3 dicas práticas para desenvolver processos inovadores em seu negócio

Ao gerir um negócio com técnicas inovadoras, é possível construir um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis, com colaboradores mais felizes e produtivos.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

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Quem acompanha tendências de negócios pode estar familiarizado com processos ágeis, que focam no consumidor. Livia Lampert, Gerente de Marketing e Produtos da KingHost, empresa de hospedagem de sites nacional, comenta que “é preciso desmistificar os métodos na hora de empreender, não é necessário utilizar tecnologias caras. O maior investimento deve ser na criação de um ambiente propício ao comprometimento, onde a postura flexível e positiva dos gestores influencia os colaboradores a trabalharem com segurança, sem medo de correr riscos.”

Compilamos 3 dicas para implementar essa transformação, aproveite!

Rotinas ágeis

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Os métodos mais clássicos de gerenciamento envolvem um planejamento com bastante antecedência e a execução de estratégias em um longo período de tempo. O problema desse esforço é que, no final de um ciclo de projeto, pode-se olhar para trás e ver que, mesmo que tudo tenha sido realizado de forma admirável, oportunidades foram perdidas.

Embora os métodos ágeis tenham sido inicialmente projetados para o desenvolvimento de software, eles são somente um conjunto de metodologias e como tal podem ser aplicados a diferentes contextos. A adaptação a mudanças e a uma forma de trabalhar mais colaborativa e aberta são as marcas dos métodos ágeis. Os principais benefícios para quem consegue implementar estas práticas são ganhos em flexibilidade e adaptabilidade e, como consequência, produtos e serviços mais atuais e relevantes.

Ferramentas para facilitar a transparência

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A transparência é um tema comum em empresas que buscam fomentar engajamento e senso de responsabilidade junto aos colaboradores. O uso de ferramentas como Google Drive, Wikis e Chats internos permitem aos colaboradores planejar, criar, compartilhar e trabalhar juntos. Essas ferramentas facilitam uma comunicação constante e aberta, sendo essa sintonia importante para certificar-se de que todos estão na mesma página em todos os momentos.

A transparência também implica em uma nova postura para quem ocupa os cargos de gestão. No passado, os gerentes normalmente determinavam como os funcionários ocupavam o seu tempo. Hoje sabemos que é improdutivo micro gerenciar, por isso os gestores capacitam os colaboradores a se auto-organizarem. Nesse ponto, a confiança e a transparência têm um papel fundamental.

Consumidores como motores de inovação

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Escutar os clientes é uma forma valiosa de fomentar o crescimento de negócios. Ao entender o que e como o cliente deseja comprar, é possível inovar de forma relevante. Processos mais elaborados, como pesquisas, entrevistas e focus group também podem ser muito benéficos, mas nem todos os negócios comportam esse tipo de investimento. No entanto, para levantar informações, não se pode ficar preso ao ambiente corporativo. Com um olhar diferente para os canais que a empresa já utiliza (formulários de contato, mídias sociais e outros canais de atendimento ao cliente), é possível receber um feedback precioso dos clientes.

A escuta dos clientes durante processos como o de design, marketing e pós-venda pode reduzir o custo de aquisição por clientes, gerando maior lealdade à marca e acelerando os ciclos de desenvolvimento de produtos, sempre colhendo informações de públicos relevantes para o negócio.

Website: http://www.kinghost.com.br/blog/2016/03/3-ideias-para-negocios-inovadores/

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