Renda fixa

Títulos do Tesouro Direto operam sem direção definida nesta segunda-feira

Investidores repercutiram altas nas projeções para PIB e inflação no Brasil em 2021, declarações de Bolsonaro, CPI da Covid e noticiário de coronavírus

Por  Mariana Zonta d'Ávila -

SÃO PAULO – Os títulos públicos negociados via Tesouro Direto operavam sem direção definida na tarde desta segunda-feira (10). Os papéis indexados à inflação operavam próximos da estabilidade, enquanto os com retorno prefixado mostravam alta em suas taxas.

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2024 pagava uma taxa anual de 8,20%, ante 8,14% na tarde de sexta-feira (7). Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2026 subia de 8,66% para 8,70% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o Tesouro IPCA+2026 oferecia um prêmio anual de 3,49%, contra 3,48% anteriormente, enquanto a taxa do Tesouro IPCA+ 2035 se mantinha em 4,20% ao ano.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta segunda-feira (10):

Fonte: Tesouro Direto

Relatório Focus e cena política

Entre os destaques do dia, investidores repercutiram as novas altas nas projeções para a inflação e crescimento do PIB em 2021, no relatório Focus, do Banco Central, mesmo com a elevação da Selic na última semana, para 3,50% ao ano.

A projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 5,04% para 5,06% neste ano, na quinta elevação consecutiva. Para 2022, as estimativas para o IPCA se mantiveram em alta de 3,61%.

Com relação ao desempenho da atividade econômica no Brasil, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 aumentou pela terceira vez consecutiva, de 3,14% para 3,21%. Também houve correção para cima na projeção para a expansão de 2022, de 2,31% para 2,33%.

Para o ano cheio de 2021, a estimativa aponta para os juros básicos em 5,50% em dezembro, com aumento para 6,25% até dezembro de 2022 – sem alterações em relação ao último levantamento do Focus.

No ambiente político, as declarações do presidente Jair Bolsonaro no fim de semana ganharam atenção. A apoiadores no Palácio da Alvorada, ele disse que indicará um nome “terrivelmente evangélico” para o Supremo Tribunal Federal (STF), cadeira que ficará vaga em julho com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Bolsonaro também defendeu a hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. O remédio, indicado para malária e doenças autoimunes, já se mostrou ineficaz contra a Covid-19 em estudo científico.

No domingo, sem usar máscara, Bolsonaro voltou a provocar aglomerações e, ao lado do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, reforçou a defesa do voto impresso e afirmou que o Exército não irá às ruas para cumprir medidas de restrição contra o coronavírus.

Matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo ainda revelou um esquema de orçamento secreto montado pelo presidente Bolsonaro para garantir apoio no Congresso, que atropela a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e posições assumidas por ele na campanha e já no exercício do mandato.

Na liberação sigilosa de R$ 3 bilhões para serviços de obras e compras de tratores e máquinas agrícolas indicados por um grupo escolhido a dedo de deputados e senadores no fim ano passado, o governo atropelou ao menos três exigências da legislação, destaca a reportagem.

Por fim, no noticiário de vacinação contra o coronavírus, começa nesta semana a distribuição de um lote de 1,1 milhão de doses de vacinas da Pfizer.

Em meio aos discursos do governo federal, com falas de Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, insinuando que o vírus teria sido criado propositalmente pela China, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a postura pode estar atrasando o envio de insumos pela potência asiática.

Na terça-feira, a CPI da Covid no Senado terá continuidade, com as declarações do diretor da Anvisa, Antonio Barra Torres. Senadores pretendem questionar por que o governo Bolsonaro não aceitou 70 milhões de doses de imunizantes oferecidas em agosto de 2020 pela Pfizer.

Na quarta (12), será a vez do ex-secretário de comunicação, Fábio Wajngarten. Já na quinta haverá o depoimento dos representantes da Pfizer.

Quadro internacional

Na cena externa, o ambiente foi de otimismo nos mercados após o fraco Relatório de Emprego dos Estados Unidos, divulgado na sexta, que adiou quaisquer apostas de retirada de estímulos pelo Federal Reserve (o banco central americano).

Também nos EUA, um ataque hacker forçou a paralisação do maior duto de transporte de combustível do país, o Colonial Pipeline, que opera um sistema de 5.500 milhas.

A empresa afirmou que foi forçada a paralisar o transporte de combustível da Costa do Golfo à área metropolitana de Nova York após derrubar certos sistemas para conter a ameaça. Ainda não está clara a extensão do ataque ou sua duração.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe