CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION discute o futuro da indústria de meios de pagamento no Brasil

A Cards Payment & Identification 2016, promovida pela Informa Exhibitions – uma das maiores organizadoras de eventos, conferências e treinamentos do mundo – apresenta o que há de mais avançado em tecnologia e processos para o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, identificação, certificação digital e e-commerce

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Em seu primeiro dia, o evento trouxe, além de grande público, debates importantes sobre o perfil do novo consumidor, cada vez mais exigente, e como isso impulsiona o surgimento de novas tecnologias. Segundo Edlayne Altherman Bur, da Accenture, o digital está desafiando todos os aspectos de nossas vidas, inclusive em meios de pagamento. “O novo consumidor é altamente conectado, faz muitas pesquisas e vai para a compra bem informado. Gasta bastante tempo nas mídias sociais e confia na opinião das massas”, destaca.

De acordo com Edlayne, os pagamentos digitais estão ganhando relevância e já é possível selecionar três tendências que trarão grande impacto na indústria de meios de pagamentos: consolidação de mobile payments, valorização de programas de fidelidade e realidade de moedas virtuais.

O tema bitcoins e fintechs também foi bastante explorado ao longo do congresso. Os bitcoins se despontam como alternativa ao sistema monetário tradicional, porém gera discussões quanto à falta de regularização. Já as fintechs, startups do setor financeiro, se caracterizam pela adoção de tecnologias disruptivas, que buscam atender as principais necessidades do consumidor digital. “O tema tem chamado tanto atenção que promoveremos nesta quinta-feira um evento específico em fintechs, o Pitch Session Fintech”, ressalta o diretor da Cards, Luis Veiga. Rodrigo Dantas, CEO da Vindi & Pagamento.me, foi um dos convidados que ressaltou a importância das Fintechs. “Se juntarmos os principais cases do mercado, formamos um superbanco, moderno e tecnológico”, afirmou em sua apresentação.
Ronaldo Varelo, Sócio da Bizup Consulting, Henrique Dubugras, Sócio da Pagar.me, Gilmar Magi, Gerente de Prevenção de Fraudes da 99Taxi, também discutiram a revolução proporcionada pelas Fintechs. “Inovação sempre vem à frente da regulamentação. É importante que tenham regras para evitar fraudes no mercado, mas também é preciso que as startups estejam definidas para que as leis não limitem essa inovação”, explicaram os executivos. Para eles, as instituições bancárias irão perceber o potencial dessas empresas e comprá-las.

Continua depois da publicidade

De acordo com Marcelo Sarralha, Diretor Executivo de Produtos da Visa do Brasil, a indústria precisa oferecer soluções personalizadas para acompanhar as demandas de toda a revolução tecnológica. “Autenticação robusta é fundamental, a Visa encara isso como prioridade para garantir segurança, confiança e interoperabilidade”, ressalva.
Paulo Frossard, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard, falou sobre o desenvolvimento no mercado de meios de pagamento e o crescimento no número de usuários de smartphones, que traz novas oportunidades na experiência de compras on-line. “Estamos saindo do mundo físico e passando para o mundo digital, num crescimento exponencial, o que traz mais eficiência e conveniência, mas também há novos desafios para os comerciantes e para os consumidores, sobretudo em questões de segurança”.

João Canhada, CEO da corretora de Bitcoins Foxbit, e João Paulo Oliveira, Chief Blockchain Officer da empresa, trouxeram ao evento a discussão sobre a moeda virtual e o Blockchain, que pode, por exemplo, ser usado na prevenção de fraudes de boletos bancários. “Estamos na liderança de discussões sobre a regulamentação dessas tecnologias. Há um novo mundo surgindo e grandes bancos já perceberam o potencial, de forma que a partir de 2018 já devemos ter um uso com bastante relevância”, explicou.

Segundo Eduardo Terra, presidente da SBVC, apoiador da Cards e sócio-fundador da BTR Consultoria, o momento é de repensar os modelos de negócios. “Precisamos colocar a casa em ordem e preparar as empresas para ter uma melhor performance. Estar presente em um evento como esse é olhar para frente e mapear as oportunidades no futuro. Marcas que tiverem esse tipo de iniciativa, certamente estarão preparadas para retomar o crescimento”, ressalta.

Continua depois da publicidade

Veja algumas das novidades dos expositores:

Perto lança terminal de pagamento para portadores de necessidades especiais
A Perto desenvolveu o primeiro POS totalmente acessível para acessibilidade de usuários portadores de necessidades especiais. O terminal de pagamento Veloh possui um teclado em braille e sistema de voz, o qual orienta a pessoa para navegação. A solução atenderá principalmente o mercado brasileiro. No país, segundo pesquisa do IBGE, 80% dos 24,6 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência são cegas ou possuem baixa visão. Por ser um terminal multifuncional e com capacidade de processamento similar a de um computador, pode ser utilizado como um correspondente bancário, entre outras aplicações. Neste caso, por meio de sua câmera, o equipamento permite abrir uma conta, gerar imagens de comprovantes de documentos e disponibilizar um teclado virtual com touchscreen amigável. No caso de pagamentos, lê código de barra e QR Code por meio da imagem capturada ou também captura o cheque depositado, com possibilidade de impressão no recibo da transação e/ou envio desta imagem de forma remota para o banco.

