Títulos do Tesouro Direto são melhores que outros papéis de renda fixa?

Segundo Alan Ghani, professor do InfoMoney, papéis do governo têm retornos mais vantajosos na maioria dos casos

Mariana Zonta d'Ávila

SÃO PAULO – As taxas do Tesouro Direto seguem em queda no fechamento desta semana. O papel com vencimento em 2024, por exemplo, paga um prêmio abaixo de 4% ao ano mais a inflação. Com os retornos cada vez menores dos títulos públicos de maneira geral, será que eles ainda são interessantes quando comparados a outros papéis de renda fixa? Para Alan Ghani, professor do InfoMoney, a resposta é positiva.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, a alta liquidez dos títulos públicos, somada às taxas ainda atrativas, contribuem para uma vantagem do programa do governo federal na maioria dos casos.

“A vantagem do Tesouro é que, no pior cenário, você pode ficar com o papel até o vencimento e com a taxa que contratou. Ao contrário dos títulos privados, você tem a possibilidade de vender [os papéis] antes e, dependendo de como estiverem as taxas do mercado no dia, tem a possibilidade de ganhar muito dinheiro”, afirmou Ghani, no programa “Tesouro Direto com Ganhos Turbinados”.

Ele lembra, porém, que é preciso ter em mente que as aplicações no Tesouro Direto visam o médio e o longo prazo, o que pode acarretar volatilidade ao longo do tempo. “Quanto maior o prazo, mais sensível é o papel”, lembra Ghani, ao reforçar que as taxas variam diariamente e que, se o investidor vender o papel antes do vencimento, estará sujeito à taxa do dia, podendo ganhar ou perder dinheiro.

Considerando um cenário de juros baixos, como o atual, as taxas de produtos de renda fixa estão cada vez menores. Hoje, em plataformas de investimentos como a da XP Investimentos, por exemplo, CDBs de bancos médios oferecem taxas equivalentes a até 116% do CDI, enquanto os retornos máximos de LCIs e LCAs giram em torno de 96% do CDI.

Para investimentos de longo prazo, Ghani vê opções mais interessantes no Tesouro Direto. “Nesse caso, você encontra taxas extremamente atrativas para períodos maiores e com possibilidade de ganhos turbinados”, diz. Confira o programa completo no player acima.

Invista a partir de R$ 30 no Tesouro Direto: abra uma conta gratuita de investimentos na XP!