileira. Como a estrutura está toda pronta, não há necessidade de se investir em transmissão ou em subestação, como acontece em muitos projetos eólicos, por exemplo.

Continua depois da publicidade

No caso dos aterros sanitários e lixões, a ideia é transformá-los em verdadeiras fazendas solares, cobrindo esses locais com os flutuadores para gerar energia limpa e, ao mesmo tempo, garantir tratamento adequado às áreas impactadas. A proposta é aproveitar a tecnologia consagrada dos flutuadores solares de reservatórios de água para ser utilizada nos mais de cinco mil lixões e aterros existentes no Brasil.

A expectativa da empresa nessa área é obter um volume de negócios da ordem de R$ 30 milhões com a entrada de cinco megawatts no primeiro ano de projeto. O flutuador solar é indicado para cobrir este tipo de terreno, já que possui um sistema flexível de fixação capaz de compensar o movimento e as oscilações de uma área de lixão.

Já para o setor do agronegócio, a Ciel & Terre pretende instalar os flutuadores em lagos e represas de propriedades rurais e, desta forma, garantir o abastecimento energético para a produção. Estudos mostram que o flutuador reduz em até 70% o nível de evaporação da água, o que permite ao agricultor elevar em até 25% o volume de água disponível para a produção agrícola.

Outra área de atuação será o setor de saneamento, onde as empresas podem se beneficiar com maior oferta hídrica, que é o seu principal ativo, e ter mais segurança energética nas operações.

Website: http://cieletterrebrasil.com.br/

Tópicos relacionados