Miniterminal de pagamentos mobile – Outra atração para a Cards 2016 é o mini terminal mobile portátil para pagamentos com cartão de crédito e débito. Denominado M006, a nova plataforma de alta segurança no segmento de MPOS é leve e resistente. Possui conexão via bluetooth, compatível com smartphones e tablets, garantindo a mobilidade necessária ao varejo para atender o cliente em qualquer local. Com apenas 118 gramas trata-se de um dos menores equipamentos disponíveis no mercado.
Verifone apresenta novos terminais de pagamento

Continua depois da publicidade

Com um portfólio variado, a Verifone oferece soluções completas em meios de pagamento e, por isso, é líder global neste segmento. Nessa edição da Cards, a Verifone apresentará a nova geração de terminais de pagamento que prometem transformar o momento de compra e venda. São lançamentos de soluções e produtos inovadores para atender a todas as linhas de negócio, tonando o ponto de venda num ambiente conectado e interativo, além de agregar valor aos estabelecimentos e entregar uma experiência excepcional ao consumidor. A Verifone está há mais de 18 anos no Brasil com o compromisso de antecipar as necessidades do mercado e proporcionar novas oportunidades de negócios para as empresas.

Soluti apresenta sistema de certificação digital mobile
A Soluti, empresa especializada em certificação digital para pessoas físicas e jurídicas, tem como destaque o Certillion, certificação digital desenvolvida em parceria com a e-Sec, especificamente para transações via dispositivos móveis. Certillion possibilita transações eletrônicas via celular ou tablets em tempo hábil, de forma sigilosa e com autenticidade. A ferramenta também permite ao usuário assinar documentos com validade legal quando está em trânsito, com agilidade e segurança. De acordo com Vinícius Sousa, presidente do conselho administrativo da Soluti, “uma das principais vantagens do Certillion é que ele é compatível com todas as plataformas para smartphones, o que facilita a integração por sistemas em qualquer linguagem de programação”. A emissão de notas fiscais eletrônicas é mais um dos processos que podem ser garantidos pela certificação digital. O Brasil é um dos países pioneiros na implantação do sistema de notas fiscais eletrônicas, reconhecido pelo Governo Federal e em uso em todos os estados da Federação.

Infineon Technologies AG traz soluções de segurança e pagamento
Infineon Technologies AG fará duas demonstrações de suas soluções baseadas em semicondutores envolvendo demo board em interação real com os visitantes. Engenheiros da Alemanha e da Áustria estarão disponíveis no estande da empresa para mostrar aplicações de pagamentos móveis, de bilhetes de transporte e cartões multiaplicações, cartões dual-interface e soluções de pagamento baseadas em smart cards.

Continua depois da publicidade

TÁ PAGO lança Private Label Mobile
A TÁ PAGO, que disponibiliza um sistema de gerenciamento de benefícios via celular, lança o Private Label Mobile para grandes redes de varejo. O modelo concentra toda a operação de venda e pagamento no celular e elimina a necessidade de um cartão, o que reduz custos. A empresa reforça sua posição no mercado de mobile wallet. Um dos destaques será a solução de pagamento mobile em um terminal de autoatendimento (self-checkout). Outra oferta da TÁ PAGO é a gestão de benefícios trabalhistas, por meio de TÁ PAGO Alimentação, TÁ PAGO Refeição, TÁ PAGO Combustível e Convênio TÁ PAGO. No caso, o trabalhador recebe os benefícios em uma conta pessoal e efetua o pagamento por meio do smartphone.
TSYS® anuncia planos de expansão para outros países da América Latina
A TSYS®, processadora de cartões que presta serviços a cerca de 400 clientes, em mais de 80 países, vai expor sua recente ampliação na América Latina e Caribe. A empresa pretende anunciar ainda neste ano expansão para países como Chile, Colômbia e Peru. A processadora oferece soluções de meios de pagamentos para emissores, adquirentes e estabelecimentos. No Brasil, começou a atuar em 2009 com a solução TS Prime®, construída com arquitetura SOA. permite fácil integração (APIs) com diversos canais, como PDV, URA, terminal de autoatendimento, portal web e celular. Além de ser altamente configurável, permite integrações simples e rápido desenvolvimento de novos produtos.

Vindi investe em pagamentos recorrentes
Classificada na nova categoria de empresas denominadas como fintechs, a Vindi completa três anos de funcionamento com 1,1 mil clientes e expectativa de faturar R$ 6 milhões neste ano e movimento financeiro na casa dos R$ 100 bilhões ao ano. Investe fortemente em tecnologia e inovação para oferecer serviços de pagamento recorrente online, emissão de notas fiscais, gestão de carteira e recuperação de inadimplência – este último gerou cerca de R$ 5 milhões a mais em receita para os clientes ao eliminar falhas técnicas comuns em transações online.

Unitec Semicondutores e Unitec Soluções
A Unitec Semicondutores desenvolve componentes como circuitos integrados e chips para impulsionar a tecnologia no Brasil e na América Latina. Leva para o evento propostas e projetos que envolvem questões sobre cidades inteligentes, internet das coisas (IoT), cartões e etiquetas inteligentes, aplicações industriais e ciências da vida. Já a Unitec Soluções é uma subsidiária da Unitec Semicondutores que usa engenharias de software, hardware e de sistemas próprios, além de parcerias estratégicas, para desenvolver plataformas integrais inovadoras e de alto valor agregado.

Continua depois da publicidade

ANOTE EM SUA AGENDA
Cards, Payment & Indentification 2016
Dias: 15 a 17 de junho, das 13h às 19h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Marcelo Danil – marcelodanil@dfreire.com.br

Tópicos relacionados