Onde investir

XP Educação lança curso gratuito sobre investimentos para lidar com a crise

Treinamento online explica a origem e os desdobramentos da turbulência nos mercados, e oferece ferramentas para montar uma carteira de ativos resiliente

Os efeitos do novo coronavírus no mercado financeiro pegaram muitos investidores desprevenidos.

Nas últimas semanas, o mercado brasileiro, que vinha de um bull market histórico, se tornou uma verdadeira montanha-russa — com mais descidas do que subidas.

Com uma queda de cerca de 40% desde o início do ano, o Ibovespa acionou cinco circuit breakers – mecanismo emergencial que interrompe as negociações quando a queda do índice ultrapassa determinados limite – em apenas seis pregões. Já a cotação do dólar comercial ultrapassou o histórico patamar de R$ 5,00.

Neste cenário que deixa até os investidores mais experientes apreensivos, a XP Educação lançou nesta segunda-feira (23) um curso 100% online e gratuito sobre investimentos. O objetivo do treinamento é oferecer aos investidores as melhores ferramentas para cuidar de seu patrimônio durante essa crise que pode estar apenas começando.

“A proposta é dar continuidade ao projeto da XP Investimentos de disponibilizar conteúdos relevantes para sanar as dúvidas das pessoas diante dessa reviravolta do mercado. A diferença é que fazemos isso de uma forma completa e estruturada, que só um curso consegue entregar. Queremos que o maior número de pessoas possível tenha acesso a esse tipo de informação” afirma Thiago Gonçalves, analista de conteúdo da XP Educação.

Segundo ele, o curso será organizado em cinco módulos. Além de explicar o que levou os mercados globais a mergulharem na crise das últimas semanas, as aulas gratuitas abordarão seus impactos nos diferentes setores da economia, como o investidor pode organizar uma carteira de investimentos ideal para navegar em um oceano revolto, além de traduzir para o bom português termos que se tornaram frequentes nas últimas semanas – como circuit breaker e VIX.

“A intenção é que, ao consumir esse curso, as pessoas tenham condições de avaliar e tomar as decisões sobre o que fazer com seus investimentos agora. E, caso elas ainda não invistam, que consigam vislumbrar qual é o melhor caminho para começar a investir”, explica Gonçalves.

A crise que ninguém esperava

O curso “A crise que ninguém esperava: entenda o impacto da crise na economia, nos negócios e nos seus investimentos” já está disponível na íntegra. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Segundo Izabella Mattar, head da XP Educação, a proposta do conteúdo gratuito é trazer informação de qualidade e mais clareza para o investidor em um período de muito ruído e pânico nos mercados.

“Nosso objetivo é ajudar as pessoas a entenderem a crise que estamos passando e auxiliá-las a navegar por ela com mais tranquilidade. Essa crise pegou todos de surpresa, muitas pessoas estão perdidas e algumas até desesperadas. Nossa missão é promover educação financeira de qualidade para empoderar as pessoas a tomarem as melhores decisões com seu dinheiro”, afirma.

“Em um momento como esse, precisamos ajudar da forma como podemos: provendo informação de forma didática.”

A abertura do curso é feita pelo CEO da XP Inc., Guilherme Benchimol, e todo conteúdo será ministrado por especialistas da XP, como o estrategista-chefe, Fernando Ferreira, a especialista em investimentos e criadora do canal ExplicaAna, Ana Laura Magalhães, a analista de ações Betina Roxo e muitos outros profissionais da XP Investimentos.