AO VIVO Analista Guilherme Cadonhotto revela uma de suas ações preferidas para viver de renda

Analista Guilherme Cadonhotto revela uma de suas ações preferidas para viver de renda

Renda Fixa

Título do Tesouro Direto dispara 44%; entenda como isso é possível e saiba como aproveitar

É possível lucrar com a volatilidade de títulos do Tesouro Direto

SÃO PAULO – Se você não conhece nada sobre investimentos, decide pesquisar sobre o Tesouro Direto e entra no site do programa de compra e venda de títulos públicos, pode acabar se deparando com uma surpresa: alguns títulos, como o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035 contam com valorização superior a 44% em 2016, número muito maior do que a rentabilidade prometida pelo título no momento da compra.

No entanto, como é possível que isso aconteça? O InfoMoney conversou com Marcel Felipe Junkes, assessor de investimentos na Machester Investimentos, para entender melhor como acontece a volatilidade nos títulos públicos e como se aproveitar dela.

Ele explica que, basicamente, se o investidor comprar um título prefixado, ele terá que ter um valor determinado para seu vencimento. “Se eu comprar esse título que, por exemplo, precisará valer R$ 1 mil daqui três anos a uma taxa mais alta, é natural que ele tenha um valor inferior ao que teria se a taxa fosse menor”, aponta Marcel.

Isso acontece porque se a taxa de rentabilidade do título for mais elevada, ele terá um preço menor para chegar ao mesmo valor final determinado. Do mesmo jeito, se a taxa em questão for menor, ele precisará partir de um valor de compra mais elevado, é uma relação inversamente proporcional.

Marcel explica ainda que a volatilidade das taxas do Tesouro Direto tem muita relação com o cenário macroeconômico do país. “No começo do ano as taxas estavam mais altas pois o cenário político estava muito turbulento. Agora, com o cenário mais claro e com a volta da confiança de alguns investidores, as taxas recuaram”, aponta.

Mesmo assim, o assessor ressalta que ainda há chances de mais valorização nesses títulos. “A perspectiva é de mais queda nas taxas e consequente valorização nos títulos. Não um movimento tão forte quando o do primeiro semestre, mas ainda assim significativo”, crava. Marcel ainda comenta que é possível fazer esse tipo de aposta até no curtíssimo prazo, mas que é um tipo de investimento bastante arriscado.

Quer saber mais sobre como lucrar muito mais com investimentos no Tesouro Direto? Assista vídeo em que Alan Ghani explica mais sobre a estratégia