Agenda

Vai comprar títulos públicos no Ano Novo? Confira funcionamento do Tesouro Direto nos últimos dias de 2021

Investimentos realizados no dia 30 de dezembro serão liquidados apenas no dia 3 de janeiro, primeiro dia útil de 2022

Por  Mariana Segala

Quem quer aproveitar os últimos dias de 2021 para comprar títulos públicos no Tesouro Direto – que permite negociar papéis emitidos pelo governo federal na internet – precisa se programar. Nos últimos dias do ano, o Tesouro Direto terá funcionamento especial.

Segundo informações do Tesouro Direto, os investimentos realizados no dia 30 de dezembro de 2021, entre 9h30 e 18h, serão liquidados apenas no dia 3 de janeiro de 2022, primeiro dia útil do ano.

Poderão ser realizados também agendamentos de investimentos entre as 18h do dia 30 de dezembro de 2021 e as 5h do dia 3 de janeiro de 2021.

Para esses agendamentos, segundo as informações do Tesouro Direto, os negócios serão efetivados com os preços e as taxas dos títulos públicos na abertura de mercado no dia 3 de janeiro.

Já no caso dos resgates antecipados, aqueles que forem solicitados no dia 30 de dezembro de 21, entre 9h30 e 13h, serão liquidados no mesmo dia.

Não será possível fazer resgates e nem agendamentos de resgates a partir das 13h do dia 30 de dezembro, até as 13h do dia 3 de janeiro – dia e horário em que serão reestabelecidos.

Negociações suspensas com Tesouro Prefixado 2031

As negociações com os títulos prefixados que vencem em 2031 (Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031) estão suspensas a partir de hoje e pelos próximos dias, em função do pagamento de juros agendado para o dia 1º de janeiro de 2022 (por conta do feriado, ele ocorrerá de fato no dia 3).

Por regra do Tesouro Direto, o investimento em títulos que têm cupom de juros é suspenso quatro dias úteis antes da data do pagamento. Da mesma forma, há também mudanças nos resgates, que são interrompidos dois dias úteis antes do pagamento do cupom.

Quer sair da poupança? Em curso gratuito, especialista em renda fixa da XP mostra como receber até 200% acima da poupança tradicional, sem abrir mão da simplicidade e segurança!

Compartilhe