Executivo da McKinsey fala do papel do RI para criar mais valor para a companhia

Tim Koller, Corporate Finance Expert Partner da Mackinsey & Company, encerrou o primeiro dia do Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, evento promovido pelo IBRI em parceria com a ABRASCA nos dias 28 e 29 de junho, na Fecomércio, em São Paulo.

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Tim Koller, Corporate Finance Expert Partner da Mackinsey & Company, encerrou o primeiro dia do Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, evento promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) em parceria com a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) nos dias 28 e 29 de junho, na Fecomércio, em São Paulo. No início da palestra Koller ressaltou que os objetivos das Relações com Investidores vão além de aumentar o preço da ação.

Dentre os objetivos de RI ele apontou: reunir feedback dos investidores que interessam, utilizar o tempo do CEO e CFO eficientemente, desenvolver um grupo de investidores de apoio, se preparar para potenciais atividades de ativismo. “Você vai receber demandas conflitantes dos investidores, foque naqueles que interessam”, sugeriu. De acordo com ele, o RI deve entender o valor da companhia e seus drivers, pois é possível criar o mesmo valor com diferentes combinações de crescimento e ROI (do inglês Return On Investment).
Ao falar sobre o público que o RI deve conversar ele listou três tipos de investidores: intrinsic, trading e mechanical. O primeiro grupo, como ele mencionou, tem um profundo entendimento da performance do potencial econômico baseado em intensivas revisões. “Eles tomam decisões baseados onde a companhia vai”, complementou. Para falar com esses investidores ele comentou ser preciso demonstrar que a estratégia da empresa e aspirações são fundamentadas em um profundo entendimento da força competitiva da companhia e a dinâmica do mercado que ela empresa pertence.

Tim Koller também destacou a importância de se utilizar exemplos concretos para demonstrar o valor adicionado como um proprietário empresarial. “Seu papel é explicar a estratégia da empresa”, enfatizou. O executivo palestrou sobre “Visão estratégica do profissional de Relações com Investidores em relação ao valor da empresa, atuação proativa do RI na interlocução com o mercado com visão de longo prazo”. André Luiz Gonçalves, conselheiro do IBRI e gerente geral de RI da Fibria, deu boas vindas ao palestrante e moderou a palestra.

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O Encontro Nacional é patrocinado pelas empresas: BM&FBOVESPA, Bloomberg, BNY Mellon, Bradesco, Chorus Call, Crowe Horwath, Deloitte, Diligent, Itaú Unibanco, MZ Boardvantage, RIWeb, RR Donnelley, Sabesp, Saint Paul Editora, Souza Cescon, SulAmérica, TheMediaGroup, Valor Econômico e Wittel.

Serviço
18º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais – IBRI/ABRASCA
Data: 28 e 29 de junho de 2016
Horário: das 14h às 19h (28/06) e das 9h às 17h30 (29/06)
Local: Fecomercio (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Mais informações: http://www.encontroderi.com.br/18/index.htm
Credenciamento de imprensa: rodney@digitalassessoria.com.br

Assessoria de Comunicação do IBRI
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