Conteúdo Patrocinado

Veja como encontrar os melhores fundos de investimentos do Brasil

Plataforma gratuita permite comparar e selecionar melhores fundos. Saiba como funciona

Aprenda a investir na bolsa

Um levantamento feito pelo site Mais Retorno revela que os 30 maiores fundos do país, em número de cotistas, tiveram rentabilidade de apenas 95% do CDI em 2018. Todos os 30 fundos são administrados pelos maiores bancos do Brasil. O baixo desempenho deles deixa claro que é preciso pesquisar e analisar os fundos antes aplicar seu dinheiro.

“Entregar o CDI é o mínimo que os fundos, principalmente os de renda fixa, têm de fazer. O problema é que muitos têm taxas de administração alta e por isso o retorno acaba sendo mais baixo”, afirma o economista Felipe Medeiros, fundador do Mais Retorno.

O economista ressalta que, atualmente, é possível encontrar fundos das mais variadas classes de ativos com retornos acima do CDI. E o mais importante: a maioria deles está acessível para qualquer investidor por meio de plataformas abertas de investimentos, como a da XP Investimentos.

Aprenda a investir na bolsa

Como encontrar os melhores fundos

Um levantamento do Mais Retorno revela que os melhores fundos de renda fixa, por exemplo, tiveram rentabilidade entre 113,55% e 141,83% do CDI no ano passado. Para facilitar a vida do investidor, o site Mais Retorno tem hoje uma plataforma que permite buscar e comparar os mais de 30 mil fundos (abertos e fechados) existentes hoje no país de maneira totalmente gratuita.

Fazendo uma comparação na plataforma entre um dos fundos de renda fixa com melhor desempenho do Brasil, o Sparta Debêntures, e o fundo de renda fixa com maior número de cotistas, é possível ver que o desempenho do Sparta é muito superior.

Nome do FundoCategoria Rentabilidade 2018Rentabilidade 2019*
Sparta Debêntures Incentivadas FIC FI RF CPRenda Fixa Duração Livre Crédito Livre9,07%1,24%
Fundo com maior cotistasRenda Fixa Simples4,84%0,73%

*até 27/02

O melhor fundo multimercado

Para o investidor de perfil mais moderado, os fundos multimercados podem ser uma boa escolha. Em 2018, os fundos dessa classe bateram recorde de captação pelo segundo ano seguido, chegando a R$ 94,9 bilhões.

PUBLICIDADE

Na plataforma da Mais Retorno é possível comparar um dos fundos com melhor desempenho em 2018, o Mapfre Inversion, e um fundo com maior número de cotistas. Confira os dados abaixo:

Nome do FundoCategoria AnbimaRentabilidade 2018Rentabilidade 2019*
Mapfre Inversion FIMMultimercado Macro17,71%4,64%
Fundo de grande bancoMultimercado Macro9,63%1,66%

*até 27/02

“O nosso objetivo é traduzir as informações mais relevantes para que o investidor possa fazer a melhor escolha possível”, afirma Medeiros. O site Mais Retorno também disponibiliza um chat online, por meio do qual o investidor pode tirar todas as suas dúvidas. Há ainda uma série de artigos e e-books totalmente gratuitos e um curso ofertado pelo Mais Retorno para quem quer aprender mais sobre o mercado de fundos.

Teste a plataforma da Mais retorno abaixo. Basta digitar o nome ou CNPJ do fundo: