Taxas do Tesouro Direto recuam após falas de Bolsonaro e Paulo Guedes em Davos

O programa "Tesouro Direto com Ganhos Turbinados" vai ao ar toda quinta-feira na InfoMoneyTV às 14h30

Mariana Zonta d'Ávila

(Alan Santos/PR)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa bateu a máxima histórica na última quarta-feira (23) e fechou com alta de 1,53%, aos 96.558 pontos, após falas de Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, em Davos, a respeito da reforma da Previdência e sobre a taxação de JCP e dividendos. 

O professor do InfoMoney Alan Ghani explica que o otimismo do mercado financeiro reflete o comprometimento fiscal com a reforma da Previdência, o que fez com que as taxas dos títulos públicos recuassem nesta manhã. “As falas significam que o mercado acredita que o governo terá mais condições de honrar seus compromissos, o que diminui o prêmio pelo risco”, diz.

Durante o programa “Tesouro Direto com Ganhos Turbinados” desta quinta-feira (24), Ghani explicou que o investidor que comprou o papel a taxas mais altas (cerca de 15 dias atrás) hoje consegue ter ganhos turbinados com a venda antecipada.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em outras palavras, se o investidor comprou um papel a uma taxa de 7,40% a.a., por exemplo, e hoje o programa paga 7,20% a.a., o título dele oferece uma rentabilidade superior à encontrada no mercado e, consequentemente, vale mais. Ou seja, se valorizou.

Dessa forma, o investidor consegue vender o papel de forma antecipada por um valor maior do que pagou no passado, conseguindo ganhos acima dos 7,40% a.a. contratados, variando de acordo com a cotação atual do mercado.

Segundo Ghani, o momento atual é de turbulência e de grande volatilidade, permitindo que as taxas dos títulos públicos caiam ainda mais no médio prazo. “Qualquer declaração de ministro vai fazer com que as taxas subam, caso elas sejam pessimistas, ou caiam, caso sejam pró-reforma”, diz.

Continua depois da publicidade

Ainda tem dúvidas sobre renda fixa ou Tesouro Direto? Envie a sua pergunta para o nosso e-mail duvidaimtv@infomoney.com.br

Faça o seu dinheiro render mais que a poupança: abra uma conta gratuita na Rico