Dicas para melhorar o financeiro do escritório de advocacia

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas é manter as a área financeira equilibrada, em um escritório de advocacia não é diferente. Saber quanto seu escritório arrecada e quanto ele gasta é primordial para manter o seu escritório, muitas vezes ao analisarmos esses valores descobrimos que arrecadamos bastante, mas que também temos muitos gastos que se quer sabíamos.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O sucesso de um escritório de advocacia está diretamente aliado a uma gestão administrativa e financeira responsável e eficiente. Não basta contar com profissionais qualificados e comprometidos com os objetivos do seu negócio. É preciso dar especial atenção àquilo que possibilita o crescimento da atividade jurídica e a melhor colocação no mercado!

Muitas vezes, o advogado tem dificuldade para lidar com o controle administrativo do escritório, já que certamente não é uma especialidade. Nosso objetivo com o post de hoje é te dar 4 dicas para melhorar o financeiro do escritório de advocacia!

Controlar o fluxo de caixa

Continua depois da publicidade

Colocar no papel todos os itens que acarretam gastos pode ser uma tarefa muito trabalhosa, já que é essencial saber de todas as despesas, que vão desde as tarefas mais simples (cafezinho, material descartável, limpeza etc.) até as atividades-fim (despesas pertinentes à atuação jurídica). Porém, esse controle é prioridade para ajudar a melhorar a saúde financeira do escritório.

Ao controlar o fluxo de caixa (entradas e saídas de recursos), é possível ampliar o leque de ações para seu negócio, como, por exemplo:

Estabelecer metas e objetivos financeiros;
Cortar gastos supérfluos ou secundários;
Avaliar qual área precisa de mais ou menos investimento.
Todas essas ações colaboram para a elaboração de um planejamento estratégico do escritório!

Continua depois da publicidade

Fazer um planejamento do escritório

O planejamento de um escritório é feito a partir de uma análise do fluxo financeiro, dos objetivos e do funcionamento como um todo (funcionários, colaboradores, materiais). E para que ele serve? Para traçar estratégias. O planejamento é um plano de ações que devem ser tomadas para que o escritório cresça de forma responsável.

A partir do planejamento, é possível definir as ações que citamos acima, como o corte de gastos e a realocação de investimentos em áreas definidas. Como todo planejamento, ele deve ser pensado, executado, avaliado e revisado, para que o negócio esteja constantemente dando bons frutos. Uma área que merece constante reavaliação, por exemplo, é o marketing, que, para ser feito de forma eficiente, deve analisar quais as ações funcionam melhor para determinado público!

Continua depois da publicidade

Recorrer a um software de gestão

Seu controle de despesas, lucros e seu planejamento serão muito mais eficientes se você se aliar à tecnologia. Um bom software de gestão executará com mais simplicidade e organização suas tarefas de controle financeiro do escritório, uma vez que possui ferramentas destinadas especificamente a essa área.

Um bom software contém um controle total do fluxo de caixa, considerando as despesas, os honorários, e outros, além de possibilitar a emissão de faturas, demonstrativos de resultados e relatórios que contribuem para melhor organizar o financeiro!

Continua depois da publicidade

Adotar uso de pró-labore

Manter uma saúde financeira no escritório passa pela tentativa de diminuir os riscos de saída repentina de recursos. Quando se abre um escritório, os sócios almejam uma remuneração maior do que teriam se fossem meros advogados no escritório de terceiros. Isso acontece naturalmente, com o crescimento do negócio.

Porém, para que não haja retirada do recurso financeiro investido em situações de necessidade, é interessante estabelecer um salário para os sócios que atuam no escritório, que é o pró-labore. Ele deve ser estabelecido de forma a manter o equilíbrio financeiro do negócio, sem prejudicar possíveis investimentos e compromissos assumidos com as despesas habituais.

Continua depois da publicidade

Com o tempo, é possível estabelecer um pró-labore maior, criando remunerações variáveis e outras formas de incentivar o bom trabalho.

Com essas dicas para melhorar o financeiro do seu escritório de advocacia, o sucesso é certo!

Quer facilitar o controle financeiro do escritório, com agilidade e eficiência? Conheça a Tecno2 e o TecnoJuris Móvel  que facilitarão sua vida e sua gestão!
Website: http://tecno2.com.br

Tópicos relacionados